Uma Boa Vontade / A Goodwill

07-03-2014 17:37

Uma Boa Vontade

Macedo Teixeira

    Kant, filósofo alemão (Königsberg, 1724-1804), deixou-nos do seu pensamento ético uma raiz científica que semeada em cada um, com prudência e lucidez, germinará elementos para a experiência da vida sem ser necessário perder a liberdade de presença ou embotar-se de comoção pela experiência da mesma. O que quero dizer, vou fazê-lo em modo breve e objetivo, estando consciente das inquietações que poderão surgir pela escassez de elementos ou outras interpretações mais desejáveis. Vejamos, então, ao que me refiro:

    – René Descartes (filósofo francês – séc. XVII), no plano do conhecimento, reclama a autonomia do sujeito de conhecimento e no plano moral revela-se estoicista, e a submissão ao mundo é para ele a última palavra sobre a moralidade. Cito, para o efeito, Manuel Lourenço, que diz de Descartes o seguinte: A sua moral provisória pressupõe a subordinação dos desejos do eu pensante à ordem das coisas.

    Emmanuel Kant inverte o ponto de vista de Descartes e introduz na própria moral o primado do sujeito. Aliás, a preocupação dominante do pensamento ético kantiano é, de facto, a do estabelecimento do princípio supremo de moralidade no sujeito autónomo que cada homem representa enquanto ser moral.

    – E como assegura Kant a autonomia do sujeito na ação moral?

    Se o esforço original do seu pensamento ético é mais de compreender e justificar os princípios que fundamentam a ação moral do que propor novos valores morais, a sua caracterização moral aponta para o sentido determinador das condições formais da moralidade, tal como na Crítica da Razão Pura tinha determinado as condições transcendentais do conhecimento.

    Assim sendo, dizia Kant que o fundamento dos valores morais não estava na sensibilidade nem em nenhum princípio transcendente, emanava da própria Razão Prática e Moral. Para o efeito, propôs-se na Fundamentação da Metafísica dos Costumes e na Crítica da Razão Prática desenvolver as teses fundamentais sobre o problema da moral.

    – Que sentido atribui, então, o pensador à ação moral?

    Trata-se, em seu entender, numa caracterização geral, duma zona privilegiada da conduta humana, onde o homem pode subtrair-se ao determinismo dos fenómenos naturais, assumir-se duma forma livre como pessoa e autodeterminar o seu próprio destino. É este o sentido do seu Primado da Razão Prática; só no plano moral o homem pode ter acesso aos ideais da razão, ultrapassando os limites cognitivos do entendimento.

    É esta a raiz científica, que semeada na razão de cada pessoa e plantada no coração de todos, permitirá, certamente, a resolução de muitas incompreensões humanas. É o próprio Kant que diz na Fundamentação da Metafísica dos Costumes: “Neste mundo, e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade.”

    De facto, os talentos do espírito; a argúcia de espírito, de julgar, discernimento ou as qualidades do temperamento, como a coragem, decisão e constância de propósito são dons naturais que são bons e desejáveis; mas podem tornar-se extremamente maus se a vontade que haja fazer uso deles não for uma boa vontade. O mesmo acontece com os dons da fortuna – poder, riqueza, saúde e os dons da felicidade – bem-estar, contentamento e sorte. São qualidades que são favoráveis a esta boa vontade, mas não têm um valor íntimo absoluto; pelo contrário, pressupõem ainda e sempre uma boa vontade. Moderação, reflexão, autodomínio e calma; não podem declarar-se qualidades boas sem reservas; sem os princípios de uma boa vontade, podem tornar-se más.

    Só “a boa vontade parece constituir a condição indispensável do próprio facto de sermos dignos de felicidade”.

    Emmanuel Kant é incisivo a este propósito quando diz: “a boa vontade não é boa por aquilo que promove ou realiza, pela aptidão para alcançar qualquer finalidade proposta, mas tão-somente pelo querer, isto é, em si mesma, e, considerada em si mesma, deve ser avaliada em grau muito mais alto do que tudo o que por seu intermédio possa ser alcançado em proveito de qualquer inclinação, ou mesmo, se quiser, a soma de todas as inclinações”.

    E termina esta sua primeira grande preocupação com o chamar de atenção para a faculdade prática que é a Razão e para o poder que esta deve exercer na influência sobre a vontade e o seu verdadeiro destino que deverá ser produzir uma vontade, não só boa, quiçá, como meio para outra intenção, mas uma vontade boa em si mesma… Esta vontade não será na verdade o único bem nem o bem total, mas terá de ser contudo o bem supremo e a condição de tudo o mais, mesmo de toda a aspiração de felicidade.

    A partir desta ideia de raiz, uma outra se expande e ganha movimento – é a ideia de Dever, que ganha dimensão conceitual na afirmação de ações conformes ou contrárias ao Dever, não se cansando o filósofo de fazer sentir o valor da diferença entre as ações que são conformes e as que são contrárias, quiçá, e na sua neutralidade filosófica não se cansando de demonstrar um carinho particular pelo conceito de Dever que deve estar na base do da boa vontade…

 

    Publicado na revista Caminho Novo de 2000.

 

 

A Goodwill

Macedo Teixeira

Kant, German philosopher (Königsberg, 1724-1804), left us of his ethical thought a scientific root that sown in each one, with prudence and lucidity, will germinate elements for the life experience with no need to lose the freedom of presence or to blunt of commotion by the experience of the same. What I want to say, I will do it briefly and objectively, being aware of the inquietudes that may arise by the scarcity of elements or other eligible interpretations. Let us see, then, what I refer to:

– René Descartes (French philosopher – XVII century), in the plane of knowledge, claims the autonomy of the subject of knowledge and in the moral plane reveals himself as a stoic, and the submission to the world is for him the last word about morality. I cite, for the effect, Manuel Lourenço, who says of Descartes the following: His provisional morals presuppose the subordination of the desires of the thinking self to the order of things.

Emmanuel Kant inverts Descartes’ point of view and introduces in morals itself the primacy of the subject. Besides, the dominant preoccupation of the Kantian ethical thought is, in fact, of the establishment of the supreme principle of morality in the autonomous subject that each man represents as a moral being.

– And how does Kant assure the autonomy of the subject in moral action?

If the original effort of his ethical thought is more to comprehend and to justify the principles that base the moral action than to propose new moral values, his moral characterization points to the determining sense of the formal conditions of morality, as in The Critique of Pure Reason had determined the transcendental conditions of knowledge.

Thus, said Kant that the basis of moral values was not in sensitivity or in any transcendent principle, it emanated of Practical and Moral Reason itself. For this purpose, he proposed himself in Fundamental Principles of the Metaphysic of Morals and in The Critique of Practical Reason to develop the fundamental theses about the problem of morals.

– What sense attributes, then, the thinker to moral action?

The question is, in his understanding, on a general characterization, of a privileged area of human behavior, where man can escape from the determinism of natural phenomena, assume himself in a free manner as a person and self-determine his own fate. It is this the sense of his Primacy of Practical Reason; only in the moral plane can man have access to the ideals of reason, surpassing the cognitive limits of understanding.

It is this scientific root that, sown in the reason of each person and planted in the heart of everyone, will allow, most probably, the resolution of many human incomprehensions. It is Kant himself that says in Fundamental Principles of the Metaphysic of Morals: “Nothing can possibly be conceived in the world, or even out of it, which can be called good, without qualification, except a goodwill.”

Actually, the talents of the spirit; the astuteness of spirit, of judging, discernment or the qualities of temperament, like courage, decision and constancy of purpose are natural gifts that are good and desirable; but they might become extremely bad if the will that is used to make use of them were not a goodwill. The same happens with the gifts of fortune – power, wealth, health and the gifts of happiness – well-being, contentment and luck. They are qualities favorable to this goodwill, but they do not have an intimate absolute value; on the contrary, they still presuppose and always a goodwill. Moderation, reflection, self-control and calm; they cannot be declared good qualities without reservations; without the principles of a goodwill, they may become bad.

Only “goodwill seems to constitute the indispensable condition of the very fact of we being worthy of happiness”.

Emmanuel Kant is incisive to this purpose when he says: “goodwill is not good by what it promotes or realizes, by the aptitude to achieve any proposed end, but merely by the wish, that is, in itself, and, considered in itself, should be evaluated in a much higher degree than all that by through it might be achieved in the benefit of any inclination, or even, if you want, the sum of all inclinations”.

And he finishes his great concern with the wake-up call to the practical faculty that is Reason and to the power that this should exert on the influence over the will, not only good, perhaps, as a means to other intention, but as a goodwill in itself… This will will not actually be the only good or the total good, but it will have to be, nevertheless, the supreme good and the condition of everything else, even of all aspiration to happiness.

From this root idea, another one expands itself and gains movement – it is the idea of Duty, which gains conceptual dimension in the affirmation of actions accordant or contrary to Duty, and the philosopher does not tire himself of making feel the value of the difference between the actions that are accordant and those that are contrary, perhaps, and in his philosophic neutrality he does not tire himself of showing a particular fondness for the concept of Duty that should be at the base of that of goodwill…

 

Published in magazine Caminho Novo of 2000.