Crescendo Constroem-se os Sonhos (VII) / By Growing We Build the Dreams (VII)

17-02-2017 16:19

Crescendo Constroem-se os Sonhos (VII)

Macedo Teixeira

    Não há sociedade viva e ideal sem uma grande espontaneidade nas suas formas de vida, sem uma força de coesão permanente, pese embora a necessidade de afiliações e especificidades. Uma sociedade deve permitir a cada um dos seus membros a possibilidade de crescer em liberdade e segundo a ordem universal. E com todas estas riquezas humanas deverá estar sempre presente a riqueza da força da abstracção social de ordens que se têm de modernizar, mas que não podem ficar de fora da lembrança dos pensamentos de todos. A Família, a Escola, a Sociedade, o Grupo, o Trabalho ou o convívio são riquezas que não podem ser fracturadas pelas ideologias, formas de viver, credos religiosos ou económicos. É na espontaneidade das suas riquezas e das suas forças que surgem os conceitos mais modernos e motivações mais envolventes. As escolhas são modos da liberdade de viver que dão a capacidade de livre iniciativa ao homem, mas não podem estar dominadas por condicionantes sociais de qualquer ordem ou poder. O homem tem de acreditar e sentir que o que escolhe é uma possibilidade, mas que poderia mudar se quisesse aventurar-se mais naquilo que escolhe. Todos nós temos de nos realizar e temos uma realização conforme as nossas maiores inclinações, o que quer dizer que nascemos para uma determinada tarefa na colaboração com o mundo. Julgo que a ordem deste engendra-se pela recapitulação das transformações de que depende e da lógica evolutiva das possibilidades do homem na afectação universal. Tudo isto está relacionado com uma superação natural de estados ou manifestações do ser das formas simples para as formas complexas e vice-versa. E esta relação pressupõe um ritmo de modificação acompanhada por todos os elementos, sejam humanos ou naturais, mas o homem aqui tem uma maior responsabilidade mercê da sua liberdade. Se constrói o mundo social, constrói-se a si como parte integrante do mesmo e reconstrói o mundo natural, porque o adapta à sua necessidade e vontade. A liberdade do homem ganha nesta colaboração um significado plural e tem a força da essência humana, porque o homem nasce como ser e realiza-se como existência. O aventurar-se mais naquilo que escolhe ou nas potencialidades das suas capacidades terá a ver com o exercício possível da sua liberdade e nunca com o sentimento de incapacidade que pode ser avaliado a qualquer sujeito por a sua competência ser ignorada em razão das vantagens de um qualquer poder.

    Tenho constatado que a lógica evolutiva das capacidades do homem e, por consequência, da sua competência, não é reconhecida no mesmo ritmo do crescimento das possibilidades do poder económico, quer na ordem social de qualquer Estado, quer na ordem mais geral do mundo. Assim sendo, tudo parece indicar que o poder de iniciativa anda atrás do das possibilidades e o modo como este problema se tem resolvido não me parece ser o mais perfeito. Tem-se verificado que as pessoas com mais possibilidades oferecem uma vantagem aparente na segurança social, já que, salvo as excepções, os seus objectivos tendem a um estaticismo do progresso dos países, pois estes agentes sociais actuam mais conforme o seu poder do que a sua vontade de realização do desenvolvimento. De facto, na lógica da colaboração não têm emergido os principais voluntariosos que por um processo natural de engendramento social seria lógico que assim acontecesse. Este processo normal de uma realização do homem com base no voluntarismo da sua inclinação mais evidente tem sido obstruído por forças sociais que têm mais em mente a lógica dos seus interesses particulares do que a lógica natural do mundo, especialmente o social, onde cada um dos seus membros terá de o ser com toda a sua vontade. Se cada pessoa verificar que as suas escolhas para ir mais longe ou aventurar-se mais nas capacidades e possibilidades estiverem condicionadas por sinais exteriores de riqueza económica ou de poder de afectação a qualquer força social dos grupos, a liberdade deixa de fazer sentido no homem, porque este só pode escolher ou aventurar-se conforme o que socialmente lhe está determinado no jogo das forças dos elementos que constituem o grupo. E até mesmo em cada grupo a força de cada elemento está subjugada pela amostragem das suas vantagens económicas. A liberdade como gosto e desejo de viver para se ser alguém conforme as suas possibilidades e competências deixará de ser um valor pelo qual o homem se realiza nas suas iniciativas. Por outro lado, se o homem deixar de poder alimentar qualquer sonho, por ser obrigado a acomodar-se ao que está socialmente determinado, de que lhe valerá ter fé num mundo novo? O mundo só será novo se em primeiro lugar nascer em cada pessoa como ideal, se for fundamentalmente pensamento e motivação e se fizer de cada um uma célula profundamente viva e dinâmica. Se a sociedade cair num determinismo económico e social, numa prévia escolha do sentido determinístico da conduta, na lógica hipotética dos poderes particulares e, em consequência, numa escolha selectiva de forças, o homem não pode sentir-se livre nem dizer que vive num mundo novo. O Homem tem que acreditar que vive num mundo dinâmico ideal e sempre em mudança para melhor.

    Ainda ninguém conseguiu fazer com que qualquer homem se animasse se este não tivesse sonhos de realização e de afirmação. E como seria a vida humana, se não procurássemos a nossa afirmação? O que seria de nós, se não sentíssemos vontade de agir, sermos sujeitos dos nossos pensamentos e acreditássemos num ideal?

    Quando constituí família a partir do matrimónio, tinha muito pouco dinheiro, poucos estudos e um emprego que estava suspenso pelo serviço militar. Tinha muito pouco para sustentar uma mulher, se ela dependesse de mim. Tínhamos um mundo de pessoas cheias de dúvidas; tinham-nos amor, mas não tinham a certeza sobre o mínimo das nossas possibilidades necessárias à sobrevivência. Sabiam que todos os casais começavam mais ou menos deste modo, seria a ideia para acreditarem no nosso futuro. As suas experiências vividas e o modo como estávamos a partir para a vida de casados davam-lhes alguma tranquilidade e, lá no fundo dos seus segredos, pensavam que o bem devia estar connosco. Este sentimento era reforçado pelos pensamentos que lhes vinham à memória pelo que nos tinham ouvido antes de casarmos. Durante o tempo em que nos relacionámos e adaptámos um ao outro, nasceu uma chama que aquecia cada momento da nossa vida e garantia uma certa vontade ao gosto da afirmação. Era um sentimento tão forte que teria que ter significado e ser sinal de responsabilidade, não podia ser só ilusão e sinal de qualquer loucura. Eu tinha muito pouco, e se tinha um pouquinho de loucura da juventude que me iludia, tinha uma força mais dominadora e empolgante que ainda hoje, de quando em vez, faço questão de lembrar. Eu tinha a força do querer em toda a grandeza, eu sentia uma vontade de vencer que me tornava indomável. Nunca me apercebia se tinha frio ou calor, se demorava muito ou pouco, se era longe ou perto, se alguém ia estar ou não estar onde eu queria! O que eu pensava era só no que tinha de resolver e nas minhas responsabilidades no caso. Pedia fosse a quem fosse para me ajudar, sem nunca ultrapassar nem desrespeitar ninguém. Partia para a resolução dos problemas com a minha força de vontade, com a educação de um simples e com a afirmação de quem queria ser alguém na vida. Acreditem que continuo a pensar do mesmo modo, só já não actuo com tanta energia nem me convenço tão facilmente, tenho alguma nostalgia deste sentimento pelo qual corri, aprecio-o e, como um bem-estar, dedico-lhe alguns momentos de intimidade. Fazem parte dos meus troféus estes sentimentos de recordação de combate pela vida e de vontade de ter sempre na nossa vida um ideal de que devemos comungar no dia-a-dia.

 

 

By Growing We Build the Dreams (VII)

Macedo Teixeira

There is no living and ideal society without a great spontaneity in its life forms, without a force of permanent cohesion, despite the necessity of affiliations and specificities. A society should allow to each one of its members the possibility of growing in freedom and according to the universal order. And with all these human richnesses should always be present the richness of the strength of social abstraction of orders that must be modernized, but that cannot stay outside of the remembrance of everyone’s thoughts. The Family, the School, Society, the Group, the Work or the get-together are richnesses that cannot be fractured by ideologies, ways of living, religious or economic creeds. It is in the spontaneity of its richnesses and of its strengths that occur the most modern concepts and more involving motivations. Choices are ways of the freedom to live that give the capability of free initiative to man, but they cannot be dominated by social conditions of any order or power. Man has to believe and feel that what he chooses is a possibility, but that he could change if he wanted to venture himself more into what he chooses. All of we have to realize ourselves and we have a realization in accordance with our greatest inclinations, which means that we are born to a determined task in the collaboration with the world. I think that its order engenders itself by the recapitulation of the transformations upon which it depends and of the evolutive logic of the possibilities of man in the universal allocation. All this is related to a natural overcoming of states or manifestations of the being from the simple forms to the complex forms and vice versa. And this relation presupposes a modification rhythm accompanied by all the elements, be they human or natural, but man here has a greater responsibility thanks to his freedom. If he builds the social world, he builds himself as an integrant part of the same and rebuilds the natural world, because he adapts it to his need and will. Freedom of man takes on in this collaboration a new plural meaning and it has the strength of the human essence, because man is born as a being and realizes himself as existence. To venture oneself more into what they choose or in the potentialities of their capabilities will have to do with the possible exercise of their freedom and never with the feeling of incapacity that can be evaluated to any subject because their competence is ignored by reason of the advantages of any power.

I have realized that the evolutive logic of man’s capabilities and, by consequence, of his competence, is not recognized at the same rhythm as the growth of the possibilities of economic power, whether in the social order of any state or in the more general order of the world. In this case, everything seems to indicate that the power of initiative goes behind that of the possibilities, and the way this problem has been solved does not seem to me to be the most perfect. It has been happening that people with more means exhibit an apparent advantage in social security, since, save exceptions, their goals tend to a staticism of the countries’ progress, because these social agents act more in accordance with their power than with their will of development realization. In fact, within the logic of collaboration, the main self-willed ones that by a natural process of social inventing would be logical to appear have not done so. This normal process of a realization of man on the grounds of the voluntarism of his most evident inclination has been hindered by social forces that have more in mind the logic of their particular interests than the natural logic of the world, especially the social one, where each one of its members has to be so with all their will. If each person verifies that their choices to go farther or to venture oneself more in the capabilities and possibilities are conditioned by external signs of economic wealth or of affectation power to any social force of the groups, then freedom stops making sense in man, because he can only choose or venture himself in accordance with what is socially determined to him in the game of the forces of the elements that constitute the group. And even within each group, the strength of each element is subdued by the exhibition of their economic advantages. Liberty as zest and wish of living to be someone in accordance with their means and competences will cease to be a value by which man realizes himself in his initiatives. On the other side, if man no longer can nurture any dream, because he is forced to resign himself to what is socially determined, what worth will be to him to have faith in a new world? The world will only be new if, in the first place, it comes into being within each person as an ideal, if it is fundamentally thought and motivation and if it makes of each one a cell deeply alive and dynamic. If society falls into an economic and social determinism, in a previous choice of the deterministic direction of the conduct, in the hypothetical logic of the particular powers and, as a result, in a selective choice of forces, then man can neither feel himself free nor say that he lives in a new world. Man has to believe that he lives in an ideal dynamic world and always changing for better.

No one has yet managed to make any man lighten up if he had not dreams of realization and of affirmation. And how would human life be, if we did not seek our affirmation? What would be of us, if we did not feel will to act, to be the subjects of our thoughts and did not believe in an ideal?

When I got married, I had very little money, little education and a job that was suspended by military service. I had very little to support a wife if she depended on me. We had a world of people full of doubts; they had us love, but they had not certainty about the minimum of our necessary means to survival. They knew that all couples began more or less like this way; it would be the idea for them to believe in our future. Their lived experiences and the way we were starting the married life gave them some tranquility and, deep down their secrets, they thought that good should be with us. This feeling was reinforced by the thoughts that came to their mind because of what they had listened to us before we got married. During the time we related and adapted to each other, it grew a flame that heated each moment of our life and a guarantee of a certain will to the taste of affirmation. It was a feeling so strong that it must had meaning and been a sign of responsibility, it could not be only an illusion and a sign of any madness. I had very little, and if I had a little bit of madness of the youth that illuded me, I had a more dominating and thrilling strength that still today, every now and then, I insist on remembering. I had the strength of will in all its greatness; I felt a will to win that rendered me untamable. I never noticed if I was cold or hot, if I took much or little, if it was far or near, if someone would be where I wanted or not! What I thought about was only in what I had to solve and in my responsibilities in the case. I asked whoever it was to help me, without exceeding or disrespecting anyone. I started the resolution of problems with my willpower, with the education of a humble and with the affirmation of someone who wanted to be someone in life. Believe that I still think the same way, I just no longer act with so much energy nor do I convince myself so easily, I have some nostalgia of this feeling for which I ran, I appreciate it and, as a well-being, I dedicate it some moments of intimacy. They are part of my trophies, these feelings of remembrance of combat for living and of will to have always in our life an ideal we ought to share in everyday life.