Caminho de Luz e Sombra / Path of Light and Shadow

Caminho de Luz e Sombra (Texto 2)

 

Sem poder conter-se por mais tempo, respondera pausadamente:

    – De facto, hoje não estou nos meus dias quanto à alegria que costumo manifestar. Quero que saibam que é a nossa última aula, que vou deixar a escola, chegou a ordem para a passagem à aposentação. Amanhã, já serei um professor reformado e, como pensei mais no trabalho do que na reforma, isto parece-me uma ilusão! – dissera estas palavras com um olhar apreensivo e distante.

    – Oh! Vai deixar-nos?! – exclamaram com tristeza.

    – Vou deixar-vos a vós e a toda a comunidade – ajuntara com mansidão e paz. Depois, percebendo que o ambiente começara a ficar pesado, incentivara-os a partilharem de alguma felicidade comum, dizendo: – Para nos animarmos um pouco mais, proponho para a aula de hoje uma reflexão sobre a seguinte questão: “Como esperam realizar os vossos sonhos?” Significa que cada um poderá falar ou escrever sobre os seus desejos e gozar da liberdade para voar pelo pensamento até ao lugar dos sonhos que gostaria de realizar.

    – Ok, professor! – responderam sem hesitar. Entretanto, sem que nada o fizesse prever, um outro aluno levantara o braço para o questionar.

    – Eu gostaria que, antes de falarmos dos nossos sonhos, pudéssemos ouvir o professor sobre o que escreveu no seu livro: “Crescendo Constroem-se os Sonhos” (i). – E, para o efeito, localizara de imediato a página 35, linha 21, começando a ler em voz alta: – “Afinal, vejo agora, com claridade, que a razão pela qual cada um se guia e rege é a razão da sua vida que, sendo original, dá-lhe o toque de qualidade que nos torna diferentes uns dos outros”. – Terminada a leitura deste excerto, comentara: – Deste pensamento poder-se--á concluir que para realizarmos os nossos sonhos, cada um deverá seguir a razão da sua vida. – Mas, continuando a análise, prosseguira nas suas observações, dizendo: – Quando chegamos à página 79, linha 14, o professor propõe-nos como fundamento último para a realização dos mesmos, que vivamos com perspetiva num “Mundo de idealidade”, o qual passo a citar: “Neste Mundo de Idealidade, os objetivos que percorremos tenderão para a realização transcendental, uma realização mais elevada que a realização ideal, já que será uma realização onde somos singularidades disponíveis e voluntárias que não servirão só na tradição porque querem realizar a História”. – Depois, para concluir, sugeriu afirmativamente: – No entanto, apesar de estes dois fundamentos serem esclarecedores para a compreensão da nossa dimensão real e ideal na realização dos nossos sonhos, creio que todos gostaríamos de saber se existe algo mais que desconheçamos, sobre as razões de nos propor este caminho, em especial, o do Mundo de idealidade para alcançarmos a singularidade em plenitude!

    – Bem, têm razão! Existe, de facto, algo mais – respondera o professor com total concordância. – Por isso, já que no primeiro fundamento não pareceu ter havido grande dificuldade na interpretação, vou limitar-me teoricamente ao fundamento da idealidade, julgando com esta explicação poder ajudar-vos a caminhar melhor na vivência da vossa vida. Sendo, também, minha preocupação apresentar-vos depois alguns fundamentos práticos, dado que neste caso serão as razões que serviram de fundamento para a proposta em questão.

    Neste sentido, começarei por dizer que, em todos os aspetos, o termo idealidade terá de estar relacionado como real; no entanto, sabendo nós que cada situação desejada e cada circunstância que a condiciona dificilmente coincidirão com a nossa vontade e possibilidade, tornar-se-á necessário que o termo seja concrescível com a nossa atitude voluntária, que o termo cresça com a nossa disposição dinâmica, para podermos conceber ser possível atingir o real. Será preciso que, pela nossa ação, ele se abra e se acrescente nos limites do ideal (como, por exemplo, no ideal de família), para poder manifestar-se depois nos domínios do realizar e do sentir na totalidade.

    A idealidade e o voluntarismo na motivação tornam-se emergentes na nossa ação. Só através de um limite ampliado (ou seja, através da idealidade), se podem abstrair todos os limites, mesmo nas circunstâncias em que julgaríamos racionalmente tal não ser possível. Ser voluntário é proceder por vontade própria, é proceder sem estar à espera de qualquer contrapartida. Proceder pela idealidade em relação à vida é também proceder voluntariamente com a disponibilidade que nos for possível para a interpretar em todas as dimensões que a constituem. Procedendo deste modo, mais facilmente compreenderemos que a vida, pela sua natureza dinâmica, surgirá em todas as formas afins, independentemente da nossa vontade, embora possamos conjugar toda a nossa força e inteligência para a defender e a tornar melhor, sem esquecer os limites da nossa fé, para podermos ser mais confiantes, sobretudo quando estivermos perante casos de grande incerteza. Logo, pela mesma razão, compreenderemos que a vida e que a nossa consciência sobre cada situação indicam uma globalidade que o poder humano será capaz de experimentar, de modo certo e seguro, embora dessa globalidade apenas possa apreender algumas partes, pois o homem é uma totalidade que participa da globalidade, mas isso só é possível na condição de essência e singularidade existencial.

    Quanto aos fundamentos práticos, que são neste caso as razões principais para a proposta que vos apresento, gostaria de começar por vos contar o que fui relacionando. Algo que terá a ver com aquilo que ressurgiu num caminho de luz e sombra.

 

    Às doze horas, do dia um dia vinte e quatro do mês de fevereiro, do ano de 1950, dera os primeiros “gritinhos” a criança do sexo masculino, que Maria tinha acabado de dar à luz.

   Foram longas horas de sofrimento, pelas dores que, em compasso, se alongaram até aos últimos instantes antes do nascimento. Maria gemia com brandura durante as dores de parto. Era uma mulher sofrida, que ao dar à luz também exorcizava a dureza da vida que a corroía nos dias de fome e nas muitas horas de sofrimento. Depois do momento de alívio, Maria mudara o rosto de sofrimento marcado por gemidos contidos, para um rosto de prece, louvando Nosso Senhor Jesus Cristo, pela graça de lhe conceder mais um filho, já que em todo o tempo, não manifestara com maior sacralidade outra qualquer vontade. É certo que era bastante a sua experiência nestes mistérios, já era mãe de seis rapazes, apesar de só três terem escapado aos surtos das “doenças ruins” e das quais só os doutores souberam o nome. Era mais um rapaz, o sétimo filho que acabara de nascer, porventura marcado no número, com uma simbologia especial, pois dizem que o sete é um número bíblico: sete são os céus, sete são os dias da semana, guardam-se os segredos a sete chaves, etc. Não foi a menina que dizia desejar, mas nestas coisas, da vontade de Deus, dizia também que Ele é que sabia oque era necessário e que nós deveríamos aceitar tudo, segundo a Sua vontade. Era o sétimo filho, que contava já na sua ainda jovem vida, já que tinha casado muito nova e muito pouco tempo depois do casamento começara a experiência da maternidade.

    Ao meio-dia de 24 de fevereiro de 1950, no Hospital Geral de Santo António, na cidade do Porto, Maria dava à luz mais um menino que fora registado nos serviços do hospital com o nome de António. Depois do parto, Maria beijara com doçura o seu menino, contemplara-o e afagara-o por algum tempo até o levarem para ser lavado e voltar de novo ao seu leito.

   Enquanto durara esta separação, agarrara-se aos lençóis e beijara-os como que a agradecer as bênçãos recebidas. E, sem querer que se notasse, deixou deslizar pela face algumas lágrimas que, ao formar pequenas gotas, lhe afagaram o rosto e lhe apagaram a sede de todo o sofrimento. a religiosidade de Maria acendia na sua alma a força e a vontade dos profetas e o nome que dera ao seu filho haveria de merecer a caridade das testemunhas do seu nascimento. Os registos no hospital obrigavam a estes tratos e ela era demasiado pobre para poder pagar a alguém. O nome António haveria de fazer recordar o divino Santo António e fazer sentir no coração o apelo da esmola a qualquer alma que estivesse no local do registo hospitalar e fosse bondosa para assinar o termo.

 

Macedo Teixeira, Caminho de Luz e Sombra, Chiado Editora, Lisboa, 2013, pp. 9 a 14

 

Path of Light and Shadow (Text 2)

 

Without being able to refrain himself for much longer, he replied pausingly:

– In fact, today I’m not in my days regarding the joy I use to manifest. I want you to know that this is our last class, that I’m going to leave school, the order to the passage to retirement has come. Tomorrow, I will already be a retired teacher and, since I thought more about work than about retirement, this seems to me like an illusion! – he had said these words with an apprehensive and distant look.

– Oh! Are you going to let us?! – they exclaimed with sadness.

– I’m going to let you and all the community – he added with mildness and peace. Later, understanding that the atmosphere began to get heavy, he incited them to share some of the common happiness by saying: – For us to get ourselves a bit more animated, I propose for today’s class a reflection about the following question: “How do you expect to fulfill your dreams?” This means that each one may speak or write about their desires and enjoy the freedom to fly through thought up to the place of the dreams you’d like to fulfill.

– Ok, teacher! – they answered without hesitating. Meanwhile, without anything that made it predict, another student raised his arm to inquire him.

– I would like that, before we talk about our dreams, we could listen to the teacher about what he wrote in his book: “By Growing We Build the Dream” (i). – And, for the effect, he situated immediately the page 35, line 21, starting to read out loud: – “After all, I see now, with clarity, that the reason by which each one guides themselves is the reason of their lives, which, being original, gives them the touch of quality that makes us different from each other”. – Once the reading of this excerpt was finished, he commented: – From this thought, we may conclude that for us to fulfill our dreams, each one should follow the reason of their lives. – But, continuing the analysis, he proceeded in his observations, by saying: – When we get to page 79, line 14, the teacher proposes us as a last fundament to the realization of them, that we live with perspective in a “World of Ideality”, which I start to quote: “In this World of Ideality, the goals we go through will tend to the transcendental realization, a realization more elevated than the ideal realization, since it will be a realization where we are available and voluntary singularities that will not serve only in the tradition because they want to realize History”. – After, to conclude, he suggested affirmatively: – However, despite these two fundaments being elucidative to the comprehension of our real and ideal dimension in the realization of our dreams, I believe that we all would like to know if there is something more that we ignore, about the reasons of you proposing this path, especially, that of the World of ideality for us to reach fully the singularity!

– Well, you’re right! There is, in fact, something more – the teacher answered with total concordance. – Therefore, since in the first fundament didn’t seem to have great difficulty in the interpretation, I will limit myself theoretically to the fundament of ideality, and I think that with this explanation I may help you to walk better in the living of your life. And it is, also, my concern to present you later some practical fundaments, considering that in this case it will be the reasons that served to the proposal in question.

In this sense, I will start to say that, in all aspects, the term “ideality” will have to be related as real; however, because we know that each desired situation and each circumstance that conditions it will hardly coincide with our will and possibility, it will become necessary that the term is concrescible with our voluntary attitude, that the term grows with our dynamical mood, so that we are able to conceive as possible to reach the real. It will be necessary that, through our action, it opens itself up and adds itself on the limits of the ideal (as, for example, in the ideal of family), so that it may manifest itself later within the domains of the realization and of the feeling in totality.

Ideality and voluntarism in motivation become emergent in our action. Only through an amplified limit (that is, through ideality), may we abstract from all limits, even in the circumstances in which we would rationally think that such is not possible. To be voluntary is to proceed by self-will, it is to proceed without waiting for any compensation. To proceed by ideality towards life is also to proceed voluntarily with the availability that is possible to us to interpret it in all dimensions that constitute it. By proceeding this way, more easily we will comprehend that life, by its dynamical nature, will emerge in all similar forms, regardless of our will, although we may combine all our strength and intelligence to defend it and make it better, without forgetting the limits of our faith, so that we may be more confident, especially when we are before cases of great uncertainty. Hence, by the same reason, we will understand that life and our conscience about each situation indicate a globality that the human power will be able to experience, in a certain and sure way, although that globality can only apprehend some parts, since man is a totality that participates in globality, but that is only possible under the condition of essence and existential singularity.

Regarding the practical fundaments, which are in this case the main reasons for the proposal I present you, I would like to begin telling you what I was relating. Something that will have to do with what has resurged in a path of light and shadow.

 

By twelve o’clock of the day twenty-four of February of the year 1950, the male child gave his first little cries, which Maria had recently delivered.

It was long hours of suffering, by the pains that, in compass, prolonged to the last instants before the birth. Maria moaned blandly during the labor pains. She was a suffering woman, who, by giving birth also exorcised the hardness of the life that corroded her on the hunger days and in the many hours of suffering. After the relief moment, Maria had changed the face of the suffering marked by repressed groans to a face of prayer, praising our Lord Jesus Christ, for the grace of Him having conceded her one more son, since at all time, He no longer manifested with greater sacredness any other will. It is certain that it was sufficient her experience in these mysteries: she was already mother of six boys, despite only three have escaped the outbreak of the “evil diseases” and of which only the doctors knew the name. It was one more boy, the seventh who had been born now, perhaps marked on the number, with a special symbology, since they say seven is a biblical number: seven are the skies, seven are the days of the week, we keep secrets locked by seven keys, etc. It was not the girl she said to wish, but in these things, of God’s will, she also said that it was He Who knew what was necessary and that we ought to accept everything, according to His will. He was the seventh boy, who she counted in her yet young life, since she had married very young, and very little after the wedding she had already begun her experience of motherhood.

At noon of the day 24th of February of 1950, at the General Hospital of Saint Antony, in the city of Oporto, Maria gave birth to one more boy who was registered in hospital services with the name of António. After the labor, Maria kissed with sweetness her little boy, she contemplated him and caressed for a while until they took him to be washed and get back again to his bed.

While this separation lasted, she clung to the sheets and kissed them as if she was thanking the received blessings. And, without her wanting to notice, she let slip through her face some tears that, by forming little drops, caressed her face and quenched the source of all suffering. The religiousness of Maria lit in her soul the strength and the will of the prophets, and the name she gave to her son would deserve the charity of the witnesses of his birth. The records at the hospital forced to these procedures, and she was too poor to be able to pay someone. The name António would remind the divine Saint Antony and make feel in the heart the appeal to the alms to any soul who was in the place of the hospital record and who was kind to sign the term.

 

Macedo Teixeira, Path of Light and Shadow, Chiado Editora, Lisbon, 2013, pages 9 to 14.