O MUNDO E O TEATRO

The World and the Theater

Macedo Teixeira
 

       Carlo Goldoni (1707-1793), autor dramático italiano; mais propriamente do teatro de Veneza, ao refletir sobre o Mundo e os seus problemas, disse uma vez o seguinte:

       – (…) os dois elementos-chave para os advogados da Lei, converti-os numa outra ordem e numa outra prática; (os dois livros sobre os quais mais meditei, e de que jamais me arrependerei por deles me ter servido, foram o Mundo e o Teatro). Condenem-me se assim o julgarem. Perdoem-me se assim vos agradar (…)

       De facto, a palavra Teatro vem do grego theatron e quer dizer o que se vê, e o que é…; e o que se vê em Teatro é muito mais o que nos serve do que o que se deita fora, já que no Mundo não podemos ver nada para além dele nem podemos deitar fora os pedaços que o compõem; o Teatro convida-nos a assistir e o Mundo torna-nos intérpretes. 

       Achei interessante o modo como Carlo Goldoni se serviu dos dois elementos-chave dos advogados da Lei e, por isso, resolvi refletir sobre a importância social e cultural destes elementos. É minha intenção não revelar já, a que aspeto do Mundo me vou referir nem a que emoções me vou prender; vou preocupar-me, apenas, em equacionar os conceitos do Mundo e Teatro numa relação entre o que se vê como acontecimento (Mundo) e o que se manifesta a quem se vê (Teatro). 

      Sei que a questão principal é comum aos dois planos e que merece que a tratemos com o valor que lhe é devido, e pouco a pouco, revelar-vos-ei o que me preocupa. Seja, então, a minha reflexão iluminada pelas luzes de uma memória que recorda lampejos de vozes que recortavam o silêncio pelo troar de palmas e gritos de aclamação. 

      Fui jovem, e não sei ao certo o que mais me encantou no Mundo; sei que vivi num “palco” que estava sempre cheio do que era bom e do que não prestava; porventura cheio de ilusões e de pobreza, de ignorância e de desigualdades, mas também cheios os corações dos homens, cheia a Lei da Vida e cheios os sorrisos das pessoas.

       O “Palco” em que agora vivo já não tem nada disso; esvaziou-se de valores negativos, mas também não se encheu de valores positivos; está a ficar vazio de tudo e a ficar cheio de nada. 

      Ainda se ouvem as pancadas de abertura, nisso o “Teatro” não fraquejou no seu espírito, todos os dias nos convida a assistir a novos acontecimentos em cenas de uma imaginação forçada, mas as pessoas já não prestam atenção porque não há nada para sonhar; não há ilusões para viver e a realidade interessa, só na ocasião. 

     Lembro-me de conversar sobre o que via no palco e no Mundo, quando os atores encarnavam as personagens, sem ficar presos a elas no viver pela existência artística os sentimentos reais e humanos; ou quando falavam de assuntos da vida e, pela forma como os criticavam e se interessavam por eles; dava gosto ouvir quem sabia falar, mas também, quem se emocionava verdadeiramente pelas questões da vida. Lembro-me das luzes que focavam os rostos e via neles uma sinceridade que não sabia distinguir a quem pertencia; o que eu via era uma pessoa num rosto que era expressão e não máscara dissimulada de uma arte que não tem vida, porque lhe falta a sinceridade estética e lhe sobra a ideologia artística. 

      Lembro-me de as pessoas se interessarem por causas que tinham mais a ver com a cooperação e competição desinteressada, do que pelo sucesso de ganhar muito ou serem muito importantes socialmente. As pessoas serviam-se do Mundo para mostrar as suas qualidades e o seu respeito na comunidade a que pertenciam; os que não estavam de acordo com o regime uniam-se noutras qualidades; eram fiéis e exaltavam o seu papel nessa fidelidade; eram combativos e interessavam-se por aquilo em que acreditavam. 

      A vida era um “palco”, mas só estávamos no teatro quando lá íamos. No “palco” atual as “pessoas” estão sempre a fazer “teatro”, mas não querem ser atores nem mostrar as qualidades; preferem ser ignoradas como homens e enaltecidas como ídolos de qualquer coisa e para qualquer coisa. 

     Lembro-me do Mundo e daquilo que vi nele; não era expressão desta imagem que confunde tudo; o corpo e a forma da relação corporal; já não há intimidade nem segredo; já não há ilusões nem paraísos artificiais – só a realidade, nua e crua, para consumir e deitar fora. Perdem-se pouco a pouco as identidades, e até as crianças são forçadas a ser adultos para ganharem nas plateias aquilo que não têm em casa. 

      Lembro-me dos rios e dos ribeiros, dos campos e das desfolhadas, onde encontrei forças para ser a criança que tinha pouco de felicidade, mas que era forte e saudável na alegria de viver. 

     Foi esse tónus natural que me encheu de sonhos e de desejos para ser homem e constituir família; foi essa esplendorosa substância vital que me fez sonhar no tempo e no espaço, e exaltar os sentimentos, quando as luzes da ribalta se acendiam e iluminavam aqueles rostos humanos, que encarnavam as almas do povo que sofria quando labutava nas duras e perigosas fainas, ou se alegrava quando se divertia nos tempos de fartura e de festa.

     Foi essa energia psicológica que a pureza dos atores do Mundo e do Teatro irradiou e fez entusiasmar as gentes; criou pensamentos de revolta e de desencanto, mas também de aceitação e acolhimento moral dos valores que dignificam o Homem e o tornam mais vivo e interessado. O trabalho, o respeito, o sentimento e a sinceridade estavam no coração de cada um, e à sua maneira, eram retratados no palco do Mundo ou no palco da vida; tudo era feito, como sendo único.

    Quem não se lembra de representações teatrais que encheram os corações e deixaram lembranças eternas? Frases e pensamentos célebres que educaram o povo no respeito e nas atitudes, e o despertaram para o gosto de falar dos outros, pelas suas qualidades e aventuras. Não sei se podemos escolher o Mundo e o Teatro do mesmo modo como o fizemos outrora; sei que escolhemos a liberdade, e esse é o melhor valor que o Homem tem, mas não podemos experimentar a liberdade se estivermos em crise permanente; acredito que vivemos numa fase transitória, mas já é há tanto tempo, que estamos neste estado!...

      Prometi revelar-vos, neste escrito, os aspetos do Mundo que me preocupam e as emoções a que me prendo. Dos primeiros ressalta, com evidência, o Homem e o mundo atual; dos segundos, peço-lhes que adivinhem, mas considerando as características humanas em geral; não deverá ser difícil!...

     Estou certo de que podemos sempre escolher o Mundo e o Teatro; servirmo-nos de ambos; ver desfilar as pessoas na sua pressa elegante; nos seus passos firmes e resolutos para a conquista do Tempo e das promessas dos antepassados. 

    Acredito que começou a elevar-se o pano das fronteiras das desilusões sociais; que já se ouve o som mais profundo de Molière; que os atores correm para os seus lugares e que as multidões começam a encher de novo as praças e as salas; começam a interessar-se pelo conto, pela história, pela fala; pelas empolgantes ondas sonoras, das vozes que enchem de luz a vida do espírito e arrebatam os corações para um Sonho que será eternamente verdadeiro.

     Oxalá que eu não esteja a delirar!

Publicado na revista Caminho Novo de 1997 (adaptado).

The World and the Theater

Macedo Teixeira

     Carlo Goldoni (1707-1793), Italian dramatic author; more properly of Venice’s theater, by reflecting on the world and its problems, said once the following:

      – (…) the two key elements for the lawyers of the Law, I have converted them into another order and into another practice; (the two books upon which I meditated the most, and of which I will never regret for having served of them, were the World and the Theater). Condemn me if you judge so. Forgive me if that pleases you so (…)

     Actually, the word Theater comes from the Greek theatron and means what is seen, and what it is…; and what one sees in Theater is much more what is useful than what is discarded, since in the world we can neither see anything beyond it nor can we discard the pieces that compose it; Theater invites us to watch and the world makes interpreters. I thought interesting the way Carlo Goldoni made use of key elements of the lawyers of the Law and, because of that, I decided to reflect upon the social and cultural importance of these elements. It is my intention not to reveal yet, what aspect of the world I will refer to or what emotions    

      I will become attached to; I will concern, only, about the ponderation of the concepts of World and Theater in a relation between what is seen as an event (World) and what manifests to who sees (Theater). I know that the main question is common to both planes and deserves that we treat it with due respect, and little by little, I shall reveal you what concerns me. Be, then, my reflection enlightened by the lights of a memory that remembers glares of voices that suspended the silence by the roar of claps and cries of acclamation.

      I was young, and I do not know for sure what marveled me more in the world; I know that I lived on a “stage” that was always full of what was good and of what was no good; perchance full of illusions and of poverty, of ignorance and of inequalities, but also full the hearts of men, full the Law of Life and full the smiles of the people. 

     The “Stage” on which I live now does not have any of that anymore; it became empty of negative values, but it did not became full of positive values; it is becoming empty of everything and becoming full of nothing. The opening knocks are still heard; in that, “Theater” did not weakened in its spirit, everyday it invites us to attend at new events on scenes of a forced imagination, but people do not pay attention anymore because there is nothing to dream; there are no illusions to live and reality matters, only on the occasion.

      I remember of chatting about what I saw on stage and in the world, when actors embodied the characters, without getting attached to them on the living by the artistic existence the real and human feelings; or when they spoke about matters of life and, by the form how they criticized them or interested about them; it was good to hear who knew how to speak, but also who was touched by the issues of life.

     I remember of the lights that focused the faces and saw in them a sincerity that I did not how to distinguish to whom it belonged; what I saw was a person in a face that was an expression, not a dissimulate mask, of an art that has no life, because it lacks the aesthetical sincerity and has the more than enough artistic ideology.

      I remember of people getting interested about causes that had more to do with cooperation and disinterested competition, than by the success of earning a lot or being socially very important. People made use of the world to show their qualities and their respect in the community to which they belonged; those who did not agree with the regime united in other qualities; they were loyal and exalted their role in that loyalty; they were contentious and were interested by what they believed. Life was a “stage”, but we only were in theater when we went there. 

     At the actual “stage”, “people” are always doing “theater”, but they do not want to be actors or show the qualities; they prefer to be ignored like men and extolled like idols of anything and for anything. I remember of the world and of what I saw in it; it was not an expression of this image that confounds everything; the body and the form of the corporal relation; there is no more neither intimacy nor secret; there are no more neither illusions nor artificial paradises – only naked reality to consume and throw away. 

      Little by little, identities are lost, and even children are forced to be grown-ups to win from the audience what they do not have at home. I remember of the rivers and of the brooks, of the fields and of the huskings, where I found strength to be the child who had little of happiness, but who was strong and healthy in the joy of living.

     It was that natural tonus that filled me with dreams and with wishes to be a man and to start a family; it was that splendorous vital substance that made me dream in time and in space, and exalt the feelings, when footlights were turned on and illuminated those human faces, which incarnated the souls of the people who suffered while toiling in the hard and dangerous works, or who became happy in times of abundance and of feast.

     It was that psychological energy that the purity of the actors of the World and of the Theater irradiated and aroused the people’s enthusiasm; it created thoughts of revolt and of disenchantment, but also of acceptance and of moral welcome of the values that dignify Man and make him more alive and interested. Work, respect, the feeling and sincerity were in the heart of each one, and in one’s own way, they were portrayed on the stage of the world or on the stage of life; all was made as being unique.

     Who does not remember of theatrical actings that filled the hearts and left eternal memories? Famous sentences and thoughts that disciplined the people in respect and in attitudes, and awoke them to the enjoyment of speaking about others, for their qualities and adventures. I do not know if we can choose between the World and the Theater in the same way we did formerly; I know we chose liberty, and that is the best value Man has, but we cannot experience liberty if we are in permanent crisis; I believe that we live in a transitory phase, but it has been for a long time we are in this state!...

     I promised to reveal you, in this writing, the aspects of the World that concern me and the emotions I attach to. From the first, stand out, with evidence, Man and the actual world; from the second, I ask you to guess, but considering human characteristics, in general; it should not be difficult!...

     I am sure that we can always choose the World and the Theater; make use of both; see file people in their elegant rush; in their firm and resolute steps to the conquest of Time and of the promises of their ancestors. I believe it has begun to elevate the curtain of the frontiers of social disappointments; that one already hears the more profound sound of Molière; that the actors run to their places and that multitudes begin to fill again the squares and the halls; begin to get interested by tales, by stories by, by speech; by thrilling sound waves, of the voices that fill with light the life of the spirit and enrapture the hearts to a Dream that will be eternally true.

    I hope I'm not delusional!

Published in magazine Caminho Novo of 1997 (adapted).