Crescendo Constroem-se os Sonhos (V) 1 / By Growing We Build the Dreams (V) 1

02-12-2016 12:50

Crescendo Constroem-se os Sonhos (V) 1

Macedo Teixeira

    Ainda bastante jovens somos colocados perante a necessidade de elevar a competição sobre a colaboração e, na sua compreensão, estará imediatamente implícito a força do poder pelo que alguém recebe em dinheiro e é valorizado em exclusivo pela sociedade. As características humanas, na sua profundidade psíquica e mental, são desvalorizadas e o jogo torna-se dominação, força e eleição social. Infelizmente quebram em tenra idade esse sentimento natural que temos todos, esse sentimento puro de equipa, de grupo e de amizade pela glória de estarmos juntos. Pessoalmente digo que, como eu, serão poucos os que não se perdem e não desanimam definitivamente. Digo isto sem nenhum gosto especial nem nenhum destaque pessoal. Valeu-me uma poderosa luz que me iluminava desde que nascera, apesar de na minha juventude se ter quebrado na sua ligação com os meus sonhos. Uma luz que tem-se mantido sempre a fortalecer-me na fé de que outros sonhos hei-de realizar. Valeu-me depois o espírito que não se perdeu em mim e me soprou em todas as minhas aventuras. Ora me perdia, ora me encontrava, pela recordação do que me haviam ensinado e do que me haviam dito: “Se fores capaz de afinar os pensamentos com os actos, a tua luz te voltará a iluminar e o teu espírito te guiará.”

    As sociedades não têm uma visão sentimentalista e humana da vida, têm um pensamento humano carregado de desejos que realizam nos outros e confundem a ternura e afectividade na sua pureza, pois vêem sinais de esperança na caminhada humana da vida, mas deixam-se cegar por indiferença e superioridade de qualquer espécie. E o que é mais dramático e incompreensível é que envolvem os acontecimentos de substância negativa num jogo social, onde não se distingue ninguém como culpado ou como inocente para arrebatarem as vitórias a qualquer preço e com uma condição qualquer.

    É esse sentimento social que escolhe os mais poderosos num poder qualquer e que a minha consciência moral me faz admitir que poucos respeitam o poder dos valores verdadeiros. É esse sentimento que faz com que alguns jovens vão perdendo aos poucos o sentido da exaltação da vida na sua verdadeira dimensão; alguns quebrando mesmo todos os laços que os uniram e dignificaram na sua infância, até se perderem definitivamente no seu ser. Não chegam mais a sentir qualquer reforço familiar ou social desde o tempo de meninos, não sentem mais qualquer “prémio” que os estimule, porque lhe quebraram o sentimento natural e eles não foram capazes de se fazerem por dentro até serem suficientemente fortes para se fazerem também por fora com a liberdade de serem eles próprios. Há um “prémio” que está acima dos nossos olhos, não forçosamente aquele que resulta da visão social actual, que é importante para vivermos em comunidade, mas que não é o melhor para a nossa felicidade. Aliás, a visão que a sociedade actual tem da Humanidade e daquilo que é humano não é caracterizada pelo principal, que é, como disse, ser sentimental e humana, e por isso, se assim o homem vai vivendo dentro do possível, viveria muito melhor e seria mais feliz se vivesse com estes predicados. A visão actual da sociedade é de desejo de dar nas vistas e de excluir tudo o que a responsabilizar e tudo o que em pensamento não lhe der gozo nem sensação de vitória. Somos já bastante perfeitos em pensamento; desenvolvemos concepções morais de projecção, idealizamos e escrevemos acordos de princípio e de regulação social, mas na prática negamos os nossos pensamentos, não por esforço intencional, mas por ilusão, pois acreditamos mais no que pensamos do que o que fazemos para a sua prática.

   Não encontro outra razão que não seja aquela que acabei de referir, aquela que motiva tantos desencantos sociais e tantos desencontros com os ideais da juventude e a sua própria força. Acredito que uma visão humana e sentimental há-de gerar o carinho pela estima dos verdadeiros e sinceros valores; dos valores que garantem a aventura da juventude de cada um e o encontro com os laços que tornam perene a vida. Será esta categoria do pensamento que valorizará a vida jovem, que estimulará o desejo da responsabilidade nos actos em que são intérpretes e aumentará a segurança com vista ao seu futuro. A sociedade espera dos jovens a confiança de serem capazes de tomarem conta dos destinos do mundo e dos valores que o compõem; por isso exige-lhes capacidade, inteligência e responsabilidade, mas tal só é lícito se a sociedade os acompanhar nos momentos em que são mais frágeis. Nós nunca nos poderemos sentir confiantes e seguros no mundo se continuarmos a fazer o homem só para os nossos objectivos e só para uma certa perspectiva social. O Homem é muito mais do que o ser vencedor e o ser de sucesso. Na verdade, pode ser vencedor de quê? Se a ordem percorrida não for a da competição, mas a da dominação! E o sucesso tem em conta o quê? O humano, o natural, o serviço, ou simplesmente o espectacular, o irracional e o resultado?

   Se o homem começar a formar-se na sua juventude, através da consciência social que refiro, então o “prémio” que receberá estará acima dos nossos olhos, porque assim a nossa conduta e os princípios que a regularão concluirão o nosso pensamento e os nossos desejos. Passaremos a ser mais justos não só por praticarmos a justiça, mas por participarmos dela de modo implícito e inclusivo; os outros não serão só expressões de julgamentos, mas também expressões de partilha. Os outros não serão os diferentes e nós os iguais; serão iguais que não tiveram as condições normais ou as perderam por qualquer motivo no jogo da vida social. Será esta visão sentimental que irradiará a luz que nos chega de muito longe; será uma visão do espírito que atingirá as almas e as elevará à forma da sua luz e à eternidade da vida. Subir e fazer subir os outros será a nossa obediência suprema e a nossa vontade divina. Não olharemos mais sobre a nossa luz natural só para fazermos juízos de reprovação; olharemos fundamentalmente pela alegria de apreciarmos e valorizarmos; pela alegria de fazermos juízos de lembrança que como iguais teremos que ser mesmo assim, porventura produzindo algo simples ou complexo, mas nunca nada fazer por não ter recebido muito.

   Ainda toco nas minhas recordações com uma sensibilidade cheia de desejo de aí permanecer. Não se pode parar o tempo da nossa história, mas os quadros com que a pintamos revelam, em certos casos, momentos de pormenor que jamais poderemos esquecer. Quando era menino brincava com as coisas pelo prazer de as ter e as utilizar para a minha satisfação. Sabia lá eu que brincava com os meus próprios sonhos. Afinal, nós temos os nossos sonhos reais, que não são fantasias nem nos deixam no vazio da lembrança. São mesmo realidades que nos acontecem ou que nós as provocamos e que depois causam uma brilhante recordação. E mesmo que ao crescermos tenhamos passado maus bocados, são relevantes os pormenores que nos fascinam pela impressão de regresso ao tempo como sensação de libertação causada pelo bem-estar social por havermos conseguido superar as dificuldades. Essas recordações têm-me feito homem e têm-me ajudado a encontrar o caminho para a realização dos meus desejos e sonhos que quando jovem acreditei realizar. Esses pormenores deram-me força para regenerar deficiências estruturais psíquicas e morais; encheram-me quando estava vazio de um alimento que não sei ao certo de onde vem nem em que forma se assimila; sei que é diferente do alimento físico e me estabiliza emocionalmente quando estou mais carente de tudo. Sei que é raro na sua abundância, que temo ser demasiado esbanjador quando não me certifico das minhas possibilidades. E em casos extremos chego a pensar o que seria de nós se esse alimento acabasse!... Observo a Natureza e vejo que os bens alimentares vão escasseando, mas acredito que a regeneração natural e a diversidade serão capazes de resolver as dificuldades. Quando me refiro ao natural, quero referir-me ao que é visível, aquilo que se transforma por acção de forças que estabelecem trocas entre si. Umas implicam as outras, e no jogo natural a regeneração e a diversidade são consequenciais. Mas o invisível, aquilo em que não podemos tocar, nem moldar pela transformação vital; aquilo que é essência, se radica a si mesmo e se manifesta de uma forma tão misteriosa e tão cálida, essa realidade eu desejo-a tanto que gostava que estivesse sempre presente, mas ao verificar que não é consequencial e só vem de vez em quando fico preocupado com a sua utilização.

 

 

By Growing We Build the Dreams (V) 1

Macedo Teixeira

Still very young we are put before the need to elevate the competition above collaboration and, in its comprehension, it will be immediately implicit the strength of power by what someone earns in money and by what is valued in exclusive by society. Human characteristics, in its mental and psychic deepness, are devalued and the game becomes domination, strength and social election. Unfortunately they break in early age that natural feeling that we all have, that pure feeling of team, of group and of friendship by the glory of being together. Personally I say that, as me, it will be few who do neither lose themselves nor get discouraged permanently. I say this without any special liking or any personal prominence. It helped me a powerful light that illuminated me since I was born, although in my youth it had broken in its connection with my dreams. A light that has always kept me strengthening in the faith that other dreams I will fulfill. It helped me later the spirit that did not lose itself in me and that blew me in all my adventures. Sometimes I lost myself, sometimes I found myself, by the remembrance of what I was taught and of what I was told: “If you are able to fine-tune the thoughts with your acts, your light will illuminate you again and your spirit will guide you.”

Societies do not hold a sentimental and humane view of life, they have a human thought full of desires that are fulfilled in the others and confound tenderness and affectivity in its purity, because they see signs of hope in the human walk of life, but they let themselves to be blinded by indifference and superiority of any species. And what is more dramatic and incomprehensible is that they envelop happenings in a negative substance in a social game, where no one is distinguished as guilty or innocent to carry off victories at any price and in any condition.

It is that social feeling that choses the most powerful in any power and that my conscience makes me admit that few respect the power of true values. It is that feeling that makes some young people to lose the sense of the exaltation of life in its true dimension; some even break all bonds that tied them and dignified them in their childhood, until they lost themselves if their being. They no longer come to feel any familiar or social reinforcement since the time they were children, they no longer feel any “prize” that stimulates them, because they broke the natural feeling and they were not able to make themselves from within until they were strong enough to make themselves on the outside with the freedom to be themselves. There is a “prize” that is above our eyes, not necessarily that which comes from the present social view, which is important for us to live in community, but that is the best for our happiness. Besides, the view that society holds of Humanity and of what is human is not characterized by the main thing, which is, as I said, to be sentimental and humane, and therefore, if so man lives as possible, he would much better and would be happier if he lived with these attributes. The present society’s view is of the desire to show off and to exclude everything that holds it responsible and everything that in thought does neither please it nor gives it a sensation of victory. We are already very perfect in thought; we develop moral conceptions of projection, we idealize and write agreements in principle and of social regulation, but in practice we negate our thoughts, not by intentional effort, but by illusion, since we believe more in what we think than what we do to its practice.

I find no other reason but that which I have just referred, that which motivates so many social disenchantments and so many divergences with the ideals of youth and its own strength. I believe that a humane and sentimental view will generate the fondness by the esteem of true and sincere values; of the values that guarantee the adventure of each one’s youth and the meeting with the bonds that make life perennial. It will be this thought category that will value young life, that will stimulate the wish for responsibility in the acts in which they are interprets and will increase security regarding their future. Society expects from young people the confidence of being capable of taking care of the world’s destinies and of the values that compose it; therefore it demands of them capacity, intelligence and responsibility, but such a thing is only licit if society supports them in the moments they are more fragile. We can never feel ourselves confident and sure in the world if we keep making man only for our goals and only for a certain social perspective. Man is much more than the winner being and the being of success. In fact, he can be a winner of what? If the order covered is not that of competition, but that of domination! And success takes what into account? The humane, the natural, the service, or just the spectacular, the irrational and the outcome?

If man begins to form itself in its youth, through the social conscience I refer, then the “prize” he receives will be above our eyes, because that way our conduct and the principles that will regulate it will conclude our thought and our wishes. We will come to be more just, not only by practicing justice, but also because we participate in it in an implicit and inclusive way; the others will not only be expressions of judgements, but also expressions of sharing. The others will not be the different and us the equal; they will be equals who did not have the normal conditions or who have lost them for some reason in the game of social life. It will be this sentimental view that will irradiate the light that comes from very far; it will be a view of the spirit that will reach the souls and will uplift them to the form of their light and to the eternity of life. To ascend and to make others ascend will be our supreme obedience and our divine will. We will no longer look above our natural light only to make reproof judgements; we will look fundamentally for the joy of appreciating and valorizing; for the joy of making memory judgements that as equal we will have to be really that way, perhaps producing something simple or complex, but never doing nothing because we did not receive so much.

I still touch on my remembrances with a sensitivity full of desire to remain there. We cannot stop the time of our history, but the pictures with which we paint it reveal, in certain cases, moments of detail that we can never forget. When I was a boy, I played with things for the pleasure of having them and use them to my satisfaction. I did not know that I was playing with my own dreams. After all, we have our real dreams, which are neither fantasies nor let us in the emptiness of the memory. They are really realities that happen to us or that we provoke and that after cause a brilliant remembrance. And even if we, when growing, have had bad times, the details that fascinate us by the impression of return to the time as a sensation of liberation caused by the social well-being are relevant because we managed to surpass the difficulties. Those remembrances have made me a man and have helped me to find the path towards the fulfilment of my wishes and dreams that, when I was young, I believed to fulfil. Those details gave me strength to regenerate structural psychic and moral deficiencies; they filled me when I was empty of a nourishment that I do not know for sure where it comes from nor in which form we assimilate it; I know it is different from physical nourishment and that stabilizes me emotionally when I am more emotionally deprived of everything. I know that it is rare in its abundance, that I fear to be too much a squanderer when I do not make sure of my possibilities. And in extreme cases I even think what would be of us if that nourishment ended!... I observe nature and I see that foodstuffs are getting scarce, but I believe that natural regeneration and diversity will be able to solve the difficulties. When I refer to the natural, I want to refer to what is visible, to what is transformed by an action of forces that establish exchanges between themselves. Some imply others, and in the natural game, regeneration and diversity are consequential. But the invisible, that which we cannot touch, nor mold by vital transformation; that which is essence, which roots itself and which manifests itself in such a mysterious and ardent way, that reality I desire it so much that I would like it was always present, but by verifying that it is not consequential and that it only comes from time to time when I get worried with its utilization.