Crescendo Constroem-se os Sonhos (VI) / By Growing We Build the Dreams (VI)

31-01-2017 19:41

Crescendo Constroem-se os Sonhos (VI)

Macedo Teixeira

    De facto, ao reconhecer que na ordem natural tudo se verifica por uma recapitulação regenerativa a partir das sucessivas gerações e movimentos, que tudo se transforma a partir de uma qualquer condição, propriedade ou força e que nos seus recursos a natureza escolhe sempre o melhor, que melhor pode regenerar-se no ser humano sem um bom conteúdo nervoso? Ou que melhor pode surgir em cada situação do homem se não tiver sido alimentado de acontecimentos e factos vivenciais ricos e qualitativamente saudáveis? Tenho-me interrogado acerca de mim próprio e dos percursos que fiz para alcançar os objectivos que idealizei. Tenho pensado que, sendo diferente como todos os outros, fui sujeito a experiências tão elevadas em sacrifício que têm alguma raridade e só podem explicar-se no seu sucesso a partir de factores que foram a força da minha infância e da minha juventude.

   Antes de mais, devo destacar aqueles que se formam no reforço psicológico pelo desejo de imitar os outros. Esteve sempre presente no meu horizonte um desejo de ser alguém, uma espécie de ícone que me apelava à sua direcção e me fazia sentir na consciência uma emoção extasiada para a perseguir até ao fim. Meditava na minha idade e preparava-me em cada atitude para me elevar até ao pico deste sentimento. Falava dele a todos e dizia que era por ali que devíamos ir, devíamos procurar ser perfeitos; estudar para aprender, trabalhar para ganhar dinheiro e conviver para encontrar os laços da nossa vida. Fiz parte de um grande grupo de jovens, que estudando em condições difíceis (trabalhando e estudando), fazíamos de cada situação um tempo de alegria e de desejo de vencer. Havia uma espécie de pacto de amizade e de compromisso de irmos todos, como se estivéssemos a caminhar para o mesmo sonho. Para onde fosse um, os outros sabiam e tomavam parte na mesma aventura ou ficavam à espera de uma outra qualquer. Pertenci a grupos diversificados que se formaram em espaços diferentes; tive essa possibilidade, não que desejasse ou fizesse alguma coisa por isso, mas essa diversidade social tornava-se cada vez mais perceptiva na minha consciência, mesmo na efemeridade dos grupos. Se eu surgia de novo, em cada grupo que formávamos nascia rapidamente a ideia que acabei de referir, eu era de novo sujeito de um compromisso comum.

   É um facto que vivêramos de modos diferentes, que ficaram para trás alguns e, nos objectivos de uma carreira intelectual, contam-se pelos dedos de uma mão os que como eu chegaram a um curso superior. Mas ficou um sentimento inesquecível e uma tutela de consciência social que é indesmentível e que jamais posso negar ou esquecer. Quando olho os meus companheiros de percurso, sinto que me estimam e reconhecem-me porventura com uma lagrimazita de tristeza por não terem chegado mais longe. Olham-me com elevação e fazem questão de acentuar que fui lutador; sinto que serei um exemplo que gostarão de lembrar. A vida era muito dura e as condições de estudante-nocturno não eram muito boas. Os transportes não eram muitos e não iam a todos os lugares a que agora vão. Vínhamos muitas vezes a pé até casa, ao frio e à chuva e com fome, por não termos jantado. Quando chegávamos a casa, o cansaço era muito e poucas horas tínhamos para dormir e acordar fortes para ir para o trabalho no dia seguinte. Os meus companheiros iam desistindo; cada ano que eu estudava, o grupo tornava-se menor e era uma imagem de solidariedade que me fortificava e me dava alento para continuar. Quando encontrava alguns desses companheiros que tinham desistido, depois de alguns desabafos, apertavam-me a mão e eu parecia ver-lhes nos olhos um pedido, que não desistisse, que era preciso que alguém um dia pudesse testemunhar o que fora uma necessidade de estudar para se ser alguém. Uma necessidade que não era como é agora; hoje, a necessidade de se ser alguém não vem de dentro, vem do exterior da sobrevivência do estatuto. Nós sobrevivíamos pelas nossas possibilidades e, especialmente, pela nossa vontade. Nós queríamos a nossa independência, nós lutávamos para nos integrarmos numa comunidade que sancionava tudo o que se passava no dia-a-dia. Alcançar a autonomia era muito difícil mas, em silêncio, cada um construía as suas defesas até se apresentar ao mundo, já como alguém e com uma certa referência. Fiz parte de uma sociedade polar: os ricos e os pobres; os da situação e os contrários; os moralistas e os pobres de espírito, uma sociedade dominadora e de coração duro. Mas cada um de nós sabia como proceder e desde que aprendesse os caminhos, qualquer que fosse o lado em que se colocasse, a sua vida dependia da sua capacidade e da sua competência. Tinha que se ser bom e educado para se ser alguém na vida. Mas nós queríamos isso, lutávamos com todas as nossas forças e com os conhecimentos que a vida nos dava para o conseguir.

   Creio que esta caminhada que tenho feito na maior idade, com o equilíbrio possível nas situações de crise, é consequência dos bons conteúdos psíquicos e da riqueza das situações vividas. Mas também é consequência da convicção de que vale mais a alegria da alma e do corpo do que a satisfação de um dos elementos por apagamento do outro. Continuo a acreditar na vida como um valor sem preço, defendo-a e exalto-a pela satisfação de querer continuar a ser alguém e julgar que lá longe estarão outras pedras que farão mais bela a minha casa e o meu ser. Aliás, este é um sentimento que nos torna fortes e empenhados e, por isso, o ser alguém pressupõe uma identidade e essa só se encontra se a procurarmos. Por esta razão, viver a caminho do horizonte real torna-se uma condição indispensável a cada homem, porque vamos vendo na nossa formação uma imagem de consciência que se vai levantando e seguindo ao encontro de um estado de sentimento perfeito e da sensação de o estar a compreender correctamente em cada acção da nossa vida.

   Elevo os espíritos que me têm ensinado a pensar e a ser homem na verdadeira acepção do termo. Não os cito como referência directa, mas nós, quando nos tornamos membros da comunidade das ideias, uma grande parte dos nossos pensamentos não são originais, já outros os pronunciaram. Por isso, o que escrevo, não é só meu, nem tem só uma matriz. Também este gesto nasce pela vontade de se ser alguém, e a imitação dos outros, se não é perceptível, é porque a singularidade de cada um também se faz de modo difuso. A vitalidade psíquica e mental depende de uma certa alimentação, depende de ingredientes que estimulam a vontade e aumentam o desejo de cada um. As imagens que recebemos de fora são determinantes para a nossa conduta e só há recolhimento equilibrado se os conteúdos da memória e do pensamento forem ricos de soluções e de possibilidades. Faço parte de uma sociedade fracturada, não que seja um dos seus membros voluntariosos, porque tudo tenho feito para a sua harmonia e perfeição. Não é que não reconheça à nossa sociedade outras qualidades que não tinha há cerca de trinta anos atrás, mas a sociedade actual tem-se afirmado mais pela descaracterização do que pelo valor da identidade. Os objectivos das acções que nos definem no presente constroem cada vez mais vivências fracturadas. E, deste modo, nós não poderemos ter independência social e autonomia no pensar. Por maior que seja a nossa liberdade, deste modo ela tenderá para condições sociais que lhe retirarão uma grande parte da sua força. A fracturação criou uma racionalização específica e fez nascer grupos de toda a espécie com a finalidade de assegurar certas formas particulares de poder. Com este comportamento social, a sociedade está cada vez a fechar-se mais nas formas de comunicação determinadas e a fragmentar-se em comunicações técnicas com tamanha velocidade no modernismo que uma grande parte da sociedade está a isolar-se em jogos individualizados de comunicação.

 

 

By Growing We Build the Dreams (VI)

Macedo Teixeira

In fact, by recognizing that in the natural order everything happens by a regenerative recapitulation from the successive generations and movements, that everything transforms itself from any condition, property or force and that in its resources nature always chooses the best, what better can regenerate itself in the human being without a good nervous content? Or what better can occur on each situation of man if he has not been fed with rich experiential and qualitatively healthy happenings and facts? I have wondered about myself and about the paths I have taken to achieve the goals I idealized. I have thought that, being different like everyone else, I was subjected to experiences so elevated in sacrifice that they have some rarity and can only be explained in its success from factors that were the strength of my childhood and of my youth.

First of all, I should point out those that are formed in the psychological reinforcement by the desire to imitate the others. It was always on my horizon the desire to be someone, some kind of icon that appealed me to its direction and made feel in the consciousness an ecstasied emotion to pursue it until the end. I meditated upon my age and I prepared myself to elevate myself to the peak of this feeling. I spake of it to all and I said that it was by there that we ought to go, that we ought to try to be perfect; to study to learn, to work to earn money and to socialize to find the bonds of our life. I was part of a great group of youngsters, which, studying in difficult conditions (working and studying), we made of each situation a time of joy and of desire to win. There was a kind of friendship and commitment pact of us going all, as if we were walking towards the same dream. Where one went, the others knew and took part in the same adventure or they remained waiting for any other. I belonged to diverse groups that were formed in different spaces; I had that chance; not that I wished or did something for it, but that social diversity became even more perceptive in my consciousness, even in the ephemeris of the groups. If I appeared again, in each group we formed rapidly the idea I just referred to was born, I was again a subject of a common commitment.

It is a fact that we had lived by different ways, that some lagged behind and, in the goals of an intellectual career, I count by one hand’s fingers those who, like me, reached a degree course. But it remained an unforgettable feeling and a social conscience tutelage that is irrefutable and that I can never deny or forget. When I look to my path fellows, I feel that they hold me in high esteem and recognize me perhaps with a little tear of sadness for not having gone farther. They look me with elevation and they insist on accentuating that I was a fighter; I feel that I will be an example that they would like to remember. Life was very hard and the conditions of a night student were not very good. Transports were not many and they did not go to all places they go now. We often came home on foot, when it was cold and in the rain and hungry, because we had not dinner. When we arrived home, the tiredness was very much and we had few hours to sleep and awake strong to go to work the next day. My fellows were giving up; each year I studied, the group became smaller and it was an image of solidarity that fortified me and encouraged me to continue. When I found some of those fellows who had given up, after some expressions of their feelings, they shook my hand and I seemed to see in their eyes a request, that I did not give up, that it was necessary that one day someone could testify what had been a necessity of studying to be someone. A necessity that was not as it is now; today, the necessity of being someone does not come from within, it comes from the exterior of the survival of the status. We survived by our means and, especially, by our will. We wanted our independence, we fought to integrate ourselves in a community that sanctioned everything that was going on in daily life. To achieve autonomy was very difficult, but, in silence, each one built their defenses until they showed up to the world, already as someone and with a certain reference. I was part of a polar society: the rich and the poor; those of the situation and the opponents; the moralists and the poor in spirit, a dominating society and of hard heart. But each one of us knew how to proceed and, as long as we learned the ways, whatever was the side on which we placed ourselves, our lives depended upon our capacity and upon our competence. We had to be good and polite to be someone in life. But we wanted that, we fought with all our strengths and with the knowledges that life gave us to achieve it.

I believe that this long walk I have made in adulthood, with the possible equilibrium in situations of crisis, is a consequence of the good psychic contents and of the richness of the lived situations. But is also a consequence of the conviction that the joy of the soul is worth more than the satisfaction of one of the elements by the fading of another. I continue to believe in life as a priceless value, I defend it and exalt it by the satisfaction of wanting to continue to be someone and to think that far away will be other stones that will make more beautiful my home and my being. Besides, this is a feeling that makes us strong and determined and, therefore, to be someone presupposes an identity and that is only found if we seek it. For this reason, to live towards the real horizon becomes an indispensable condition to each man, because we are seeing in our formation an image of conscience that is raising itself and going to meet a state of perfect feeling and the sensation of being understanding it correctly in each action of our life.

I uplift the spirits that have taught me how to think and to be a man in the full meaning of the word. I do not cite them as a direct reference, but we, when we become members of the community of the ideas, a great part of our thoughts are not original, others have already pronounced them. Therefore, what I write is not only mine nor has only one matrix. Also this gesture is born by the will to be someone, and the imitation of the others, if it is not perceptible, it is because the singularity of each one is also made fuzzily. The psychic and mental vitality depends on a certain nourishment, it depends on ingredients that stimulate the will and increase the wish of each one. The images we receive from outside are determinant to our conduct and there is only a balanced contemplation if the memory and thought contents are rich in solutions and in possibilities. I am part of a fragmented society, not that I am one of their self-willed members, because I have made everything to its harmony and perfection. Not that I do not recognize to our society other qualities that it had not about thirty years ago, but the present society has affirmed itself more by the depersonalization than by the identity value. The objectives of the actions that define us in the present build more and more broken experiences. And, by this way, we cannot have social independence and autonomy in thought. No matter how great is our liberty, this way it will tend to social conditions that will deprive it of a great part of its strength. Fragmentation has created a specific rationalization and gave birth to all kinds of groups with the purpose of ensuring certain particular forms of power. By this social behavior, society is closing itself more and more in the determined forms of communication and fragmenting itself in technical communications with such a great speed in the modernism that great part of society is isolating itself in individualized games of communication.