Quando as Estrelas Acordam (7) / When the Stars Awake (7)

12-01-2018 13:20

Quando as Estrelas Acordam (7)

 

    O fogo é uma porção de gás na qual se produzem reac­ções químicas com produção de calor e de luz; acompanha fre­quentemente os fenómenos de combustão; é um exemplo de plasma.[    3    ]

    O conhecimento do fogo por parte do homem deve ser tão antigo como ele próprio.[4] Podia ser observado nos vul­cões que houvesse na região ou também nos incêndios das flo­restas, ocasionados pelos raios, pela fricção dos ramos secos ou pela ignição espontânea. De todos os seres existentes na Terra nenhum animal possui essa habilidade. Não se sabe como conseguiu dominá-lo; parece, no entanto, haver sido num momento bastante prematuro da História. É provável que o homem de Pequim já se servisse desse elemento há 350.000 anos.

    Para além dos seus próprios músculos, o fogo foi a pri­meira fonte de energia de que o homem dispôs. Com ele dava luz e calor à sua gruta, o que permitiu que vivesse na Europa e Ásia durante o último período glacial. A princípio, o fogo infundia temor, pois os incêndios das florestas e pradarias afugentavam as presas do caçador e ameaçavam a sua casa. Porém, uma vez aprendida a arte de “tomá-lo emprestado” à natureza, converteu-se num poder benfeitor, já que servia para afugentar o medo; era tido, portanto, como algo sagrado.

    Quase todas as descrições mitológicas consideram o fogo como um roubo feito aos deuses: o mito grego de Prometeu é a lenda mais conhecida sobre como o homem se apoderou do fogo. Prometeu roubou-o aos deuses e como castigo foi acor­rentado a uma rocha e atormentado por um abutre que lhe foi devorando o fígado.

    O fogo tornou-se assim num símbolo sagrado, que ardia sobre o altar das oferendas para aplacar a ira dos deuses. As chamas elevavam-se como uma súplica de expiação. Na Igreja Cristã, a chama das velas ilumina os altares das igrejas do mundo inteiro. No primeiro dia dos jogos olímpicos da Antiguidade, acendia-se uma chama em honra de Zeus. Em 1936, renovou-se essa tradição: o facho é transladado do templo de Zeus em Olímpia até ao lugar onde se realizam as competições.

    Para que haja combustão com chama são necessários três elementos – material combustível, oxigénio e calor adequado. Quando se coloca de boca para baixo um copo sobre uma vela acesa, quando o oxigénio nele contido é consumido, a chama apaga-se.

    A combustão é uma oxidação. Quando, por exemplo, o carvão é queimado, cada átomo de carbono combina-se com dois de oxigénio. O carvão, então, oxida-se, convertendo-se em bióxido de carbono; para isso tem que consumir oxigénio.

    O fogo é sinal visível de uma reacção química: a subs­tância que arde combina-se com o oxigénio do ar. Só os gases podem arder com chama. Portanto, para que um combustível possa arder com chama, deve ser antes gaseificado.

    Uma substância somente começa a arder quando aquecida a uma determinada temperatura, chamada temperatura de ignição. Na combustão produz-se o calor que mantém a tem­peratura acima do ponto da ignição, de maneira que a reacção possa continuar. Se a temperatura se torna suficientemente alta para que a substância comece a gaseificar-se, aparece, então, o fenómeno luminoso, o fogo. Toda a combustão no ar – com chama ou sem ela – supõe a combinação de uma substância com o oxigénio. A reacção química assim produzida é uma oxidação e as novas substâncias que se formam chamam-se óxidos. Todos os combustíveis comuns contêm obrigatoria­mente carbono. A hulha e o coque são carbono mais ou menos puro; o gás de cidade, o butano, a gasolina, o petróleo e o óleo pesado são compostos químicos de carbono e hidrogénio (hidrocarbonetos).

    Numa combustão completa – em que todos os compo­nentes combustíveis desaparecem –, a partir do carbono forma-se bióxido de carbono (anidrido carbónico); a partir dos hidrocarbonetos forma-se bióxido de carbono e água (que é óxido de hidrogénio). Se a quantidade de oxigénio é insufi­ciente para uma combustão completa, forma-se óxido de car­bono, que é um gás venenoso. O lume de uma lareira, cuja tiragem esteja fechada de forma a que entre pouco oxigénio, pode causar perigosas intoxicações por óxido de carbono. Se a combustão do carvão de pedra e de madeira é muito incom­pleta, forma-se alcatrão. A maioria dos combustíveis contém substâncias minerais que não ardem, subsistindo sob a forma de cinza.

    A cor de uma chama gasosa pura depende da substância que se queima. A chama dos hidrocarbonetos é azul, se há oxi­génio suficiente.

    A coloração é praticamente independente da tempera­tura da chama. Se se substituir o ar por oxigénio puro (por exemplo, num maçarico), a chama vai aquecendo mais e brilha com maior intensidade, porém continua a ser azul. Quando se aquece um corpo sólido, este adopta diferentes cores, segundo a temperatura. As partículas sólidas incandescentes do com­bustível são as que dão cor à chama: do vermelho-escuro (entre 600 e 800 ºC), laranja e amarelo (entre 1100 – 1200 ºC), até ao branco deslumbrante, quando a temperatura ultrapassa os 1500 ºC.

    Do que é dito, não se pode deixar de constatar, apesar de tudo, qual a importância que tem este elemento para a nossa sobrevivência, mas também já se disse que o hábito e o uso fazem valer os valores e permitem identificar a sua origem no sentido da sua função. E se o fogo em certas circunstâncias causa aflição e sofrimento, elas são o produto da nossa acção cultural, que nem sempre tem em conta os efeitos da má apli­cação dos factores da cultura nem tem em conta as leis naturais que são incondicionadas.

    Por outro lado, já vimos que podemos usar as pala­vras para prender a atenção, convencer os outros sobre os nossos desejos, impor de uma forma culta aquilo que que­remos que pensem e gostem, mas perante as leis da natureza não podemos proceder do mesmo modo. Se não prestarmos atenção nem cumprirmos objectivamente com a sua ordem, as consequências negativas são imediatas. Serão atitudes como estas que nos levam a pensar que não somos livres, mas, pen­sando melhor, nós seremos sempre livres se cultivarmos o hábito para a liberdade e demonstrarmos nos usos, seja da natureza ou do homem, que a nossa liberdade está nas pró­prias leis, e é livre quem delas souber fazer uso.

    É, por isso, altura de nos lembrarmos de novo como é importante o hábito para o infinito, pois é ele que conduz à dimensão do espírito, nos aproxima da fonte da verdade e nos faz ver o que somos e que liberdade temos.

 

Macedo Teixeira, Quando as Estrelas Acordam, Sítio do Livro, Lisboa, Julho de 2014, pp. 24 a 28.

 


[    3    ] Dicionário Enciclopédico Koogan-Larousse. Selecções do Reader’s Digest, Lisboa, Temas n.º 3: Física e Química, página 189.

[ 4 ] Enciclopédia Combi Visual (Grolier), Volume N.º 4, Temática “O Fogo”, páginas 1 a 5.

 

 

When the Stars Awake (7)

 

Fire is a portion of gas in which chemical reactions are produced with production of heat and light; it often accompanies combustion phenomena; it is an example of plasma.[3]

The knowledge of fire by man should be as ancient as himself.[4] It could be observed in volcanos that were in the region or also on forests’ fires, occasioned by thunderbolts, by the friction of dry branches or by spontaneous ignition. Of all the beings existent on Earth, no animal possesses that ability. No one knows how one managed to tame it; it seems, however, to have been in a very premature moment of history. It is probable that the man of Beijing already made use of that element 350,000 years ago.

Besides his own muscles, fire was the first source of energy man disposed of. With it, he gave light and heat to his cave, which allowed him to live in Europe and Asia during the last glacial period. At first, fire infused fear, since forests and prairies’ fires frightened away the preys from the hunter and menaced his home. However, once learned the art of “borrowing it” from nature, it turned to a beneficent power, now that it served to chase away the fear; it was considered, therefore, as something sacred.

Almost every mythological description consider fire as a theft made to the gods: the Greek myth of Prometheus is the most known legend about how man took hold of fire. Prometheus stole it from the gods, and as a punishment he was chained to a rock and tormented by a vulture that was devouring his liver.

Fire has become thus a sacred symbol, which burned over the altar of offerings to placate the anger of the gods. The flames rose as a supplication of expiation. In the Christian Church, the flame of the candles illuminates the altars of churches all around the world. On the first day of the Olympic games of Antiquity, a flame was kindled in honor to Zeus. In 1936, this tradition was renewed: the torch is transferred from the temple of Zeus in Olympia to the place where the competitions take place.

To exist combustion with flame, it is necessary three elements — combustible material, oxygen and adequate heat. When one puts a glass with the opening upside down over a lit candle, when the oxygen is consumed, the flame goes out.

Combustion is an oxidation. When, for example, coal is burned, each carbon atom combines itself with two of oxygen. Coal, then, oxidates, converting itself into carbon dioxide; for that, it has to consume oxygen.

Fire is a visible sign of a chemical reaction: the substance that burns combines itself with the air oxygen. Only gases can burn with flame. So, for a combustible to be able to burn with flame, if must be gasified before.

A substance only begins to burn when heated to a determined temperature, which is called ignition temperature. In combustion it is produced the heat that maintains temperature above the ignition point, so as to the reaction may continue. In temperature becomes high enough so that the substance starts to gasify itself, then appears the luminous phenomenon, fire. All combustions in the air — with flame or without it — presuppose the combination of a substance with oxygen. The chemical reaction thus produced is an oxidation, and the new substances that are formed are called oxides. All the common combustibles contain necessarily carbon. Coal and coke are carbon more or less pure; city gas, butane, gasoline, petroleum and heavy oil are chemical compounds of carbon and hydrogen (hydrocarbons).

In a full combustion – in which all combustible components disappear –, from carbon is formed carbon dioxide (carbonic anhydride); from hydrocarbons are formed carbon dioxide and water (which is hydrogen oxide). If the quantity of oxygen is insufficient to a full combustion, carbon oxide is formed, which is a poisonous gas. The fire of a fireplace, of which the draft is closed so that little oxygen enters, may cause dangerous intoxications by carbon oxide. If hard coal and wood coal is very incomplete, tar is formed. Most of combustibles contain mineral substances that do not burn, subsisting in the form of ashes.

The color of pure gaseous flame depends on the substance we burn. The flame of hydrocarbons is blue, if there is enough oxygen.

The coloration is practically independent of the temperature of the flame. If we substitute air by pure oxygen (for example, in a blowtorch), the flame is going to heat more and shines with greater intensity; however, it continues to be blue. When we heat a solid body, it adopts different colors, according to the temperature. Solid incandescent particles of the combustible are those that give color to the flame: from dark-red (between 600°C and 800°C [1110°F and 1470°F]), orange and yellow (between 1100°C and 1200°C [2010°F and 2190°F]), up to dazzling white, when the temperature goes beyond 1500°C [2730°F].

From what is said, we cannot stop noticing, in spite of everything, what is the importance that has this element to our survival, but also was already said that the habit and the custom make worth the values and allow to identify their origin in the sense of their function. And if fire, in certain circumstances, causes affliction and suffering, they are the product of our cultural action, which not always takes into account the effects of the bad application of the factors of culture nor takes into account the natural laws that are unconditioned.

On the other hand, we have already seen that we may use words to rivet attention, to convince the others of our wishes, to impose in a cult way that which we want them to think and like, but before the laws of nature we cannot proceed in the same mode. If we do neither pay attention nor comply with its order, the negative consequences will be immediate. It will be attitudes like these that lead us to think, but, thinking better, we will be always free if we cultivate the habit to liberty and demonstrate in the customs, be they of nature, be they of man, that our liberty is in the very laws, and is free the one who knows how to make use of them.

It is, therefore, time for us to remember again how it is important the habit to the infinite, since it is it that leads to the dimension of spirit, that bring us closer to the source of truth and make us see what we are and what freedom we have.

 

Macedo Teixeira, When the Stars Awake, Sítio do Livro, Lisbon, July 2014, pages 24 to 28.

 


[3] Koogan-Larousse Encyclopedic Dictionary. Selections from Reader’s Digest, Lisbon, Themes N.º 3: Physics and Chemistry, page 189.

[4] Visual Encyclopedia Combi (Grolier), Volume N.º 4, Theme “Fire”, pages 1 to 5.