O alimento da palavra / The nourishment of the word

31-07-2015 18:48

O alimento da palavra

Macedo Teixeira

    Tenho-me interrogado sobre o acontecer da realidade e sobre a representação dos seus factos, e a diferença que noto está na inquietude que ambos produzem, pois uma pode produzir sentimentos de dor e de desencanto ou de engrandecimento e virtude, e outra produz quase sempre sentimentos de incerteza quanto à possibilidade de a realidade ser assim; são os benefícios da arte no conjugar das consumições da vida.

    Uma interrogação que desperta em mim uma vontade entusiasmante de procurar perceber se existe relação perfeita entre acontecimento e representação, mesmo que esta só possa ser por semelhança, perceber se existe de facto uma relação semelhante entre a realidade e aquilo que a representa, seja por interposição do homem, seja pelo registo da História ou se porventura apenas está a existir nos nossos dias uma relação de ligação por comportamentos que muitas vezes são moldados por uma rotina profundamente feroz e por interesses sociais que em maioria padronizam as vontades e alienam os sentimentos.

    Poderemos constatar que nos nossos dias está a assistir-se a uma perda progressiva do desejo e do gosto pela profundidade e pelo exame atento do que se faz e do que se diz; julgo que se está a pensar mais para fazermos o que não devíamos nem achamos razoabilidade do que para fazermos o que devemos e temos a certeza de estar corretos.

    Com isto, dialoga-se pouco para o esclarecimento correto da verdade e conversa-se muito sobre muitos assuntos mas sem esclarecermos assunto nenhum. Criamos amizades com muita facilidade mas facilmente nos esquecemos disso; dizemos que é a rotina da vida e também a pressão a que temos de nos sujeitar, manifestações de sobrevivência a que aludimos com alguma facilidade em razão deste procedimento que haveremos de reconhecer que não tem predicados e é tão cheio de evasivas e dissimulações sobre a realidade e a sua coincidente representação.

    Não poderei estar de acordo com esta maneira de proceder, nem muito menos aceitar que exista alguma razão para assim procedermos. Os seres humanos alimentam-se de diálogo sério e profundo, de esforço pela procura e de respeito pela verdade, de hábitos que criam satisfação e desejo de continuar.

    Se o diálogo não soluciona completamente o problema, não hão de faltar momentos para o completarmos, mas conversar por conversar e para não se estar calado, isso não; não nos alimentamos verdadeiramente deste modo e temos de andar continuamente a perseguir aspetos que são muitas vezes fatores desagregadores que não encontrarão sentido senão numa relação mais profunda e mais exigente.

    O nosso comportamento não poderá traduzir apenas o movimento na relação, tem de traduzir também uma relação correta com o conteúdo; não poderemos desenvolver-nos bem se não criarmos sucessivas metas ou pontos de resolução de cada problema que o diálogo acerca de um assunto assim o há de exigir. Também devemos conversar sempre com a preocupação de estimular e retemperar, e não com a intenção de falar só para falar; a educação não será respeitada se assim acontecer.

    Por tudo isto, a conclusão primeira que tiro da minha análise é que, não sabendo se existe uma relação perfeita entre acontecimento e representação, uma relação semelhante entre a realidade e aquilo que a representa, verifico que não existe, nos nossos dias, uma relação perfeita entre o falar e o sentir a verdade sobre o que se fala, e que a maioria das vezes se fala por falar com interesses sociais que padronizam as nossas vontades e alienam os nossos sentimentos, assim não!…

 

 

The nourishment of the word

Macedo Teixeira

I have wondered about the happening of reality and about the representation of its facts, and the difference I notice is in the inquietude that both produce, since one may produce feelings of pain and of disenchantment or of aggrandizement and virtue, and the other produces almost always feelings of uncertainty regarding the possibility of reality being that way; they are the benefits of the art in the conjugation of the annoyances of life.

An interrogation that awakens in me an enthusing will of trying to understand if there is a perfect relation between event and representation, even if this might only by similarity, to understand if there is, in fact, a similar relation between reality and what represents it, be it by interposition of man or by the record of History, or if perhaps nowadays there is only a relation of connection by behaviors that many times are molded by a deeply ferocious routine and by social interests which in majority standardize wills and alienate feelings.

We may notice that nowadays we are attending a progressive loss of the wish and of the taste for profoundness and for a careful examination of what is done and said; I think people are thinking more to do what we shouldn’t or for what we do not find reasonableness than to do what we should and are sure of being correct.

With this, people dialog little for the correct explanation of truth and talk most about many matters but without explaining any matter. We create friendships with very easiness, but we easily forget about that; we say it is the routine of life and also the pressure we must subject ourselves to, manifestations of survival we allude to with some easiness by reason of this conduct which we should acknowledge has no predicates and is so full of evasions and dissimulations about reality and its coincident representation.

I cannot agree with this way of behaving, nor let alone accept there is some reason to behave like that. Human beings nourish themselves of serious and profound dialog, of an effort for the seeking and of respect for the truth, of habits that create satisfaction and the desire to continue.

If dialog does not solve completely the problem, there will be no lack of moments to complete it, but talking just for the talk and to not be silent, that no; we do not truly nourish ourselves this way and we have to continuously pursue aspects that are often disaggregating factors which will not find sense but in a more deep and more demanding relation.

Our behavior cannot only express the movement in the relation, it has to also express a correct relation with the content; we cannot develop ourselves well if we do not create successive goals or points of resolution of each problem the dialog concerning a subject will demand so. We should also always talk with the concern of stimulating and retempering, and not with the intention of speaking for the sake of speaking; education will not be respected if that happens.

For all of this, the first conclusion I reach from my analysis is that, not knowing if there is a perfect relation between event and representation, a similar relation between reality and what represents it, I verify that there is not, nowadays, a perfect relation between the speaking and the feeling the truth about what one is talking about, and that most of the times one talks for the sake of talking with social interests that standardize our wills and alienate our feelings, that no!…