Quando as Estrelas Acordam (5) / When the Stars Awake (5)

31-10-2017 14:01

Quando as Estrelas Acordam (5)

 

    O ar que respiramos é uma fonte da vida que, como todas as outras fontes, não se compadece com qualquer ideal de pro­gresso que não considere estes valores como a razão do sucesso no desenvolvimento saudável da nossa espécie. Já nos bastam as consequências negativas resultantes das mudanças naturais, especialmente das mudanças mais imprevisíveis e perigosas. Há um tempo dos sentidos e da razão, um tempo em que a idade é exclusiva do eu que é afirmativo e dominador, que se opõe a todos os elementos que vêm de fora e que aparente­mente lhe podem alterar a vontade. É um tempo em que a von­tade é maior do que a razão e tantas vezes maior que a ver­dade; um tempo em que as idades são de conflito nos desejos e, por consequência, na formação da consciência sobre a von­tade para o que devemos ter. Somos mais exteriores, vemos e sentimos a realidade com os nossos olhos iluminados por desejos muito emotivos e insistimos à força que se realizem contra o que é racional e moralmente bom.

   Pode dizer-se que este tempo é aplicável no crescimento das civilizações, como no crescimento da Humanidade; no crescimento do progresso como dos conhecimentos, porém não se pode omitir que este tempo não seja composto de uma certa dificuldade para as decisões sobre a verdade que é pre­ciso manter e descobrir em toda a sua dimensão.

   Ser com a existência e com a mudança implica um reco­lhimento do nosso ser em relação a todas as confusões exte­riores, que apesar de normais, precisam de ser depuradas, para uma compreensão mais perfeita do que significam e do sentido a dar-lhes. A individualidade é um valor, mas não é o valor mais elevado, e o estado de consciência geral sobre os valores não se adquire só pela vontade de cada um; não temos força suficiente para nos libertarmos do sentimento errado de supe­rioridade que se enraizou na nossa espécie. Só a força do espí­rito esclarece o que falta ao corpo; e a vontade é uma força do desejo que, por sua vez, remete para uma parte do inconsciente que enquanto não é esclarecido provoca efeito nebuloso na vida da nossa alma e do nosso ser. Há uma certa necessidade do corpo em manter uma ligação de todas as partes, ele é animado pela alma e só através dessa ligação e coexistência poderá manter todas as partes vitais intactas. É no corpo que se sente a dor das coisas más e a alegria das coisas boas. Destas razões decorre a necessidade de este ser a imagem real de cada pessoa, mas até conseguir-se a autoconsciência dessa imagem é necessária uma busca permanente do sentido cor­poral e necessário um guia interior que nos oriente para o sentido desse caminho. E enquanto não pudermos ser nós de uma forma autónoma a percorrê-lo com a nossa existência e mudança, que possamos ao menos coexistir em simultâneo, com o poder Daquele que é a luz e força que nos ilumina em todas as caminhadas. Há em cada um de nós um sentimento natural sobre todas as coisas e todos os seres; apreciar o que há de belo e bom e contemplar o que nos fascina e atrai são qua­lidades do gosto mas também do hábito que mantemos com elas. As veredas são as direcções dos lugares; os montes são as elevações dos caminhos; os vales são as depressões entre os montes, mas há em tudo isto uma ponte para os nossos olhares, que despertam sentimentos de paixão pelo extraordinário enquanto os hábitos para o infinito nos vão levando mais além. São qualidades que se desenvolvem com as nossas experiên­cias desde a mais tenra idade, que têm uma orientação local na raiz da cidade ou do campo e que se vão misturando nos saltos da adaptação ao ambiente em geral. Quem foi habituado a usar a terra para tirar dela o seu sustento manterá hábitos de maior ruralidade e de maior aspereza sobre a beleza do que há na Terra. Está habituado a usá-la para sobreviver, traba­lhando os campos para o seu sustento. Não será como o via­jante que passa pelos lugares para fotografar as paisagens reco­lhendo as imagens do que é mais belo; apreendendo a matéria como arte de impressionar pelo seu fascínio. Uma paisagem vista pelos olhos de alguém em viagem e contemplada por ins­tantes com sentimento estético tem um efeito sobre a memória, que mesmo que não sejamos artistas, não deixaremos de sentir um certo deslumbramento e, por instantes, tudo faremos para a captarmos em todas as sensações que nos ocorrem enquanto a contemplamos.

 

Macedo Teixeira, Quando as Estrelas Acordam, Sítio do Livro, Lisboa, Julho de 2014, pp. 18 a 21.

 

 

When the Stars Awake (5)

 

The air we breathe is a source of life that, like every other source, is not compatible with any ideal of progress that does not consider these values the reason of success in the healthy development of our species. It already suffices the negative consequences resulting from natural changes, especially from the most unpredictable and dangerous changes. There is a time of the senses and of reason, a time when age is exclusive of the self that is affirmative and domineering, that opposes himself to all the elements that come from outside and that apparently may alter it his will. It is a time when the will is greater than reason and so many times greater than the truth; a time when the ages are of conflict in the wishes and, by consequence, in the formation of conscience over the will to what we ought to have. We are more external, we see and feel reality with our eyes illuminated by very emotive desires and we insist forcedly that they are fulfilled against what is rational and morally good.

We may say that this time is applicable in the growth of civilizations, like in the growth of Humanity; in the growth of progress as of knowledges, however we cannot omit that this time is not composed of a certain difficulty to the decisions about the truth that in necessary to keep in its whole dimension.

To be with the existence and with change implies a seclusion of our being regarding all the external confusions, which, even though normal, need to be purified, to a more perfect comprehension of what they mean and of the meaning to give them. Individuality is a value, but it is not the most elevated value, and the state of general conscience about the values is not gained only by the will of each one; we do not have enough strength to free ourselves of the wrong feeling of superiority that took root in our species. Only the strength of spirit clarifies what the body lacks; and will is only a strength of the wish that, in turn, refers to a part of the unconscious, which, while it is not clarified, causes a nebulous effect in the life of our soul and of our being. There is a certain necessity of the body of keeping a connection of all parts, it is animated by the soul, and only through this connection it may keep all its vital parts intact. It is in the body that we feel the pain of bad things and the joy of good things. From these reasons results the necessity of it being the real image of each person, but until we achieve the self-consciousness of that image, it is necessary a permanent search of the corporal sense and it is necessary an internal guide that guides us towards the direction of that path. And while we cannot cover it an autonomous way with our existence and change, at least may we coexist simultaneously, with the power of That who is the light and force that illuminates us in all walks. There is in each one of us a natural feeling about all things and all beings; to appreciate what exists of beauty and good and to contemplate what fascinates us and attracts us are qualities of taste but also of the habit we maintain with them. Trails are the directions of places; hills are the elevations of tracks; valleys are the depressions between the hills, but in all of this there is a bridge to our looks, which awaken feelings of passion for the extraordinary, while the habits towards the infinite will take us beyond. They are qualities that are developed with our experiences from an early age, which have a local orientation in the root of the city or the country and that are mixing in the jumps of adaptation to the environment in general. Who was accustomed to use land to take from it their sustenance will keep habits of greater rurality and of greater asperity over the beauty of what there is on Earth. They are accustomed to use it to survive, working the fields for their sustenance. It will not be like the traveler who passes by the places to photograph the landscapes collecting pictures of what is most beautiful; apprehending matter as art to impress by its fascination. A landscape seen by the eyes of someone in a journey and contemplated by moments with an aesthetical feeling has an effect over the memory, which, even though we are not artists, we will not stop feeling a certain dazzle and, for moments, we will do everything to capture it in all the sensations that occur to us while we contemplate it.

 

Macedo Teixeira, When the Stars Awake, Sítio do Livro, Lisbon, July 2014, pages 18 to 21.