Quando as Estrelas Acordam (13) / When the Stars Awake (13)

06-07-2018 19:38

Quando as Estrelas Acordam (13)

 

    Deve dizer-se, em todos os aspectos, que o termo Idealidade terá de estar relacionado com o real; no entanto, sabendo nós que cada situação desejada e cada circunstância que a con­diciona dificilmente coincidirão com a nossa vontade e possi­bilidade, tornar-se-á necessário que o termo seja concrescível com a nossa atitude voluntária, que o termo cresça com a nossa disposição dinâmica, para podermos conceber ser possível atingir o real. É preciso que pela nossa acção ele se abra e se acrescente nos limites do ideal (como por exemplo no ideal de família), para poder manifestar-se depois nos domínios do rea­lizar e do sentir o real na totalidade. A idealidade e o volunta­rismo na motivação tornam-se emergentes na nossa acção. Só através de um limite ampliado (ou seja, através da Idealidade), se podem abstrair todos os limites, mesmo nas circunstâncias em que julgaríamos racionalmente tal não ser possível.

    Ser voluntário é proceder por vontade própria, é pro­ceder sem estar à espera de qualquer contrapartida. Proceder pela idealidade em relação à vida é também proceder voluntariamente com a disponibilidade que nos for possível para a interpretar em todas as dimensões que a constituem. Procedendo deste modo, mais facilmente compreenderemos que a vida, pela sua natureza dinâmica, surgirá em todas as formas afins, independentemente da nossa vontade, embora possamos conjugar toda a nossa força e inteligência para a defender e a tornar melhor; sem esquecer os limites da nossa fé, para podermos ser mais confiantes, sobretudo quando esti­vermos perante casos de uma grande incerteza. Logo, pela mesma razão, compreenderemos que a vida e que a nossa consciência, sobre cada situação, indicam uma globalidade que o poder humano será capaz de poder experimentar de modo certo e seguro, embora dessa globalidade apenas possa apreender algumas partes, pois o homem é uma totalidade que participa de toda a globalidade, mas isso só é possível na con­dição de essência e singularidade existencial.

    Por consequência, devemos proceder voluntariamente para que a razão e entendimento possam configurar a vida num estado natural em que se apreenda o sentimento e o conhecimento fundamentadores da acção e estes possam ser a expressão de uma adaptação pura, uma adaptação volun­tária à idealidade e ao seu movimento. Acrescente-se, no entanto, que a atitude que será inerente a esta acção, que nos tornará mais nobres e mais conjugados nos valores, nesta outra idade, não deverá ser uma atitude para estar de acordo com tudo quanto acontece no mundo e na nossa vida. Mesmo que a acção de pensar e agir sejam precedidas de uma intenção, que se estruturou num movimento a priori e as nossas decisões tenham como fundamentos maiores a clemência e a tolerância. Aliás, estas qualidades morais devem tornar-se em forças motivadoras da acção crítica e de toda a condenação pelo que estiver mal e for injusto.

    A nossa atitude perante o mundo deverá ser permanente­mente de preocupação com a dinâmica social e natural. O que quer dizer que a nossa vivência não poderá deslocar a nossa responsabilidade na acção para a crença de que o que acontece já está determinado e nada poderemos fazer para evitar seja o que for, aceitando que tudo na ordem natural ou humana acontece por razões completamente estranhas à nossa vontade. Não podemos convencer-nos que somos apenas elementos do Universo e que nada poderemos fazer senão vivermos segundo a natureza dos elementos e, neste caso, segundo a nossa pró­pria natureza, que é muito limitada e está condicionada pelas transformações e movimentos da ordem cósmica.

    Pensar assim, e proceder desta maneira, será admitir a Idealidade como um movimento onde tudo estará rigida­mente inscrito e será accionado por um acelerador de movi­mentos automáticos, concretizando-se estes pelos conteúdos, que de modo aleatório farão os actos da vida. Ao proceder deste modo, nós só nos limitaríamos a viver no tempo como nos limitaríamos também a esperar que se formassem as expressões elementares durante o mesmo. Na Idealidade, a nossa atitude passa a ser mais rigorosa que nas idades ante­riores, pois já não se tratará de nos limitarmos a acontecer no tempo, mas de acontecermos com uma maior atenção, que exi­girá uma maior envolvência, e, como tal, a nossa máxima res­ponsabilidade. É evidente que esta acção para corresponder aos nossos anseios implicará as capacidades do rigor e da auto­nomia e exigirá de cada um de nós que tenha controladas em si mesmo, todas as dominações do corpo e subjugações em que se encontre a alma. É exigível, a cada um de nós, que estas dominações sejam constantemente reguladas pelas capaci­dades racionais e mentais, até aos limites em que os estados psicológicos, negativos ou positivos, precisem para se equili­brarem em todo o organismo humano.

    Para uma acção rigorosa e autónoma não basta a nossa aspiração estar centrada num desejo imanente da atenção e da elevação ao estado contemplativo de todas as coisas. É preciso que o viver de cada um não se torne ensombrado pelo movi­mento corporal e mental, não concorrendo desta forma para as soluções de equilíbrio necessário que é produzido através das sínteses de complemento positivo, a começar pela acção bioló­gica e a terminar na acção cultural. Serão os movimentos e as soluções que ligarão as tensões psicológicas, biológicas e cultu­rais à harmonia que a Idealidade trará a cada um, quando, pela elevação do pensamento, superar o estado de confusão e con­flito que as dominações desequilibradas gerarão em qualquer momento. É nestas situações que muitas vezes algumas pes­soas caem em descrença sobre o auxílio divino que surge na caminhada de cada um de nós.

    Para uma acção rigorosa e autónoma, é preciso ter para além do desejo imanente de elevação até ao estado contempla­tivo, uma constante vigilância sobre o sentido da nossa orien­tação. Estas dominações têm muita força, porque surgem com as nossas raízes e, por muito que sejamos orientados pela edu­cação e cultura, existem na nossa matriz elementos puros que facilmente são combináveis com elementos adulterados na sua natureza e, por consequência, transformam os elementos puros em elementos impuros. No nosso crescimento e desen­volvimento misturam-se as forças dos jogos da vida, confun­dindo-se, por vezes, o papel e as funções dos elementos natu­rais, arrastando a sua natureza até ao lado mais negativo do jogo, que é a perversão. E, mesmo que não se experimentem na acção os efeitos desta mistura nos prazeres do que é per­verso, ficam sempre registadas na memória as imagens dos movimentos que conduziram aos efeitos dos pensamentos con­cebidos perversamente. Estas são forças da nossa vida, actuam enquanto vivemos, seguem a direcção que as imagens susten­tarem, dirigem-se para a contemplação de cada momento na alegria de amanhã ou para a inquietação de cada momento de recordação e sofrimento pelo que tivermos vivido na angústia de ontem. Não se pode apagar a memória, mas podem encher­-se os espaços vazios com imagens de acontecimentos que sublimem o que foi perverso e acendam a luz da alma com o fogo das estrelas que arde infinitamente no céu e nos inter­pela no pensamento para atingirmos a verdade que lá está.

 

Macedo Teixeira, Quando as Estrelas Acordam, Sítio do Livro, Lisboa, Julho de 2014, pp. 46 a 50.

 

 

When the Stars Awake (13)

 

We must say that, in all respects, that the term Ideality will have to be related to the real; nevertheless, since we know that each desired situation and each circumstance that conditions it will hardly coincide with our will and possi­bility, it will become necessary that the term is attainable with our voluntary attitude, that the term grows with our dynamic disposition, so that we can conceive to be possible to reach the real. It is necessary that, by our action, it is opened and that it adds itself within the limits of the ideal (as for example in the ideal of family), so that it can manifest itself after in the domains of accomplishing and of feeling the real in its totality. Ideality and voluntarism in motivation become emergent in our action. Only through an enlarged limit (that is, through Ideality), we may abstract all limits, even in the circumstances in which we would think rationally that such was not possible.

To be voluntary is to proceed by one’s will, it is to proceed without expecting any compensation. To proceed by ideality in relation to life is to proceed also voluntarily with the availability that is possible to us to interpret it in all dimensions that constitute it. By proceeding this way, we will comprehend more easily that life, by its dynamic nature, will emerge in all akin forms, regardless of our will, although we may conjugate all our strength and intelligence to defend it and render it better; without us forgetting the limits of our faith, in order for us to be more confident, especially when we are before cases of great uncertainty. Therefore, by the same reason, we will comprehend that life and that our conscience, about each situation, indicate a globality that the human power will be able to experience in a certain and safe way, although from that globality it may only apprehend some parts, since man is a totality that shares all globality, but that is only possible on the condition of essence and existential singularity.

By consequence, we ought to proceed voluntarily so that reason and understanding may configure life in a natural state in which we apprehend the feeling and the knowledge that fundament action and in which these may be the expression of a pure adaptation, a voluntary adaptation to ideality and its movement. We should add, however, that the attitude which will be inherent to this action, which will be make us more noble and more conjugated in the values, in this other age, should not be an attitude to be in accordance with everything that happens in the world and in our life. Even if the action of thinking and acting are preceded by an intention, which has been structured in an a priori movement and if our decisions have as greater fundaments clemency and tolerance. Besides, these moral qualities ought to become motivating forces of critical action and of every condemnation by what is wrong and is unfair.

Our attitude before the world ought to be permanently of concern with the social and natural dynamic. Which means that our experience cannot transfer our responsibility in action to the belief that what happens is already determined and that we cannot do anything to avoid whatever may be, accepting that everything in the natural or human order happens by reasons completely strange to our will. We cannot convince ourselves that we are only elements of the Universe and that we cannot do anything but to live according to the nature of the elements and, in this case, according to our own nature, which is very limited and is conditioned by the transformations and movements of the cosmic order.

To think so, and to proceed this way, will be to admit Ideality as a movement where everything will be rigidly inscribed and will be actioned by an accelerator of automatic movements, concretizing these by the contents, which will randomly do the acts of life. By proceeding this way, we would only limit ourselves to live in time, as we would limit ourselves also to wait for the elementary expressions to be formed during the same. In Ideality, our attitude starts being more rigorous than in the previous ages, since the question will be no longer of limiting ourselves to happen in time, but of us happening with a greater attention, which will demand a greater context and, as such, our maximum res­ponsibility. It is evident that for this action to correspond to our longings it will imply the capabilities of rigor and of autonomy and it will demand from each one of us to have controlled in ourselves all the dominations of the body and subjugations the soul finds itself in. It is demandable, from each one of us, that these dominations are constantly regulated by the rational and mental capabilities, up to the limits in which the psychological states, negative or positive, need to be to balance themselves in the whole human organism.

For a rigorous and autonomous action it is not enough our aspiration to be centered in an immanent wish of attention and of elevation to the contemplative state of all things. It is necessary that the life of each one does not become overshadowed by the bodily and mental movement, not contributing by this way to the solutions of necessary balance that is produced through the syntheses of positive complement, beginning with the biological action and finishing in the cultural action. It will be the movements and the solutions that will connect the psychological, biological and cultural tensions to the harmony that Ideality will bring to each one, when, by the elevation of the thought, he or she overcomes the state of confusion and conflict that the unbalanced dominations will generate at any moment. It is in these situations that many times some people fall in disbelief in the divine assistance that appears in the walk of each one of us.

For a rigorous and autonomous action, it is necessary to have, beyond the immanent wish of the elevation up to the contemplative state, a constant vigilance over the direction of our orientation. These dominations have much strength, because they emerge with our roots and, no matter how much we are guided by education and culture, there exist in our matrix pure elements that are easily combinable with adulterated elements in their nature and, by consequence, they transform the pure elements in impure elements. In our growth and development, the forces of the games of life mix with each other, muddling up, at times, the role and the functions of the natural elements, dragging its nature down to the most negative side of the game, which is perversion. And, even if we do not experience in the action the effects of this mixture in the pleasures of what is perverse, the images of the movements that led to the effects of the thoughts conceived perversely remain always in the memory. These are the forces of our life, they act while we live, they follow the direction that the images sustain, they head towards the contemplation of each moment in the joy of tomorrow or towards the inquietude of each moment of remembrance and suffering by what we lived in the anguish of yesterday. We cannot erase the memory, but we can fill the empty spaces with images of events that sublimate what has been perverse and that kindle the light of the soul with the fire of the stars that burns infinitely in the sky and interpellates us in the thought to reach the truth that is there.

 

Macedo Teixeira, When the Stars Awake, Sítio do Livro, Lisbon, July 2014, pages 46 to 50.