Crescendo Constroem-se os Sonhos (II) / By Growing We Build the Dreams (II)

01-04-2016 15:58

Crescendo Constroem-se os Sonhos (II)

Macedo Teixeira

    Tenho-me interrogado acerca desta questão, perguntando a mim mesmo se a realidade que vivemos em cada fase da nossa vida não poderia ser vivida de modo diferente, se não poderia ser ao menos reforçada pela presença permanente de laços de ternura e sentimentos de espera por uma presença que queremos e que não deveria acabar nunca. Compreendo que não podemos ser sempre donos do nosso tempo e da nossa vontade; sei que um dia, quando somos maiores e mais velhos, temos de aprender a tomar conta de nós e até da comunidade a que pertencemos. Sei que é necessário o exercício da libertação e da responsabilidade que a Escola e a Sociedade nos iniciam no tempo próprio, pois não podemos viver sempre na dependência dos outros. Mas não compreendo que não possamos ser acompanhados eternamente de laços de ternura e de espera, pela chegada ao lugar e ao coração do que a nossa existência nunca deixou de sentir e desejar. Sei que são muitos aqueles em que as condições humanas são muito pobres e o aconchego não é senão desespero, mas não creio que isso tenha de ser assim. Julgo que muitas vezes essas realidades vivenciais são a expressão final e dolorosa de um mundo desumano que a sociedade prepara sem se lembrar que o que vê nos outros é a imagem do seu próprio sofrimento.

    Se a Sociedade fosse capaz de entender que um bocadinho de " pão", com a alegria do afecto e a estima do sentimento pode dar força para enfrentar os grandes obstáculos, não sentiria tanta dor em tantas pessoas nem os grupos tentariam a fuga para um mundo que não estará completo, se lá não estivermos todos. Se a sociedade fosse, não apenas a expressão do grupo, mas o seu verdadeiro valor, que vale pelas qualidades e capacidades das pessoas e, sobretudo, pela força que dispõe para resolver os problemas do mundo em que é basicamente responsável. Se a sociedade fosse assim, ela seria um valor que todos queriam e não um valor que é por muitos rejeitado dadas as falsas qualidades, que são em grande parte as mais evidentes. A sociedade terá que entender cada vez mais que serão as qualidades verdadeiras que a tornarão coesa e elevada, serão esses valores que farão elevar o homem aos sentimentos mais profundos do valor da vida.

    Falo de ternura, da presença e da espera, falo de qualidades do afecto e do coração, mas também outras devem começar muito cedo a serem evidentes para a criança. A justiça, a coragem, a rectidão, a liberdade, a amizade e outros valores vão-se descobrindo pela experiência, mas os adultos não podem demonstrar às crianças a sua importância, pela exemplificação das falsas qualidades. Não se podem resolver os problemas do mundo se não se melhorarem as nossas atitudes, os nossos actos e os nossos pensamentos. Tenho ainda presente o que ouvia contar sobre alguns acontecimentos que marcaram positivamente a nossa história nos domínios da conquista e da expansão, mas fundamentalmente nos domínios da coragem e da sinceridade dos vários exemplos humanos que ficaram para sempre gravados na minha memória de criança. A personalidade de uma criança, a sua memória e a sua imaginação têm que ser construídas com conteúdos sinceros, acontecimentos com alguma heroicidade e factos que criem plasticidade. Também guardo com carinho algumas passagens de que foram exemplos pessoas das mais diversas origens - o seu carácter, a sua sinceridade e a convicção com que praticavam os seus actos, servem-me, ainda hoje, de reforço para o equilíbrio emocional e social, especialmente nos momentos em que na sociedade actual não encontro senão um ambiente desconexo e vazio de sentido. É nestes valores que se formam as maneiras da sensibilidade e os diversos pensamentos que muito cedo serão repartidos na caminhada da nossa vida e no valor da expressão que lhe vamos dando à medida que crescemos e nos tornamos homens.

    Quem não se lembra de alguns dos momentos da sua meninice? Daqueles momentos que facilitaram a abertura da nossa memória pelas traquinices consentidas e pelas brincadeiras atordoadas de emoção. Era menino e gostava tanto de pescar, que me esquecia do comer e da promessa de chegar cedo, que tinha feito a minha mãe. Depois da escola ou aos fins de semana pegava numa cana com linha e anzol, metia um bocado de pão no bolso e lá ia a procura do melhor pesqueiro que houvesse próximo de onde morava. Atirava algumas pedrinhas aos peixes, brincava com eles, sem ter consciência disso! Depois, gostava de os atacar com todas as minhas habilidades, com pedras maiores afastava-os uns dos outros, a água formava círculos concêntricos e uma certa ondulação que os confundia. Esperava que esta voltasse a normalidade e à sua limpidez, fazia uma bolinha de pão e colocava-a no anzol a servir de isco. Como precedente, atirava à água bastantes bocadinhos de pão para os atrair, e como consequência não tardava a trazer para cima uma "boga", um "escalo" ou um "barbo", que manifestavam tanta vida como aquela que é própria de uma natureza pura. Foram momentos que tive e que devem ser semelhantes a todas as crianças, senão nos factos, pelo menos nos desejos e na vontade de experimentar. Momentos que temos num certo tempo que são bons quando realizados ou são tristes quando insatisfeitos ou irrealizáveis por qualquer razão, mas que nem por isso deixaremos de estar alegres e de ser crianças sadias.

    Foram sensibilidades da inocência e da pureza do nosso espírito; foram elas que nos deram força, nos alimentaram de ternura e até nos guindaram da solidão das tristezas ou das alegrias quando não tínhamos grupo para as manifestarmos. Foram o prémio de um valor que exaltava a nossa alma de pequeninos e nos abria os sonhos das ilusões passageiras que, apesar de tudo, tinham uma graça especial.

    Quem não se lembra de pouco ter dormido na noite em que lhe tinham dado alguma coisa para calçar ou vestir, jogar ou passear? Quem não sentiu que a noite era demasiado longa e o dia tardava a nascer, para podermos ver e mostrar o que nos tinham dado? Fossem umas botas de cabedal duro e forte para atestarem alguma humildade económica, fossem uns belos sapatos de verniz para estrearmos em cerimónia ou prendarmos os valores materiais da vida de quem tinha um pouco mais para gastar e podia viver do luxo. Quem não se lembra destas palpitações nervosas pela causa de uma realidade que era necessária, mas que para nós era uma prenda que fazia notar e, ao mesmo tempo, nos fazia dizer: "Vês o que eu tenho novo, não é bonito?"

    Todos se lembram com certeza, mas a maior parte de todos nós, nas grandes ocasiões da vida, esquecem esse sentimento de pertença dado pelos valores vividos que não "ilustram na sua recordação", mais pela origem económica do que pelos factos, pois os meninos são sempre desculpáveis! Esquecem estes sentimentos por julgá-los pobres e tornam-se sobranceiros em relação a estas "meninices", julgando-se muito certos e muito mais crescidos como adultos.

    Grande erro em que caímos, que poderá ser desculpável quando resulta da nossa ignorância, do desconhecimento do valor cultural que tem origem e riquezas diversas ou do desconhecimento do valor dos valores. Mas já não poderá ter desculpa se esta atitude for de elevação social, sem ter substrato real nem o valor cultural da humildade, em virtude da negação dessas vivências, querendo-se ser arrogante e ter mais que os outros, mesmo através dessa distinção falsa. Estaremos numa atitude baixa, porque negamos a nossa sensibilidade de crianças e mostraremos um adulto que ainda não somos nem nunca seremos se não mudarmos. Será uma atitude sem exemplo, porque todos devemos ser mentores de exemplos comparativos de um mundo de valores com partilhas diferentes e origens diversas; o nosso mundo de crianças é um mundo mais semelhante e comum que os mundos seguintes.

    As maneiras da sensibilidade são várias e serão tanto mais ricas quanto mais história factual tiverem. A todos sem excepção é reconhecida a sua vida e a qualidade igual que esta deve ter; se diferenças houver, serão naturais, e por qualquer razão que não será da nossa conta. Essas qualidades não criarão sentimentos de abaixamento social em quem as viveu e experimentou; se forem pobres os objectos com que brincáramos, terão o sabor da recordação de como foram experimentados no efeito da diversão e não pelas capacidades tecnológicas ou culturais que possuíam. Se os objectos forem materialmente ricos e muito sofisticados, trarão à recordação o mesmo sentimento de alegria, porque as crianças brincam mais pelo gosto do prazer do que pelo gosto do ter. A afirmação pelo ter objectos valiosos em adultos é uma noção social de poder que tem uma raiz mais dominadora do que humana. E é bom que se diga, que são as experiências de criança e a riqueza do mundo em que esta vive e é educada, que permitem o equilíbrio, mais tarde, entre a ordem do poder social e a ordem do dever humano.

    Não se sabe, com pormenor, a força da sensibilidade que recebemos em cada fase ou ocasião da nossa vida, mas é específico da ordem natural, que sejamos estimulados por forças e tensões para a criação de atitudes cada vez mais originais. Emergem, por efeito destas riquezas, as maneiras da sensibilidade que criarão o nosso mundo que, sendo natural, se tornará cada vez mais humano e, por isso, perfeito como as nossas vontades o querem. O nosso mundo terá que ser cada vez mais sensível e imaginário, terá que ter uma história rica de acontecimentos, especialmente da nossa infância, acontecimentos que sejam simples e que permaneçam sempre na nossa memória, para que possamos ser mais tarde como pessoas e adultos muito mais elevados.

 

 

By Growing We Build the Dreams (II)

Macedo Teixeira

I have wondered about this question, asking myself if the reality we live in each phase of our life could not be lived otherwise, if it could not at least be reinforced by the permanent presence of tenderness bonds and feelings of expectation we want and that should never end. I understand that we cannot always be the masters of our time and of our will; I know that one day, when we are bigger and older, we have to learn to take care of ourselves and even of the community we belong to. I know that is necessary the exercise of liberation and responsibility to which School and Society initiate us, since we cannot always live depending on the others. But I do not understand that we cannot be eternally accompanied by tenderness and expectation bonds, by the arrival to the place and to the heart of what our existence never stopped of feeling and wishing. I know that are many those whose human conditions are very poor and snugness is nothing but despair, but I do not believe that that has to be that way. I think that many times those experiential realities are the final and painful expression of an inhuman world that society prepares without remembering that what it sees in the others is the image of its own suffering.

If society was able to understand that a little bit of “bread”, with the joy of affection and the esteem of feeling can give strength to face the great obstacles, it would not feel so much pain in so much people nor groups would try the escape to a world that will not be complete, if we all will not be there. If society was, not only the expression of the group, but its true value, which values for the qualities and capacities of the people and, above all, for the strength it disposes to solve the problems of the world in which is basically responsible. If society was like that, it will be a value that everyone wanted, and not a value that is rejected by many, given the false qualities, which are mainly the most evident. Society will have to understand even more that it will be the true qualities that will render it cohesive and elevated; it will be those values that will elevate man to the most profound feelings of the value of life.

I speak of tenderness, of presence and of expectation, I speak of qualities of affection and of the heart, but also others shall begin very early to be evident to the child. Justice, courage, righteousness, freedom, friendship and other values are going to be discovered by experience, but the adults cannot show to children their importance, by the exemplification of the false qualities. We cannot solve the problems of the world if our attitudes, our acts and our thoughts are not bettered. I still have present what I heard telling about some events that marked positively our history in the domains of conquest and expansion, but fundamentally in the domains of courage and sincerity of several examples that became forever stamped on my child memory. The personality of a child, their memory and their imagination have to be built with sincere contents, events with some heroism and facts that create plasticity. I also keep kindly some passages of which were examples people of the most diverse origins — their character, their sincerity and the conviction with which they practiced their acts serve to me, still today, as a reinforcement to the emotional and social balance, especially in the moments when in the present society I find nothing but a disconnected environment and void of meaning. It is on these values that are formed the manners of sensibility and the several thoughts that very early will be divided on the walk of our life and on the value of the expression we are giving as long as we grow and become men.

Who does not remember of some of the moments of their childhood? Of those moments that facilitated the opening of our memory by the consented naughtinesses and by the plays dazed of emotion. I was a boy and I liked fishing so much, that I forgot of eating and of the promise of arriving early, which I had made to my mother. After school or on weekends, I caught a fishing-rod with a fishing-line and a fish-hook, I put in a piece of bread in my pocket and there I went in search of the best fishery that was near where I lived. I threw some little stones to the fishes, I played with them, without being aware of that! Then, I liked to attack them with all my skills, with bigger stones I divert them from one another, the water formed concentric circles and a certain ripple that confounded them. I expected that this went back to normal and to its limpidity, I made a little ball of bread and put it into the fish-hook to serve as a bait. As a precedent, I threw to the water many little bits of bread to draw them, and as a consequence I would not delay to bring up a boce, a goldfish or a barbel, which manifested so much life as that that is proper of a pure nature. They were moments I had and that should be similar to all children, if not in the facts, at least in the desires and in the will to experiment. Moments that we have in a certain time that are good when realized or that are sad when dissatisfied or unrealizable by any reason, but that not even because of that we will cease to be happy or to be sound children.

They were sensibilities of the innocence and of the purity of our spirit; it were they that gave us strength, nourished us with tenderness and even lifted us from the loneliness of sorrows or joys when we had not a group to manifest them. They were the prize of a value that exalted our soul of little ones and that open the dreams of passing illusions that, despite everything, had a special grace.

Who does not remember of having slept little in the night in which we were given something to put on or to dress, play or to ride? Who have not felt that the night was too long and that the day took long to dawn, so that we could see and show what we were given? Were they hard and strong leather boots to attest some economic humility, were they nice varnish shoes to use for the first time at a ceremony or to bestow on the material values of the life of who had little more to spend and could live of luxury. Who does not remember of these nervous palpitations by the cause of a reality that was necessary, but that for us was a gift that made notice and, at the same time, made us say: “See what I have of new, isn’t it beautiful?”

Everyone surely remembers, but the most of us, on the grand occasions of life, forget that feeling of belonging given by the lived values that do not “illustrate on their remembrance”, more by the economic origin than by the facts, for the boys are always forgivable! They forget these feelings, for they find them poor and become haughty regarding these “childishnesses”, thinking themselves as very sure and much more grown as adults.

Big mistake we run into, which may be forgivable when it results from our ignorance, from the lack of knowledge of the cultural value that has origin and several richnesses or from the ignorance of the value of values. But it can be no longer forgivable if this attitude is of social elevation, having neither real essence nor the cultural value of humbleness, because of the denial of those experiences, wanting to be arrogant and to have more than the others, even through that false distinction. We will be in a base attitude, because we deny our sensibility of children and we will show a grown-up that we are not yet and never will be if we do not change. It will be an attitude without example, because we all should be mentors of comparative examples of a world of values with different shares and diverse origins; our children world is a world more similar and common than the following worlds.

The ways of sensibility are many and they will be so much richer as more factual history they have. To all without exception is recognized their life and the equal quality that this must have; if there are differences, they will be natural, and by any reason that is not our business. Those qualities will not create feelings of social humiliation in who lived and experienced them; if the objects we had played with are poor, they will have the taste of the remembrance of how they were experienced in the effect of amusement, and not by the technological or cultural capabilities they possessed. If the objects are materially rich and very sophisticated, they will bring to memory the same feeling of joy, because children play more by the liking of pleasure than by the liking of having. The affirmation by having valuable objects when adults is a social notion of power that has a root more dominating than human. And it is good to say that are the experiences of child and the richness of the world in which he or she lives and is educated, which allow the balance, later, between the social power order and the order of human duty.

We do not know, with detail, the strength of the sensibility we receive at each phase or occasion of our life, but it is specific of the natural order that we should be stimulated by forces and tensions for the creation of attitudes even more original. By the effect of these richnesses, the ways of sensibility that will create our world emerge, which, being natural, will become even more human and, therefore, perfect like our wills want it. Our world will have to be even more sensitive and imaginary, it will have to have a story rich of happenings, especially of our infancy, happenings that are simple and remain forever in our memory, so that we can be later as people and grown-ups much more elevated.