Saber Pensar… É Necessário! / To Know How to Think… Is Necessary!

20-06-2016 19:07

“Aquele a quem Nosso Senhor deu o talento de escrever, escreva como quem reza.” — Padre Américo.

 

Saber Pensar… É Necessário!

Macedo Teixeira

    Ainda mal nos tínhamos acomodado na tasca do ti’ Manel e já a sua ira começara a revelar-se:

    — Vocês sabem lá pensar! Nem sequer sabem correr, quanto mais pensar!... E haverá quem procure o saber, nesta aldeia? Se calhar preferem viver na ignorância?!…

    Essa é boa!... Ainda estou a pensar no que disse aquele palerma!... Mas quem pensará ele que é? Se calhar anda a pensar que é um médico! Um médico como aqueles que tratam dos males da cabeça, os doentes mentais!...

    Hum!… cá para mim aquele patife, com a sua léria, quis insultar toda a gente!... Então, eu não sei pensar?! Serei um ignorante ou um atrasado mental?

    Ora, se eu fosse um ignorante, não saberia fazer nada e, se fosse um atrasado mental, não andaria por aí à solta, com certeza que já me teriam internado num manicómio!

    Isso… de com falinhas-mansas estar a chamar-nos malucos é que eu não admito a ninguém!... Sempre me desenrasquei na vida, sempre soube como viver através do trabalho e da minha habilidade e não precisei de muita escola! Tenho ganhado dinheiro para sustentar a família, não roubo nada a ninguém, sou honrado e trabalhador, por isso não sou nenhum burro, sei pensar e sei fazer as coisas; os burros é que não sabem!... Sim, esses é que não sabem, não sabem pensar, nem sabem fazer nada por eles mesmos, é preciso carregá-los e guiá-los pelo caminho para nos ajudarem! Mas infelizmente não são só as alimárias que não sabem pensar, coitadinhas!... Há por aí tanto burro em forma de gente que que só sabem dizer mal dos outros, e eu nem para bestas de carga os queria.

    Para apanhar o fio da meada, interrogara sem hesitar:

    — Que está para aí a dizer, amigo Pedro?! Que bicho é que lhe mordeu, para estar assim tão zangado?!

    — Deixe-me cá… amigo João: quando a gente ouve da boca de alguns palermas certas afirmações de malcriadez, até fica com suores frios e a falar sozinhos…

    Num instante, seguira-se um arrazoado de lamentações que, sem esperar mais perguntas e já um pouco mais calmo, o homem começara a contar o que lhe acontecera:

    — Oh, amigo João, não é que hoje, nas primeiras horas da manhã, resolvi passar pela casa do povo para saber novidades da Previdência? Entretanto, ao chegar às proximidades da porta da entrada, reparei que estavam juntos vários amigos que eu já não via há algum tempo, estando com eles uns cavalheiros que eu não conhecia. Parei e saudei-os com um cumprimento de mão bem apertada; pois eu sempre me soube dar ao respeito, pensando sempre que, onde estiver um amigo, também nos merece consideração e respeito quem estiver com ele.

    Mas fique já a saber, amigo João, que embora seja com mágoa o que eu lhe digo, que antes eu tivesse sido malcriado e não tivesse parado nem cumprimentado ninguém; pois não me tinha incomodado ao ouvir certas palermices de cavalheiros que não sabem comportar-se nem ter respeito por ninguém.

    Inquieto, tentara apanhar o fio da meada e interrogara sem hesitar:

    — Mas, o que foi que esses cavalheiros disseram, que foi assim tão grave!?

    — Eu explico melhor:

    Um desses cavalheiros que falavam com os meus amigos, cuja relação de amizade eu nem cheguei a descobrir, dizia ter aprendido muito na escola, principalmente quando estudara na Universidade.

    Porém, a certa altura da conversa, começou a dizer que a maior parte das pessoas era ignorante e que na nossa aldeia também não havia ninguém que soubesse pensar.

    Quando ouvi esta blasfémia, para não ficar como os meus amigos em silêncio e dar azo ao dito de que “quem cala consente”, intervim imediatamente:

    — Ora, ora… eu não sei a quem é que o cavalheiro quer chegar com esse tipo de conversa! Mas essa de dizer que na nossa aldeia são todos uns ignorantes e ninguém sabe pensar, é que eu não lhe admito, e se os meus amigos não se importam da desonra com as palavras, isso é lá com eles, mas comigo, isso é que não!..

    E sabe, meu amigo Pedro, que aquele cavalheiro, não se sentindo completamente satisfeito com a ofensa que já tinha feito a todos nós, voltou-se diretamente para mim e, de rajada, vociferou:

    — Mas você acha que sabe pensar? Você nem sequer sabe correr, quanto mais pensar!...

    A remoer estas palavras indesejáveis, amansara lentamente a expressão num certo lamento moral:

    — Oh, amigo João, mas para que é que eu parei no caminho e não segui a direito. Parei para respeitar com cordialidade as pessoas e afinal acabei por ouvir aquele palerma a passar-nos um atestado de ignorantes e de atrasados mentais.

    Entretanto, com o eco deste lamento produzira-se um ambiente propício à compreensão da expressão que causara tanta perturbação e discordância.

    — Olhe que se calhar não será tanto assim, amigo Pedro: Ao que parece essa pessoa não teve intenção de o magoar e muito menos de o julgar incapaz. É verdade que poderia ter sido mais explícito, mas decerto que ele não se estava a referir a nada do valor mental e muito menos a qualquer perturbação.

    Esta probabilidade aduzida nesta altura não o acalmara e fizera-o crispar-se num sentimento negativo mais acusador:

    — Ora, ora, balela é o que isso é, amigo João! Não ponha água benta nessa criatura, esse cavalheiro não tem desculpa, foi malcriado comigo!

    — Bem, eu não quero de maneira nenhuma contrariá-lo e muito menos pretender desculpar alguém quando se comporta com má educação. Mas se me permite continuar a dizer o que entendi dessas palavras, eu…

    Sem esperar que o amigo deduzisse a anuência, incentivara-o ao diálogo:

    — Sim, sim, amigo João! Pode falar, que eu estou a escutá-lo!

    — Pois bem, tolerando o facto de o cavalheiro não ter sido mais explícito nas palavras que proferira, que por dever lhe competia sê-lo, pois não chega fazermos perguntas ou afirmações; é necessário também elucidarmos as pessoas, especialmente quando nos dirigimos a alguém. Contudo, não depreendo categoricamente do sentido da expressão que a pessoa a que se refere tenha porventura querido ofendê-lo, pondo em dúvida a sua sanidade mental, pois eu também julgo que a maior parte das pessoas da nossa aldeia ou de outra terra qualquer não sabe pensar bem, quer dizer, não aprenderam a pensar corretamente, não aprenderam a pensar através das leis do pensar com correção, num pensamento válido e verdadeiro.

    — Ó amigo João, eu já vi que consigo também não adianta: o amigo é crente nas falinhas-mansas das pessoas, mas eu não acredito; para mim isso são balelas, pois nós somos como qualquer animal: quando nos tratam mal, reagimos, pois lá diz o ditado que “quem cala consente”.

    — Não seja assim, senhor Pedro, você sabe que eu o respeito, que fico triste quando você está triste, fico feliz quando você está feliz, acreditamos um no outro, e olhe que nós não somos nenhuns sábios!

    — Tem razão, amigo João, eu exaltei-me. O nosso respeito é muito mais forte do que qualquer querela.

    — Vê… como o senhor lá chegou?

    — Como, não entendo?

    — Pois, se o nosso respeito e a consideração são mais fortes do que cada um de nós, então isso quer dizer que há algo que nos supera, e se o respeito é algo que nos supera, então quer dizer que deveremos procurar saber o que nos está a levar à discórdia!

    — Não estou a entender a sua lógica!

    — Eu explico:

    Sabe? Os homens foram descobrindo e chegaram à conclusão de que não chegava estudar só a Natureza para descobrir a Verdade; descobriram que também era preciso conhecerem o Homem, conhecerem as suas capacidades e saberem como melhorá-las, para comunicar numa linguagem correta e com um pensamento correto.

    — Está a dizer-me que aprenderam a ler?!

    — Isso mesmo! E não só… Eu explico melhor:

    Não é verdade que o Homem é único, e que fica feliz quando os outros o entendem bem?

    — Sim, é verdade!

    — E não é verdade que o todo o homem fica ainda mais feliz quando sente que essa satisfação se alargou aos amigos?

    — Sim, é verdade, mas continuo a não entender aonde o amigo João quer chegar!

    — Então se é assim, pela mesma ordem de razões, poderemos concluir que quando os amigos ficam descontentes, ele também ficará descontente?!

    — Sim, com certeza!

    — Mas não deixa de lhes ter amizade?

    — Não!

    — Então imagine algo simples:

    Quando os seus amigos estão consigo e chega alguém que também é amigo de alguns e se junta, o senhor fica contente?

    — Sim!

    — E se eles, além disso, participarem no diálogo?

    — Fico ainda mais contente!

    — E se eles saírem e nem sequer se despedirem?

    — Fico triste!

    — E porquê?

    — Porque os respeito incondicionalmente, não posso exigir que todos compreendam, mas confesso que na amizade me sinto um verdadeiro homem!

    — E isso só será para si, ou espera que eles procedam também com amizade para os outros?

    — Será para mim e também para os outros; não só eu, como os meus amigos e como os demais semelhantes!

    — Pois bem, sendo assim poderemos concluir das suas palavras que a amizade se manifesta na nossa sensibilidade, e não apenas em nós, mas também nos outros, e que esta amizade vai do mais simples para o mais complexo, e como seres únicos que somos, somos também ignorantes quando desconhecemos?

    — É verdade!

    — E já agora, na nossa modesta opinião, poderemos concluir com razão que procuramos não nos desrespeitar nos nossos juízos, pelo valor da nossa amizade, e que ela nos faz descobrir também os nossos limites.

    — Quero acreditar no que diz, amigo João! Pelos vistos você parece ter razão! A nossa amizade ajuda-nos a resolver os nossos problemas, a descobrir melhores soluções.

    — Sendo assim, poderemos concluir que o homem não só aprendeu a ler, como aprendeu que era necessário saber pensar bem, para não ferir a amizade do outro nem ser incorreto nos seus juízos.

    — É verdade!...

    — E acha que só saber ler será suficiente? Não será também necessário saber escrever e falar gramaticalmente bem?

    — Sim, estou de acordo… Também é preciso sabermos as regras gramaticais para falarmos e escrevermos com correção!

    — E o que é que fazemos quando não sabemos aplicar os tempos verbais?

    — Vamos a uma gramática para saber conjugar os tempos!

    — E então como poderemos nós chamar a essa passagem de conhecimento?

    — Talvez a passagem da ignorância ao saber…

    — E como foi que procedemos?

    — Procedemos pela procura!

    — E acha que todas as pessoas da nossa aldeia farão isso, ou escreverão e falarão como lhes vem à cabeça?

    — Penso que alguns falarão e escreverão como lhes vem à cabeça!

    — Ora, sendo assim, e se o amigo Pedro estiver de acordo comigo, então nem todas as pessoas falarão nem escreverão bem?...

    — Certamente que sim!...

    — Então o mesmo se passará com o saber pensar, isto é, nem todos saberão pensar bem, porque nem todos aprendem e estudam, quando precisam, as leis do pensar lógico e verdadeiro. É que, assim como os homens descobriram a gramática para falarem e escreverem bem, também descobriram a lógica e suas leis para saberem pensar com correção, num pensamento válido e verdadeiro. Ora, quando o homem não procura conhecer a gramática, é ignorante, porque não sabe e não procura. Está a ver, amigo João, o que certamente o homem lhe quis dizer?

    — Quer dizer: então quando alguém não procura o saber, é ignorante?

    — Isso mesmo! Pois se nós somos sempre ignorantes, porque não conhecemos tudo, deixamos de o ser quando procuramos o saber, o que não se passará com aquele que permanece no desconhecimento e não procura o saber. Com isso, adquire o estatuto de ignorante, porque não procura saber como fazer melhor, julgando que já sabe tudo.

    — Estou a ver, amigo João… Ao que parece, talvez tenha feito um juízo errado…

 

 

 

“That to whom Our Lord gave the talent to write, write as someone who prays.” — Father Américo.

 

To Know How to Think… Is Necessary!

Macedo Teixeira

We barely had accommodated ourselves in Uncle Manel’s tavern and his rage had already begun to reveal itself:

— You do not know how to think! You do not even know how to run, let alone how to think!... And is there anyone who seeks knowledge, in this village? Probably they prefer to live in ignorance?!…

That’s a good one!... I’m still thinking about what that fool said!... But who does he think he is? Probably he’s thinking he’s a doctor! A doctor like those who treat head ills, the mental patients!...

Hum!… To me that rogue, with his idle talk, wanted to insult everyone!... So, I don’t know how to think?! Am I an ignorant or a mental retarded?

Well, if I was an ignorant, I wouldn’t know how to do anything and, if I was a mental retarded, I wouldn’t go somewhere loose, certainly I’d already been interned in an asylum!

That… of with smooth talk being calling us crazy, that I won’t have it from anyone!... I’ve always disentangled myself in life, I always knew how to live from work and from my skill, and I didn’t need much school! I have earned money to support my family, I don’t steal from anyone, I am honored and hard-working; therefore I’m no moron, I know how to think and I know how to do things; morons do not!... Yes, those do not know, they do not know how to think, they do not even know how to do anything for themselves, it is necessary to carry them and guide them along the way to help us! But unfortunately it’s not only the beasts that don’t know how to think, poor things!... There are so many donkeys in the form of people, that they only know how to speak ill of others, and I would not even want them not as beasts of burden.

To get the thread of the story, he had questioned without hesitating:

— What are you saying, my friend Peter?! What’s bugging you, to be so angry?!

— Let me here… my friend John: when we hear from the mouth of some fools some affirmations of bad manners, we even get cold sweat and speak alone…

In a trice, it had followed a speech of lamentations that, without waiting for more questions and a little bit calmer, the man had begun to tell what had happened to him:

— Oh, my friend John, do you know that, in the first hours of the morning, I decided to pass by the community center to get news from the social welfare? Meanwhile, when I was reaching the surroundings of the entrance door, I noticed that there were several friends together who I haven’t saw for some time, and there were some gentlemen with them who I didn’t know. I stopped and saluted them with a handshake well tight; for I always knew how to be respectable, always thinking that, where there’s a friend, who is with them also deserves our consideration and respect.

But for your information, my friend John, although it’s with grief what I say to you, I wish I had been rude and had neither stopped nor greeted anyone; since I wouldn’t have become irritated listening to some sillinesses of gentlemen who don’t know how to behave themselves nor to have respect for anyone.

Unquiet, he had tried to get the thread of the story and had questioned without hesitating:

— But, what did those gentlemen said, that was so grave!?

— I explain you better:

One of those gentlemen who were talking to my friends, whose friendship relation I didn’t even get to know, said he had learned a lot in school, principally when he had studied at the University.

However, at a certain point of the conversation, he started to say that most of the people were ignorant and that in our village there was neither anyone who knew how to think.

When I heard this blasphemy, to not be like my friends in silence and give occasion for the saying that “silence gives consent”, I intervened immediately:

— Well, well… I don’t know to whom you, gentleman, are trying to get with that type of chat! But that one of saying that in our village everyone is ignorant and doesn’t know how to think, that I won’t have it, and if my friends don’t bother with the dishonor with the words, that’s with them, but with me, that no!..

And you know, my friend Peter, that that gentleman, not feeling completely satisfied with the offense he had already made to us all, he turned directly towards me and impetuously vociferated:

— But do you think you know how to think? You don’t even know how to run, let alone how to think!...

Ruminating these undesirable words, he had slowly calmed the expression in a certain moral lament:

— Oh, my friend John, but why did I stopped on the way and didn’t follow my nose. I stopped to respect with cordiality the people, and after all I ended listening to that fool passing us a certificate of ignorant and of mental retarded.

Meanwhile, with the echo of this lament it had originated a propitious atmosphere to the comprehension of the expression that had caused so much perturbation and discordance.

— Note that probably it isn’t so much like that, my friend Peter: It seems that that person didn’t have the intention to hurt you, and less more to consider you incapable. It’s true that he could have been more explicit, but surely he wasn’t referring to anything of the mental value and less more to any disorder.

This adduced probability at this time did not calm him and had made him tense up in a negative feeling more accusatory:

— Well, well, falsehood is what that is, my friend John! Don’t put holy water on that creature, that gentleman has no excuse, he was rude to me!

— Well, I do not want to contradict you at all and less more do I intend to excuse someone when they behave with bad manners. But if you allow me to continue saying what I understood of that words, I…

Without expecting that the friend deduced the assent, he had encouraged him to dialog:

— Yes, yes, my friend John! You may speak, because I’m listening to you!

— Well then, tolerating the fact of the gentleman having not been more explicit in the words he had expressed, which by duty he ought to, since it’s not enough to ask questions or make assertions; it is necessary that we also elucidate people, especially when we address ourselves to someone. Nevertheless, I do not deduce from the meaning of the expression that the person to whom you refer had perhaps meant to offend you, calling in question your mental sanity, since I also think that most of the people of our village or of any other land don’t know how to think well, I mean, they didn’t learn how to think correctly, they didn’t learn how to think through the laws of thinking with correctness, in a valid and true thought.

— Oh, my friend John, I’ve already seen it’s no use insisting with you: you, my friend, are a believer in the smooth talk of people, but I’m not; to me that is falsehoods, since we are like any animal: when we are mistreated, we react, because there says the proverb that “silence gives consent”.

— Don’t be like that, Mr Peter, you know that I respect you, that I’m sad when you’re sad, I’m happy when you’re happy, we believe each other, and notice that we are no sages!

— You’re right, my friend John, I lost my temper. Our respect is much stronger than any discussion.

— See… how you got there?

— How, I don’t understand?

— For, if our respect and consideration are stronger than each one of us, then that means there is something that surpasses us, and if respect is something that surpasses us, then that means that we should seek to know what’s leading us to discord!

— I don’t understand your logic!

— I explain:

You know? Men were discovering and reached the conclusion that it wasn’t enough to study only nature to discover the Truth; they have discovered that it was also necessary to know Man, to know their capacities and to know how to improve them, to communicate in a correct language and with a correct thought.

— Are you saying me that they learned to read?!

— That’s right! And not just that… I’ll explain you better:

Isn’t it true that Man is unique, and that he’s happy when others understand him well?

— Yes, it’s true!

— And isn’t it true that every man gets even happier when he feels that that satisfaction has extended to his friends?

— Yes, it’s true, but I continue to not understand where my friend John wants to get!

— Then, if it is so, by the same order of reasons, we may conclude that when his friends get discontented, he will get discontented too?!

— Yes, sure!

— But you don’t quit feeling friendship for them?

— No!

— Then imagine something simple:

When your friends are with you and then comes someone who is also friend of some of them and joins you, do you get joyful?

— Yes!

— And if they, besides, participate in the dialog?

— I get even more joyful!

— And if they leave and do not even bid farewell to you?

— I get sad!

— And why?

— Because I respect them unconditionally, I cannot demand that everyone understands, but I confess that only in friendship I feel like a true man!

— And that will be only towards you, or do you expect them to also proceed with friendship towards others?

— It will be towards me and also towards others; not only me, but also my friends and the rest of the fellow-creatures!

— Well then! This being the case, we may conclude from your words that friendship manifests itself in our sensibility, and not only in us, but also in others, and that this friendship goes from the simplest to the most complex, and as unique beings we are, we are also ignorant when we don’t know?

— It’s true!

— And by the way, in our modest opinion, we may conclude with reason that we seek not to disrespect each other in our judgements, for the value of our friendship, and that it also makes us discover our limits.

— I want to believe what you say, my friend John! Apparently you seem to be right! Our friendship helps us to solve our problems, to discover better solutions.

— This being the case, we may conclude that man not only learned to read, but he also learned that was necessary to know how to think well, so that he did neither hurt the other’s friendship nor was incorrect in his judgements.

— It’s true!...

— And do you think that only knowing how to read will be enough? Isn’t it also necessary to know how to write and speak grammatically well?

— Yes, I agree… It is also necessary to know the grammatical rules to speak and write with correction!

— And what do we do when we don’t know how to use verbal tenses?

— We consult a grammar to know how to conjugate the tenses!

— And so, how can we call to this passage of knowledge?

— Maybe the passage from ignorance to knowledge…

— And how did we proceed?

— We proceeded by search!

— And do you think that all the people of our village do that, or do they write and speak as it comes to their head?

— I think that some will speak and write as it comes to their head!

— Well, this being the case, if my friend Peter agree with me, then not all people will speak and write well?...

— Certainly yes!...

— Then it is the same with knowing how to think, that is, not all will know how to think well, because not everyone learns and studies, when they need to, the laws of logical and true thinking. The thing is, as men discovered grammar to speak and write well, they also discovered logic and its laws to know how to think with correction, in a valid and true thought. Well, when man doesn’t seek to know grammar, he’s ignorant, because he doesn’t know and doesn’t seek. You see, my friend John, what surely the man wanted to say to you?

— That is to say: then when someone doesn’t seek knowledge, they’re ignorant?

— That’s right! Since if we are always ignorant, because we don’t know everything, we give up of being it when we seek knowledge, what doesn’t happen with that who remains in the lack of knowledge and doesn’t seek knowledge. With that, he acquires the status of ignorant, because he doesn’t seek to know how to do better, thinking that he already knows everything.

— I see, my friend John… Apparently, maybe he has made a wrong judgement …