Deus… também É assim! / God… is also like that!

Deus… também É assim! / God… is also like that!

Deus… também É assim!

— Ora, ora, ninguém me tira da ideia que isto de Deus foi tudo uma invenção. O povo, para poder resistir à vida, precisa de acreditar em alguma coisa, e alguém inventou a existência de algo superior para o homem se poder iludir.

    — Que está a dizer, senhor Pedro?! Então o senhor também acredita que alguém pode inventar fantasias e que estas se mantenham para sempre?!

    — É como lhe digo, amigo João: quando a gente lê a História, vê que os deuses foram inventados pelos homens, dava-lhes prazer identificarem-se com algo superior e assim justificavam todo o tipo de atrocidades e glórias, que mais não eram do que fantasias para as suas vaidades.

    — Não é bem assim, senhor Pedro: olhe que mesmo esses tinham temor pelas tempestades, secas, doenças, e por isso imitavam os deuses na honra, mas também na beleza, na justiça e até nas guerras e na morte os invocavam para triunfarem na terra e para no fim das suas vidas serem conduzidos aos Céus e libertados dos Infernos.

    — Ora, ora, balelas é o que isso é! Pois não é verdade que os reis, os imperadores e os chefes das tribos se justificavam nas suas loucuras e fantasias com esses seres que inventaram; matavam, pilhavam, divertiam-se nos circos a verem os escravos a lutarem uns com os outros, quase sempre até à morte, para gáudio dessa gente que se intitulava na conformidade dessas divindades, que diziam estar escondidas nos céus?

    — Bem, se pensarmos por esses maus exemplos, o senhor tem muita razão, mas mesmo assim não é verdade que no meio de todas essas loucuras havia algo que eles adoravam e a que prestavam culto, prometendo obedecer, condenando cegamente seres em sacrifício de morte como oferenda às divindades e implorando depois, por meio dos religiosos do tempo, que os deuses lhe dessem os triunfos nas guerras, as abundâncias nas colheitas, a riqueza da saúde, da força e da inteligência?

    — Ó amigo João, eu já vi que consigo não adianta: o amigo é crente nessas coisas, mas eu não acredito, para mim isso são balelas, pois nós somos como qualquer animal, nascemos e vivemos conforme nos deixa a Natureza, a sociedade e o dinheiro, depois acabamos na terra comidos pelos bichinhos que antes comêramos nós.

    — Não seja assim, senhor Pedro, você sabe que eu lhe tenho amor, que fico triste quando você está triste, fico feliz quando você está feliz e que ficamos saudosos quando estamos distantes, por isso acreditamos um no outro, e olhe que nós não somos deuses!

    — Tem razão, amigo João, eu exaltei-me. O nosso amor é muito mais forte do que qualquer querela.

    — Vê… como o senhor lá chegou?

    — Como, não entendo?

    — Pois, se o amor é mais forte do que nós, então isso quer dizer que há algo que nos supera, e se o amor é algo que nos supera, então Deus é amor!

    — Não estou a entender a sua lógica!

    — Eu explico:

    Sabe? Os homens foram descobrindo e chegaram à conclusão de que esses deuses eram aceções sensíveis de um Deus Único, que, sendo Único, só pode ser Amor.

    — Está a dizer-me que Ele não tem designações?!

    — Isso mesmo!

    — Eu explico melhor:

    Não é verdade que o senhor é único, e que fica feliz quando vê os seus filhos e eles ficam durante algum tempo consigo, e, por amor, às vezes até ficam por mais tempo do que aquele que podiam?

    — Sim, é verdade!

    — E não fica ainda mais feliz quando, sem que eles lhe peçam, você lhes fala e os ouve nas suas aflições, para que com o seu amor, préstimos e inteligência os possa ajudar a serem mais felizes?

    — Sim, é verdade, mas continuo a não entender aonde o amigo João quer chegar!

    — Então se é assim, pela mesma ordem de razões, poderemos concluir que quando eles, sem motivo algum, não lhe falam nem vão a sua casa, o senhor Pedro ficará triste?!

    — Sim, com certeza!

    — Mas não deixa de os amar?

    — Não!

    — Então imagine algo mais simples:

    Quando os seus filhos estão consigo e depois se retiram, mas dizem “Até logo” ou “Até amanhã”, o senhor fica contente?

    — Sim!

    — E se eles, além disso, o beijarem?

    — Fico ainda mais contente!

    — E se eles saírem e nem sequer se despedirem?

    — Fico triste!

    — E porquê?

    — Porque os amo incondicionalmente, não posso exigir que se lembrem, mas confesso que só no seu amor me sinto um verdadeiro pai!

    — E isso só será para si, ou espera que eles procedam também com amor para os
outros?
    — Será para mim e também para os outros; não só eu, como os meus e como os demais semelhantes!

    — Pois bem, sendo assim poderemos concluir das suas palavras que o amor se manifesta na nossa sensibilidade, e não apenas em nós, mas também nos outros, e que este amor vai do mais simples para o mais complexo, e como seres únicos que somos,
somos também no limite absolutos?

    — É verdade!

    — Então Deus… também é assim!

    E já agora, na nossa modesta opinião, poderemos concluir com razão que Deus é Amor, uma vez que Ele contém todo o amor que cada um partilha com os outros e parece captar como Seu e senti-lo incondicionalmente nos seus limites, pois sendo o Amor a mesma essência para todos, este tanto se poderá assemelhar a um pequeno grão ou ao tamanho todo sem que nenhuma das grandezas perca o valor de ser uma totalidade.

    — Quero acreditar no que diz, amigo João! Pelos vistos você parece ter razão! Mas sabe-se lá se Deus também será assim!

Macedo Teixeira

Deus… também É assim! / God… is also like that!

Deus… também É assim!

God… is also like that!

— Well; well! Nobody takes out of my mind that this of God was all an invention. The people, to be able to resist life, need to believe in something, and someone invented the existence of something superior so that man may deceive himself.

— What are you saying, Mr Peter?! So you also believe that someone can invent fantasies and that these are maintained forever?!

— It is like I say to you, my friend John: when we read History, we see that the gods were invented by men, it gave them pleasure to identify with something superior and thus they justified all kind of atrocities and glories, which were no more than fantasies
for their vanities.

— It isn’t quite so, Mr Peter: notice that even those had fear of storms, drynesses, diseases, and therefore they imitated the gods in honor, but also in beauty, in justice and even in wars and in death they invoked them in order to triumph on earth, and to, at the the end of their lives, be conducted to Heaven and freed from Hell.

— Well; well! Falsehood is what that is! For isn’t it true that kings, emperors and heads of the tribes justified themselves on their madnesses and fantasies with those beings they invented; they killed, purloined, had fun at circuses seeing slaves fighting with each other, almost always to death, for rejoicing of that folk which entitled itself in compliance with those divinities, which they said to be hidden in Heaven?

— Well, if we think by those bad examples, you are very right, but even so isn’t it true that in the middle of those madnesses there was something they adored and to whom they rendered worship, promising to obey, condemning blindly beings in sacrifice of death as oblation to divinities and begging later, through the religious of that time, to the gods to give the triumphs in wars, the abundances in crops, the wealth of health, of
strength and of intelligence?

— Oh, my friend John, I’ve already seen it’s no use insisting with you: you, my friend, are a believer in those things, but I don’t believe, for me that is falsehood, since we are like any animal, we are born, live as let us nature, society and money, then we end on earth eaten by the animals we had eaten before.

— Don’t be like that, Mr Peter, you know that I have affection for you, that I’m sad when you’re sad, I’m happy when you’re happy and that we get longing when we’re distant, so we believe in each other, and notice that we are not gods!

— You’re right, my friend John, I lost my temper. Our love is much stronger than any discussion.

— See… how you got there?

— How, I don’t understand?

— For, if love is stronger than us, then that means there is something that surpasses us, and if love is something that surpasses us, then God is love!
— I don’t understand your logic!

— I explain:

You know? Men were discovering and reached the conclusion that those gods were sensible meanings of a Unique God, who, being Unique, can only be Love.

— You are telling me He does not have designations?!

— That’s right!
— I explain you better:

Isn’t it true that you are unique, and that you are happy when you see your sons and they stay some time with you, and, by love, sometimes they stay longer than they could?

— Yes, it’s true!

— And don’t you get even happier when, without they asking you, you speak to them and hear them in their afflictions, so that with your love, services and intelligence you can help them be happier?

— Yes, it’s true, but I continue to not understand where my friend John wants to get!

— Then, if it is so, by the same order of reasons, we may conclude that when they,

without any motive, do not speak to you or do not go to your home, you, Mr Peter, will be sad?!

— Yes, sure!

— But you don’t quit loving them?

— No!

— Then imagine something simpler:

When your sons are with you and afterwards they leave, but say “See you later” or “See you tomorrow”, do you get joyful?

— Yes!

— And if they, besides, kiss you?

— I get even more joyful!


— And if they leave and do not even bid farewell to you?

— I get sad!

— And why?

— Because I love them unconditionally, I cannot demand them to remember, but I confess that only in their love I feel like a true father!

— And that will be only towards you, or do you expect them to also proceed with love towards others?

— It will be towards me and also towards others; not only me, but also my own people and the rest of the fellow-creatures!

— Well then! This being the case, we may conclude from your words that love manifests itself in our sensibility, and not only in us, but also in others, and that this love goes from the simplest to the most complex, and as unique beings we are, we also are, on the limit, absolute?

— It’s true!

— Then God… is also like that!

And by the way, in our modest opinion, we may conclude with reason that God is Love, since He contains all the love that each one shares with others and seems to catch as His and to feel it unconditionally within its limits, for being Love the same essence for all, this can both resemble a small grain and the whole size without any of the magnitudes losing the value of being a totality.

— I want to believe in what you say, my friend John! Apparently you seem to be right! But who knows if God is also like that!