Crescendo Constroem-se os Sonhos (V) 2 / By Growing We Build the Dreams (V) 2

30-12-2016 21:30

Crescendo Constroem-se os Sonhos (V) 2

Macedo Teixeira

    Em menino lembro-me de ir para o rio, eu chamava-lhe o regato, e tinha até nomes para identificar o lugar onde nadava com os meus companheiros e onde pescávamos lindos peixes. Questões de pormenor, mas que dão um enfeite simples e natural e fazem avivar a nossa proximidade. Em certas ocasiões do ano, principalmente no Verão procurava as elevações feitas pelos lavradores para represar as águas e onde corresse um fio pequenino de água arranjava-o como queria para fazer um moinho. Com um figo dos maiores que ia buscar à figueira que lá havia, cravava a toda a volta pequenas lascas de madeira de caixas de fósforos ou de pauzinhos pequeninos que alisava carinhosamente. Atravessava-o com um pau na vertical com a altura de 30 a 40 cm e com a base exterior ao figo, com o bico bem afiado, pousava-o sobre um caco de argila com um buraquinho no centro, onde a azenha se movia. A sua velocidade no movimento era conforme à biquinha de água que eu previamente preparava. Não podia esquecer-me de construir uns pequenos muros até à altura do pau do moinho, onde depois suspendia uma barrinha de arame ou de madeira com um anel de arame fino ao centro, onde rodava o pau da azenha na vertical superior. Ficava horas a olhá-lo, a vê-lo rodar e a jorrar água em seu redor. Só o largava para regressar a casa, mas no outro dia ia vê-lo de novo.

   Quando a corrente da água aumentava pela alteração dos caudais do rio, eu não podia brincar mais com o meu moinho. Tinha de esperar por outro ano e pela estação do Verão, que era a que me permitia viver este pequeno sonho. Fazia outras coisas, bem sei, mas cada uma delas era diferente no embalar da vida e na esperança de viver mais. Cada um destes momentos humedeceu de perfume a minha sensibilidade, abriram-me tempos de ansiedade para ser alguém na vida. Criaram-me desejos de vir a ser no futuro o meu próprio sonho, à medida que ia sonhando.

   Sinto nestes acontecimentos de menino, e nos que já escrevi da minha juventude, uma força que me agarra e me lança para a frente, uma espécie de “prémio” que me faz sentir homem e me vai ajudando a concretizar as partes do meu grande sonho. Sinto uma grande alegria quando me recordo de alguns acontecimentos que marcaram a minha vida, e nem todos foram agradáveis, mas eu vivi-os como menino e julgo-os com satisfação. Acredito que a minha consciência se libertou pelo meu crescimento moral, mas não creio que o tenha feito para me iludir nem para simular que não sinto. Mesmo quando tenho sensações mais ofuscadas por qualquer névoa do passado, o meu juízo não fica muito tempo confuso ou desesperado, sinto apenas uma leve emoção que me faz alterar o tempero das vivências momentâneas e as minhas paixões decrescem por pouco tempo. Não sei se seria possível viver sem alterações no grau da vontade e do desejo de manter uma chama acesa de modo sempre intenso. No meu caso, sinto essas mudanças com um valor positivo, porque me fazem situar melhor e ver com mais limpidez.

   O Homem faz-se na vida através de todos os ingredientes que a compõem e de todo o tempero que lhe dá sabor nas várias fases que são as formas do homem. Todas estas formas têm um encanto próprio que se mantém em cada pessoa como conteúdo de memória. Um conteúdo que é recordado com plano para subida na unidade que é conjugada permanentemente nas suas partes. Todos os planos ou formas da vida humana são muito exigentes para se completarem com perfeição, mas a forma adulta é aquela que me parece ser a mais exigente por constituir ou completar o homem na maior parte dos seus domínios. Por esta razão, todas as experiências vividas como menino, adolescente e jovem são fundamentais para darem consistência e força a esta fase que completa as capacidades e permite que possamos tomar iniciativas por nós próprios e decidir o que queremos para a nossa vida.

   É na fase adulta, sobretudo nos primeiros dez anos, que mais necessitamos de recorrer a todos os conhecimentos e a todas as experiências vividas para podermos optar nas decisões que temos de tomar. É vulgar dizer-se que é na adolescência que se vivem as grandes crises do ser humano. É nesta altura que se procuram os laços sociais no grupo, a marcação do espaço no convívio, se procura descobrir e compreender as grandes alterações por que passa o nosso corpo e, sobretudo, se procura reduzir o mundo à nossa própria vontade. Vivemos em crise pelas alterações bruscas a que estamos sujeitos e pela fragilidade que nos caracteriza. Mas se esta fase é uma fase vulnerável e crítica pelas razões aduzidas, não deixa de ser uma fase mais acompanhada e mais apoiada por suportes humanos que a fase da maior idade ou idade adulta. A partir dos 25 anos e até mais ou menos os 35 anos de idade, o homem vive em sucessivas crises de consciência, de desejo e de projecto. De consciência, porque tem que optar entre o viver segundo o momento e conforme a ocasião ou viver conforme o dever e segundo a tradição. Entre estes dois modos de vida pode escolher um terceiro, que corresponde ao viver segundo a sua única vontade e de acordo com o seu único juízo, mas aí opta por uma consciência individual e à margem da família e do grupo. Em qualquer um dos modos escolhidos, enquanto não encontra as bases que estruturam e edificam a capacidade de autonomia na sua consciência, a independência é pouco provável e o comportamento no seu todo é um comportamento debilitado. Crise de desejo, porque é confrontado com os valores que regulam a sociedade e pelas experiências a que a mesma nos sujeita. É uma provação permanente e uma exigência implacável. Ou se compreende e aceita o mundo social no modo como este está regulado e se distinguem as partes na sua responsabilidade; ou se discorda, retirando o valor do mundo na sua forma social objectiva, destacando-se apenas os elementos humanos e, neste caso, colocando-se em pé de igualdade tudo o que é mais fácil, vivendo e resolvendo as questões conforme a matéria que tivermos na ocasião. Vivendo e resolvendo progressivamente as questões-base dos nossos desejos (a casa, o automóvel, a independência económica, a esposa, filhos, etc.), mas admitindo tudo numa situação precária sem assumir culpa nem responsabilidade na parte que nos cabe. Pode dizer-se, em resultado, que os que resolvem as suas questões pelo modo da cooperação, acalmam quando têm a certeza que comungam do social e organizam a sua vida de modo independente e autónomo; enquanto os que actuam pelo modo ocasional e desresponsabilizado vão vivendo numa certa dependência para as suas soluções, mais à mercê dos outros e com desejos que lhe são impostos, em consequência menos tranquilos e com pouca auto-estima. De qualquer forma, em ambos os casos passam-se momentos de grande perturbação, sendo em meu entender mais aflitivo para aqueles que acreditam no mundo como um valor social, cooperando com esforço e dedicação a este valor. Nos primeiros tempos da maioridade, vive-se em crise de projecto, porque as situações não são estáveis nem seguras para quem inicia a vida em comunidade e comunga com a necessidade de constituir uma família a partir da sua própria vontade e com as suas possibilidades. Pode dizer-se que na maior parte dos casos tudo se forma de modo esquemático e transitório, e as partes dos planos são substituídas com regularidade. Pode pensar-se que a organização social na sua perfeição vai dependendo da disposição das partes e, por isso, o homem como ser social na sua aplicação e experiência necessita também de apurar os planos na sua disposição. Viver durante um tempo de modo esquemático e transitório surgirá como solução para os ajustamentos na adaptação à estabilidade e harmonia social. Os problemas que a vida levanta e o modo como os vamos resolvendo nesta primeira fase da maioridade ajudam a diminuir as tensões e a força das crises existenciais em que vamos vivendo, pelo menos até ao limite provável de 10 a 15 anos depois da maioridade. Mas pode concluir-se que esta fase é profundamente perturbada a partir de fora, e se o problema mais geral é da crise de identidade e em consequência de segurança e afirmação, os factores da consciência, do projecto e do desejo são os que mais reflectem as perturbações e os que mais evidenciam o apagamento ou ausência dos conteúdos das fases anteriores.

 

 

By Growing We Build the Dreams (V) 2

Macedo Teixeira

When I was a boy, I remember of going to the river, I called it the stream, and it even had some names to identify the place where I swam with my fellows and where we fished beautiful fishes. Questions of detail, but that give a simple and natural embellishment and make revive our closeness. On certain occasions of the year, especially in the summer I searched the elevations made by the farmers to dam up the waters and where was a little trickle of water, I adjusted it to make a mill. With a fig of the biggest ones that I went to fetch to the fig-tree that was there, I craved all around small wood chips from match-boxes or from little sticks I planed kindly. I crossed it with a stick on the vertical with a height of 12” to 16”, and with the base exterior to the fig, with the point well sharpened, I put it over a piece of clay with a little hole in the center, where the water-mill moved itself. Its speed in the movement was according to the little spout that I previously prepared. I could not forget to build some little walls to the height of the mill stick, where I after suspended a little wire or wood bar with a fine wire ring in the center, where the water-mill stick moved round in the superior vertical. I stayed hours looking at it, watching it move round and water flowing around it. I only left it to return home, but on the day after I went to watch it again.

When the stream increased by the alteration of the river flow, I no longer could play with my mill. I had to wait for another year and for the summer season, which was the one that allowed me to live this little dream. I did other things, I know it, but each one of them was different in the charm of life and in the hope of living longer. Each one of these moments moistened of perfume my sensitivity, they opened me times of anxiety to be someone in life. They created me wishes of coming to be in the future my own dream, as I was dreaming.

I feel in these happenings of a boy, and in those I have already written of my youth, a force that catches me and throws me ahead, a kind of “prize” that makes me feel man and that is helping me to fulfil the parts of my great dream. I feel a great joy when I remember some of the happenings that marked my life, and not all were pleasurable, but I lived them as a boy and I think of them with satisfaction. I believe that my conscience freed itself by my moral growth, but I do neither believe that I have done it to deceive myself nor to simulate what I do not feel. Even when I have more obfuscated sensations by any cloudiness of the past, my judgement does not remain much time confused or desperate, I only feel a light emotion that makes me change the seasoning of the momentary experiences and my passions decrease by a little time. I do not know if it would be possible to live without alterations in the degree of the will and of the wish to keep a flame lighted in an always intense manner. In my case, I feel those changes with a positive value, because they make me situate myself better and see with more limpidity.

Man makes himself in life through all of the ingredients that compound it and through all of the seasoning that gives it taste in the several phases that are the forms of man. All of these forms have a typical charm that remains in each person as a memory content. A content that is remembered with a plane to an ascent in the unity that is permanently conjugated in all of its parts. Every plane or form of human life are very demanding to complete each other with perfection, but the adult form is that which seems to me to be the most demanding, for it constitutes or completes man in the majority of his domains. For this reason, every experience lived as a boy, teenager and young are fundamental to give consistency and strength to this phase that completes the capabilities and allows that we can take initiatives by ourselves and decide what we want for our life.

It is in the adult phase, especially within the first tem years, that we need most to turn to all the knowledges and to all the lived experiences so that we can opt in the decisions we have to make. It is common to say that it is in adolescence that the human being lives their big crises. It is by this time that we seek the social bonds within the group, the marking of space in social life, we try to discover and understand the great alterations our body goes through and, above all, we try to reduce the world to our own will. We live in crisis by the sudden alterations we are subjected to and by the fragility that characterizes us. But if this phase is a vulnerable and critical phase by the reasons adduced, it does not cease to be a more accompanied and more supported phase by human supports than the phase of full age or adulthood. From 25 years and until more or less 35 years of age, man lives in successive crises of conscience, of wish and of project. Of conscience, because he has to opt between living according to the moment and according to the occasion or living in accordance with duty and according to tradition. Between these two ways of life he can choose a third one, which corresponds to living according to his own will and according to his own judgement, but there he opts for an individual conscience and on the margin of family and of the group. In any of these chosen ways, while he does not find the bases that structure and edify his capacity for autonomy in his conscience, independence is not likely and general behavior is a debilitated behavior. Crisis of wish, because he is confronted with the values that regulate society and by the experiences the same subjects us to. It is a permanent trial and an implacable demand. Either we comprehend and accept the social world in the way this is regulated and we distinguish the parts in its responsibility; or we disagree, withdrawing the value of the world in its objective social form, standing out only the human elements and, in this case, putting on the same level all that is easier, living and solving issues according to the matter we have on the occasion. Living and solving progressively the basic issues of our wishes (the house, the automobile, the economic independence, the spouse, children, etc.), but admitting everything in a precarious situation assuming neither guilt nor responsibility in our part. We may say, as a result, that those who solve their issues by the cooperation mode calm down when they are sure that they share the social and organize their life in an independent and autonomous way; while those who behave by the occasional and irresponsible mode are living within a certain dependence to their solutions, more at the mercy of others and with wishes that are imposed on them, consequently less tranquil and with low self-esteem. Anyway, in both cases, moments of great disturbance occur, being in my opinion more distressing for those who believe in the world as a social value, cooperating with effort and dedication to this value. Within the first times of majority, we live in a project crisis, because situations are neither stable nor secure to who starts life in community and shares the need to start a family from one’s own will and with one’s means. We may say that in most cases everything forms schematically and transitionally, and the planes’ parts are substituted regularly. We may think that social organization in its perfection is depending on the disposition of the parts and, therefore, man as a social being, in their application and experience, needs also to perfect the planes in its disposition. To live for a while schematically and transitionally will occur as a solution for the adjustments in the adaptation to stability and social harmony. The problems life raises and the way we are solving them within this first phase of majority help reduce the tensions and the strength of existential crises we are living in, at least to the probable limit of 10 to 15 years after majority. But we may conclude that this phase is deeply disturbed from the outside, and if the most general problem is that of identity crisis and consequently of confidence and affirmation, the factors of conscience, of project and of wish are the ones that most reflect the disturbances and the ones that most show the effacement or absence of the contents of the former phases.