Crescendo Constroem-se os Sonhos (III) 1 / By Growing We Build the Dreams (III) 1

20-05-2016 17:40

Crescendo Constroem-se os Sonhos (III) 1

Macedo Teixeira

    Temos que escolher entre um mundo natural, com a sua própria ordem e com a nossa liberdade de escolha para viver, e um mundo natural e humano construído por nós, mas com egoísmo e só para a nossa vida. Essa escolha tem que ser feita pela necessidade de caminharmos para uma ordem que recapitula a perfeição humana, no mundo do ser criança, do ser jovem e do ser adulto.

   Ainda me lembro das primeiras sensações e do eco da gritaria ao sairmos da escola, do pontapear as pedras e empurrar para o chão os companheiros de que às vezes mais gostávamos. Era uma certa maneira de dizer: “Até amanhã!” Tornava-se na forma de manifestar a amizade de qualquer modo. E se não era, por vezes, o melhor modo, a experiência realizava-se e o sentimento começava a tornar-se forte.

   É neste quadro de efeitos temporários e distantes que começa a nascer para cada criança urna nova perspectiva sobre o que vai ser novo e diferente no futuro. Novos companheiros, outras situações que desconhecemos e, porventura, mais tristezas e alegrias sobre as passagens ou reprovações na escola; perturbações da nossa inteligência, que ainda não está completa, nem pode ainda compreender todas as razões.

   Mais quietos e mais conformes com a nossa natureza de meninos, vamos situando a nossa vida e fazendo questão que ela seja como queremos. Construímos os nossos desejos num jogo de forças e de relações sociais que são a expressão da educação e da ordem dominante. Inventamos soluções para as nossas dificuldades e suprimos as faltas de todo o tipo de coisas, pelas respostas que encontramos. Às vezes vivemos alheados de tudo o que não queremos sem a certeza de porque o fazemos, mas com a ideia de que resistimos deste modo à forma de um mundo que nos querem mostrar. Um mundo que é nosso, mas muito diferente daquele em que vivêramos antes, que era completamente nosso, porque éramos pequeninos e não conhecíamos classes. Agarramo-nos ainda a ele com todas as nossas forças e todas as recordações que guardamos, pensamentos que se tornam na força que nos mantém na certeza de que era bom viver como quando fomos pequeninos. Nesse mundo não éramos estranhos e sabíamos como fazer. Não tínhamos que nos mostrar nem ganhar consciência das nossas dificuldades. Afinal, alhear-se nesta fase que recapitula a fase de menino é uma forma de resistir a uma outra ordem que vamos pouco a pouco reconhecendo como necessária, já que o outro plano do nosso ser, o plano da responsabilidade, vai rasgar o véu que escondeu anteriormente os grandes mistérios da nossa vida.

   Agora já não somos mais, nós e o mundo, que era nosso e só entrava nele quem nós queríamos e gostávamos. Já não podemos fazer o que queremos nem que seja para chamar a atenção e sermos o centro da vida. As interrogações nesta fase da responsabilidade, no que ela tem de limites, tornam-se na plantação do querer existir em cada momento conforme as sensações que temos. Sensações que ainda não são verdadeiramente nossas porque lhes falta ainda um sujeito determinado a existir livremente, sem qualquer condição que não seja a de ser sujeito num mundo de objectos. A adolescência rompe numa atitude descomprometida com o mundo e com as pessoas; não acontecem factos que entusiasmem muito e agradem o suficiente. O mundo e as pessoas configuram expressões e formam sentimentos que são hipoteticamente contrários às soluções que os adolescentes desejam e acreditam ser possíveis. A figura do sujeito determinado a existir livremente não se exprime ainda senão como ideal, não tem ainda suporte de atitudes completamente livres. O que os jovens vêem e sentem nesta altura desliza para emoções que não trazem nada de novo e que permaneça muito tempo. As atitudes são ainda frágeis e não libertam a vontade de tudo fazerem conforme lhes dá mais gozo e não do que seja melhor para todos. “O princípio do prazer e o princípio da responsabilidade” não são muito distintos nos seus limites nem nas suas formas. Nesta altura os jovens adolescentes não deixam os domínios do prazer, pois assumem-se “senhores do que sentem e querem”, participam na cooperação social pelo ensaio da responsabilidade, mas sentem-se "estrangeiros" quanto às regras que são socialmente adoptadas e que têm de respeitar. Não sei se é da nossa própria natureza resistir na revelação de qualquer plano, em que não fizemos as regras; sei que mesmo bastante mais velhos não nos é fácil conhecer e aceitar sem qualquer constrangimento na vontade o que é escrito e regulado para qualquer estrutura organizativa e sua aplicação prática. Sei que há em toda a nossa vivência e nos seus diferentes actos diversos pontos críticos entre a concordância e a decisão. Julgo não ser despropositado dizer que, na revelação dos planos, o dia e a noite têm um ponto crítico real, um ponto em que há tangência da noite com o final do dia e vice-versa. Com esta ideia pretendo justificar uma certa ordem natural e social e as diferentes perspectivas em que nos temos de colocar. Digo que tem que haver uma superação pessoal das qualidades do dia para o experimentarmos nos diferentes modos e sentirmos profunda e implicitamente as suas diferentes mudanças. É assim que se vivem estes planos elementares da unidade que se chama dia e é assim que se compreende que há na natureza uma certa ordem cíclica e que as mudanças desta resultam de transformações. Pretendo mostrar, afinal, que mesmo sobre a nossa relação com a natureza existe uma certa necessidade de ajustamento e superação dos pontos críticos em resultado das transformações naturais e que o homem não o faz com voluntarismo absoluto. Creio, entretanto, que é esta atitude que faz com que o homem seja um ser cultural por excelência e me leva a compreender que seja da nossa natureza a vontade de resistir a tudo o que está feito e a dar-lhe outra forma. Vejo, porém, que este grau de resistência vai mudando à medida que vamos sendo maiores e que os limites da sua maior complicação se verificam em certas idades e nos domínios da ordem humana e social. Concluo, porém, que mesmo na ordem natural a nossa relação tem de ser de superação e ajustamento, o que quer dizer que não podemos proceder em contradição para vivermos naturalmente bem. Logo, esta atitude de resistência humana será porventura natural, mas torna-se em certas fases da nossa vida numa força de acção muito poderosa pelo que deverá ser muito bem apreendida na ordem social para que cada um de nós não se perca no seu crescimento correcto.

 

 

By Growing We Build the Dreams (III) 1

Macedo Teixeira

We have to choose between a natural world, with its own order and with our freedom of choice to live, and a natural and human world built by us, but with selfishness and only for our life. That choice has to be made by the necessity of we walking towards an order that recapitulates human perfection, in the world of being child, of being young and of being adult.

I still remember of the first sensations and of the echo of the clamor when he went out of school, of the kicking to the stones and of the pushing to the floor the mates who we liked the most. It was a certain way of saying: “See you tomorrow!” It turned into the form of manifesting friendship by any means. And if it was not, sometimes, the best way, the experience realized and the feeling began to grow stronger.

It is in this picture of temporary and distant effects that begins to bear for each child a new perspective about what is going to be new and different in the future. New mates, other situations that we ignore and, perhaps, more sorrows and joys about the passings or failures in school; disturbances of our intelligence, which is not yet complete, nor can yet understand all the reasons.

Quieter and more conformable with our nature of little boys, we are situating our life and insisting that it should be as we want to. We build our wishes in a game of forces and of social relationships that are the expression of education and of the dominant order. We invent solutions for our difficulties and we supply the lacks of all kinds of things by the answers we find. Sometimes we live alienated of everything we do not want to without sure of why we do it, but with the idea that we resist by this way to the form of a world that someone wants to show us. A world that is ours, but very different from that we had lived in before, which was fully ours, because we were little ones and we did not know classes. We still cling to it with all our strengths and all the remembrances we keep, thoughts that become the strength that keeps us in the certainty that it was good to live as when we were little ones. In that world we were not strangers and we knew how to do. We did not have to show ourselves nor become aware of our difficulties. After all, to alienate oneself in this phase that recapitulates the little boy’s phase is a way of resisting to another order that we are little by little acknowledging as necessary, since the other plane of our being, the plane of responsibility, will tear the veil that hid previously the great mysteries of our life.

Now we are no longer us and the world, which was ours and in which only entered who we wanted to and liked. We can no longer do what we want, not even to draw attention to ourselves and be the center of life. The questions in this phase of responsibility, in what it has of limits, become the plantation of wanting to exist at each moment according to the sensations we have. Sensations that are not yet truly ours because they still lack a subject determined to exist freely, without any condition but that of being a subject in a world of objects. Adolescence breaks in an uncommitted attitude with the world and with people; it do not happen facts that enthuse very much and please enough. The world and the people configure expressions and form feelings that are hypothetically contrary to the solutions that teenagers wish and believe are possible. The figure of the subject determined to freely exist does not express itself yet except as an ideal, it does not have yet support of completely free attitudes. What young people see and feel at this time slips to emotions that do not bring anything new and that remains for much time. Attitudes are still fragile and do not free the will to do everything as it gives them more enjoyment, and not to do what is best for all. “The pleasure principle and the responsibility principle” are not very distinct on their limits nor in their forms. By this time, the young teenagers do not leave the domains of pleasure, since they assume themselves as “masters of what they feel and want”, they participate in the social cooperation by the essay of responsibility, but they feel “strangers” to the rules that are socially adopted and that they must respect. I do not know if it is of our own nature to resist in the revelation of any plane, in which we did not make the rules; I know that even very older it is not easy for us to know and accept without any constraint in the will what is written and regulated for any organizing structure and its practical application. I know there is in all our experience and in all its different acts several critical points between concordance and decision. I think it is not unsuitable to say that, in the revelation of the planes, day and night have a real critical point, a point on which there is tangency of the night with the end of the day and vice versa. By this idea I intend to justify a certain natural and social order and the different perspectives in which we have to place ourselves. I say there has to be a personal surpassing of the day qualities to experience it in the different ways and to feel deeply and implicitly its different changes. It is by this way that we experience these elementary planes of the unity called day, and it is by that way that we understand there is in nature a certain cyclic order and that the changes of this result from transformations. I intend to show, after all, that even about our relationship to nature there is a certain necessity of adjustment and surpassing of the critical points as result of natural transformations and that man does not do it with absolute voluntarism. I believe, meanwhile, that it is this attitude that makes man to be a cultural being by excellence and that leads me to understand that it is of our nature the will to resist to all that is done and to give it another form. I see, however, that this degree of resistance will be changing as we are becoming adults and as the limits of its greater complication occur certain ages and within the domains of human and social order. I conclude, however, that even in natural order our relationship has to be of surpassing and adjustment, which means that we cannot proceed in contradiction to live naturally well. Therefore, this attitude of human resistance will perhaps be natural, but it turns itself into a very powerful force of action, for it should be well aprehended in the social order, so that each one of us does not lose themselves in its correct growth.