Quando as Estrelas Acordam (9) / When the Stars Awake (9)

28-03-2018 20:49

Quando as Estrelas Acordam (9)

 

    A Geração toma várias formas e acontece na ordem do tempo que marca a nossa vida, mas se as várias formas são entes dos seres, estes podem ser reais e visíveis mas também ideais e invisíveis. Logo, é nesta quietude real, no silêncio do visível ou da invisibilidade e num deslumbramento indes­critível, que bebemos agora, gota a gota, da fonte da geração e da água – viva, que tanto desejáramos antes de entrarmos nesta dimensão e, por isso, agora já não sentimos a sede que sentíramos quando caminhávamos no deserto das provações e quando as estrelas ainda dormiam sem que nós soubéssemos que tínhamos dentro de nós a sua luz. As sensações são agora estímulos de uma harmonia com vista ao encontro de Deus que até na sensação de angústia criam acordes da expressão de uma qualquer sinfonia da regeneração infinita.

    Ao meditarmos em certos acontecimentos trágicos que marcaram o fim da vida de algumas pessoas, por sua pró­pria autoria, sentimos uma grande perplexidade em entender as causas, apesar de tudo, sempre hipotéticas, que levaram algumas pessoas a desistirem de continuar a viver. Existem casos de sofrimento, completamente inexplicáveis perante os mistérios do Amor de Deus, mas a vida é um dom e o seu tempo é um prémio que nem todos aguentam as vicissitudes por que têm de passar para o poder receber.

    Talvez possam também existir certas disfunções, que levam à desarmonia da relação entre as estrelas, a alma e o espí­rito, pois existiram seres humanos que não conseguiram esta harmonia e a dor não os deixou viver até à redenção suprema; suprimiu-lhes esta glória, cegou-os com tanto martírio, que estes não foram capazes de viver a vida até à última gota, até ao seu fim natural. Quem sabe, se existem estas disfunções? – Mas, se existem, por que é que existem? Sendo a vida humana um dom e o viver a experiência desta graciosidade, vemos que nem sempre os exemplos são semelhantes no caminho para a glorificação de cada um, pois alguns não aguentam e atentam contra a sua própria vida. Há quem entenda o martírio como a condição para a purificação e para a Santidade. Não é de crer que esta seja a condição excelsa nem que seja sequer a condição necessária para chegarmos aos limites da proximidade divina.

    Todo o sofrimento humano e o sofrimento do Mundo têm tido como tributo a anunciação da Lei através do Amor; acção profética e salvífica que a descarnou de todas as formas para a inscrever no coração do homem e para a tornar em Lei que todo o ser humano sinta e manifeste pela acção e pelo pensa­mento, de uma maneira tão natural, como a reacção das pálpe­bras perante a acção forte dos raios solares. Foi anunciada a Lei através do Amor e divinamente proclamada como manda­mento novo: “Que os homens não só se reconhecessem como semelhantes, mas também se amassem uns aos outros como Jesus Cristo os amou”. Ora, amando Jesus os homens, através do perdão incondicional, Ele foi encarnando todo o martírio e libertando o semelhante de todo o sofrimento. Por isso, não é de crer que o martírio seja uma condição humana e também não é de crer que seja a condição para a aspiração divina.

    Certamente que estas disfunções, prováveis, complexas e que perturbam a pessoa no caminhar para a paz e para a tranquilidade do espírito, mesmo nas pequenas perturbações do ambiente fisiológico, psíquico e mental do homem, resul­tarão da desarmonia entre as estrelas, a alma e o espírito, pois estas perturbações são proporcionais ao sentimento que cresce ou diminui conforme a intensidade imediata da aflição que nos perturba. É neste estado de confusão, de angústia e sofri­mento, que poderemos perder a fé que nos socorre no caminho para onde caminha a nossa existência, levando, nas situações mais dramáticas, algumas pessoas à descrença radical no valor da vida e a atentarem contra o dom da mesma. O que vale à Humanidade, para não sermos mais a experimentar este acto de forma tão inesperada e trágica, é conseguirmos nas grandes crises existenciais o equilíbrio entre a luta pelo caminho da vida e a vontade de viver. Serão estes factores que, tornando­-se na força e no poder para nos desviar de tais pensamentos trágicos, nos ajudarão perante o desânimo a fortalecer a nossa fé e nos incitarão a caminhar para o mistério da vida que está para além de todas as condições possíveis.

    Quando as estrelas acordam, já não só sentimos e pen­samos pela apetência natural da alma, como passamos a ser orientados pelas luzes das estrelas celestes, que irradiam em nós uma certa energia propulsora da vida, tornando-se nesta função em constituintes que excedem os elementos físicos e as porções de matéria; tornando-se em algo, de que não temos plena consciência, mas que arriscamos traduzir num pensa­mento simplificado: o Sol é para a Galáxia como a Terra e a Lua são para a geração e criação dos seres vivos, sendo as estrelas os guias luminosos e energéticos que intervêm na geração e criação de todos os seres do Universo.

    Quando se acende em nós esta nova luz, que ilumina o caminho por onde vai a nossa vida e para onde se eleva o nosso pensamento, surge uma conexão entre a liberdade de viver e a vontade de seguir sem perguntar por onde vamos; surge a satisfação de reconhecermos não termos necessidade de saber com precisão qual a forma do pensamento que nos dirige na direcção da nossa vida. A partir desta altura, tudo está consumado, conforme a dinâmica da idealidade, que se torna na matriz do pensar e agir e nos induz para as formas que ganham os pensamentos na marcação do tempo em que vamos vivendo. Já não se tratará de viver somente nas condi­ções dos projectos ou de viver entre o que é notável e prefe­rível; de viver entre o que é efémero e o que permanece; tratar­-se-á de viver e pensar seguindo a vida e seguindo o espírito, mais do que os projectos; tratar-se-á de viver com a verdade e pela verdade que se alcança com o que é eterno e em cada plano da idealidade. A Idealidade não será um modelo de uma percepção qualquer, mas de uma percepção que se manifesta na existência pelos elementos que a exprimem e que se tornam na centelha que nos interpela para a visão do ser de que fazem parte. Por exemplo, o elemento da cor atinge-se pelos seres das cores; o elemento da forma atinge-se pelos seres elementares das formas; o elemento da grandeza alcança-se pelos seres que são extensos; e assim sucessivamente.

 

Macedo Teixeira, Quando as Estrelas Acordam, Sítio do Livro, Lisboa, Julho de 2014, pp. 32 a 35.

 

 

When the Stars Awake (9)

 

Generation takes several forms and happens within the order of time that marks our life, but if the several forms are beings, these may be real and visible but also ideal and invisible. Hence, it is in this real quietude, in the silence of the visible or of the invisibility, which we drink now, drop by drop, from the source of generation and of living water, which we desired so much before we enter this dimension and, therefore, we no longer feel the thirst we felt when we walked in the desert of tribulations and when the stars were still sleeping without us knowing that we had its light inside us. Sensations are now stimuli of a harmony with a view to the meeting with God that even in the sensation of anguish create chords of the expression of any symphony of infinite regeneration.

When we meditate upon certain tragic events that have marked the end of some people’s life, by their own authorship, we feel a great perplexity in understanding the causes, despite everything, always hypothetic, that led some people to give up on living. There are cases of suffering, completely unexplainable before the mysteries of the Love of God, but life is a gift and its time is a prize that not everyone stands the vicissitudes by which they have to go through in order to receive it.

Maybe there may exist certain dysfunctions, which lead to the disharmony of the relation between the stars, the soul and the spirit, since there were human beings who did not get this harmony and the pain did not let them live until supreme redemption; it has suppressed this glory, it has blinded them with so much martyrdom, that these were not able to live life to the very last drop, until its natural end. Who knows if there are these dysfunctions? – But, if they exist, why do they exist? Being human life a gift and the living the experience of this graciousness, we see that not always the examples are similar in the path to the glorification of each one, since some do not stand and attempt to their own life. There are some who understand martyrdom as the condition to purification and to Sanctity. It is not to believe that this is the sublime condition to reach the divine proximity.

All human suffering and world suffering have had as attribute the annunciation of the Law through Love; prophetical and salvific action that has stripped off of all forms to inscribe it in the heart of man and to make it a Law that every human being feels and manifests by action and by thought, in a way so natural as the reaction of the eyelids before the strong action of solar rays. The Law was announced through Love and divinely proclaimed as a new commandment: “That men not only recognized each other as their fellow creatures, but also that they loved each other like Jesus Christ loved them”. Well, because Jesus loved men, through unconditional forgiveness, He was incarnating all martyrdom and liberating the fellow creature from all the suffering. Therefore, it is not to believe that martyrdom is a human condition and it is not to believe that is the condition to the divine aspiration.

Certainly these dysfunctions, probable, complex and that disturb the person in the walk towards peace and towards tranquility of spirit, even in the little disturbances of the physiological, psychic and mental environment of man, will result from disharmony between stars, soul and spirit, since these disturbances are proportional to the feeling that grows or diminishes as the immediate intensity of affliction disturbs us. It is within this state of confusion, of anguish and suffering, that we may lose the faith that aids us in the way to where our existence walks, leading, in the most dramatic situations, some people to radical disbelief in the value of life and to attempt on the gift of it. What is worth to Mankind, to not be more people experiencing this act in so unexpected and tragic way, is that we obtain, in the great existential crises, the balance between the fight for the path of life and the will to live. It will be these factors that, becoming the strength and power to deviate us from such tragic thoughts, will help us in the presence of discouragement to strengthen our faith and will incite us to walk towards the mystery of life that is beyond all the possible conditions.

When the stars awake, we already not only feel and think by the natural appetency of the soul, but we also start being oriented by the lights of the celestial stars, which irradiate within ourselves a certain propelling energy of life, becoming this function in constituents that exceed the physical elements and the portions of matter; becoming something, of which we are not fully aware, but that we risk to translate to a simplified thought: the Sun is to the Galaxy what the earth and the Moon are to the generation and creation of the living beings, and the stars are the luminous and energetic guides who intervene in the generation and creation of all beings of the Universe.

When this new light is kindled within ourselves, which illuminates the way through where our life goes and to where our thought is elevated, it emerges a connection between the freedom to live and the will to follow without asking where we go; it emerges the satisfaction of acknowledging that we do not need to know precisely what is the form of thought that directs us in the direction of our life. From this time on, everything is consummated, according to the dynamics of ideality, which becomes the matrix of thinking and acting and which induce us to the forms that gain the thoughts in the indication of the time we are living in. It will no longer be about living solely in the conditions of the projects or about living between what is notable and preferable; about living between what is ephemeral and what remains; it will be about living and thinking by following life and following the spirit, more than the projects; it will be about living with the truth and by the truth that is reached with what is eternal and in each plane of ideality. Ideality will not be a model of any perception, but of a perception that manifests itself in the existence by the elements that express it and that become the spark that interpellates us to the vision of the being they are part of. For example, the element of color is reached by the beings of colors; the element of form is reached by the elemental beings of forms; the element of largeness is reached by the beings that are extensive; and so on.

 

Macedo Teixeira, When the Stars Awake, Sítio do Livro, Lisbon, July 2014, pages 32 to 35.