Reflexão e agradecimento / Reflection and gratefulness

20-12-2017 21:40

Reflexão e agradecimento

 

    Desde há muito tempo que venho sentindo e mantendo a convicção de que um dia poderei vir a adquirir definitivamente a capacidade espiritual necessária para a compreensão de grande parte do que vou desejando de mais importante para a minha vida, isto é, vir um dia a conseguir obter o saber verdadeiro sobre a essência daquilo que realmente é (sem qualquer dúvida), para então ser capaz de interpretar com a nitidez o que vou sentindo no meu interior, sobre certos aspetos da transcendência da minha vida. Desejava poder deixar de senti-los como ainda os sinto, quase sempre de um modo intermitente e não constante e permanente, para então, a partir daí, ser capaz de os poder sentir com constância e clareza e de os poder avaliar com perfeição.

    A propósito e para prova do efeito da reflexão desejada, começa desde já por ressaltar em mim uma dessas preocupações, uma das tais que há muito me interpelam e que consiste em poder conhecer e sentir verdadeiramente o valor espiritual que terá a expressão: “De graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:8.)

    É natural que no absurdo me penitencie nesta limitação, contudo, não deixarei de dizer que ao longo da minha vida tenho procurado sempre ser mais do que aquele aluno que se limita a ficar pela normalidade e não luta para ir mais além na escuta e compreensão de tal mensagem. Pois com a consciência inquieta e num esforço permanente, tento libertar-me de mim mesmo, esforço-me por fugir da assunção de culpa, por abstinência ou renúncia na procura. Todos os dias vou aspirando com grande fé a que me torne sempre e em todas as ocasiões absolutamente no “Eu sou” e no “eu pareço”, e não no contrário: “Eu pareço, mas eu não sou!”

    Nesta expectativa, continuo com grande insistência a evocar diariamente a sabedoria e a trabalhar pensando e escrevendo com afinco e total desprendimento de mim mesmo, para poder vir a melhorar tanto quanto possível em tal dependência, ou seja, continuando a fazer um grande esforço para compreender esta inquietação e aplicar com consciência plena e melhor a expressão: “De graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:8.)

    Porém, apesar de todas estas preocupações, decidi nesta ocasião e neste Período natalício, que é tão sublime para a Humanidade, colocar de lado a reflexão sobre a minha inquietação da questão evangélica referida.

    Assim, proponho antes na oportunidade agradecer a todos vós do fundo do meu coração, pois são já tantos aqueles e aquelas a quem devo desde há muito um agradecimento sentido e de elevado reconhecimento, pela dedicação com que me vão gratificando lendo o que vou escrevendo e ouvindo o que vou dizendo, fazendo-o sempre com a serenidade e a paciência necessárias, sinal que em silêncio me faz meditar e agradecer, tornando-me frágil em certas ocasiões, pois sou humano e isso, por muito que me esforce, sempre me comoverá, mas também me compensará e me ajudará a continuar a caminhar por aí!...

    Peço desculpa por tender a manter-me num certo anonimato e não responder de modo particular à amizade que me dedicam; contudo, ainda que ficando em silêncio, desejo que vejam neste meu gesto um sentimento universal de gratidão, pois sempre que posso, não me esqueço de ver nenhum pormenor ou comentário que façam, e acreditem que fico às vezes a desejar ser menos impessoal, daí que apelo nas minhas preces para que me torne capaz de fazer com que todos sintam da mesma maneira tudo o que eu sinto de satisfação e também que eu seja capaz de dizer em espírito tudo o que me vai na alma, e que o possa fazer apenas numa folha de papel em branco, uma folha onde pudessem ler e sentir em cada gesto de modo totalmente puro o tal sentimento “De graça recebestes, de graça dai”.

    Porém, nesses vossos gestos de amor e caridade com os quais me vão gratificando e engrandecendo, ficarei eternamente reconhecido, e por isso com a mais profunda gratidão deixar-me-ei libertar no infinito, permanecendo na confiança de saber que em nenhuma situação estaremos sós, continuando na esperança de corresponder com a mesma adoração e com o mesmo sentido para cumprir no Amor por Aquele que É tudo em todos, mesmo que só comunique convosco deste modo e de vez em quando, pedindo desde já que Ele faça por mim o que eu não for capaz, sobretudo para o melhor da Humanidade!

 

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

 

 

 

Reflection and gratefulness

 

Since long ago I have been feeling and keeping the conviction that one day I may acquire definitely the necessary spiritual capacity to the comprehension of great part of what I am wishing of most important to my life, that is, to manage one day to obtain the true knowledge about the essence of what really is (without any doubt), so that then I am capable of interpreting with clearness what I am feeling in my inside, about certain aspects of the transcendence of my life. I would like to stop feeling them like I still feel them, almost always in an intermittent way, but not constantly nor permanently, to then, from there, be capable of feeling them with constancy and clarity and of evaluating them with perfection.

Apropos and for evidence of the effect of the desired reflection, it starts right now to stand out in me one of those concerns, one of those that since long ago interpellate me and that consist in being able to know and feel truly the spiritual value that will have the expression: “Freely you have received; freely give.” (Matthew 10:8.)

It is natural that in the absurd I do penance in this limitation; however, I will not omit to say that throughout my life I have been always seeking to be more than that pupil who limits himself to stay by the normalcy and does not fight to go further in the listening and comprehension of such message. Since, with the conscience unquiet and in a permanent effort, I try to free me of myself, I strive to run away from the assumption of guilt, by abstinence or renounce in the search. Every day I aspire with great faith to become always and on all occasions absolutely the “I am” and the “I seem”, but not the otherwise: “I seem, but I am not!”

In this expectation, I continue with great insistency to evoke daily the wisdom and to work thinking and writing doggedly and with full generosity, so that I may better myself as far as possible in such dependence, that is, continuing to make a great effort to understand this inquietude and to apply with full conscience and better the expression: “Freely you have received; freely give.” (Matthew 10:8.)

However, despite all these concerns, I have decided on this occasion and within this Cristmassy Period, which is so sublime to Humanity, to put aside the reflection about my inquietude of the referred evangelical question.

Thus, I propose rather in the opportunity to thank you all from the bottom of my heart, since are already so many those to whom I owe for so long a heartfelt thankfulness and of elevated acknowledgement, for the dedication with which you are gratifying me reading what I am writing and listening to what I am saying, doing it always with the necessary serenity and patience, a sign that in silence makes me meditate and thank, turning myself fragile on certain occasion, for I am human and that, no matter how much I strive, will always touch me, but will also compensate me and will help me to continue to walk around!...

I apologize for tending to keep myself within a certain anonymity and to not respond in a particular way to the friendship you dedicate me; however, even though remaining in silence, I wish that you see on this gesture a universal feeling of gratitude, since everytime I can, I do not forget to see any detail or comment you make, and believe me that sometimes I get to wish to be less impersonal, hence I appeal in my prayers to become myself capable of making everyone feel the same way everything I feel of satisfaction and also may I be able to say in spirit all that goes in my soul, and may I do it only in a blank sheet of paper, a sheet where someone could read and feel in each gesture, in a fully pure manner, that feeling Freely you have received; freely give”.

However, with these love and charity gestures of yours, with which you are gratifying me and dignifying me, I will be eternally grateful, and therefore, with the most profound gratefulness I will let myself free in the infinite, remaining in the trust of knowing that in no situation we will be lonely, continuing in the hope of corresponding with the same adoration and with the same sense to fulfill in the Love for that Who Is everything in everyone, even if I only communicate with you in this way and from time to time, asking right away that He does for me what I cannot, especially for the best of Mankind!

 

MERRY CHRISTMAS AND A HAPPY NEW YEAR!