Quando as Estrelas Acordam (3) / When the Stars Awake (3)

13-09-2017 22:49

Quando as Estrelas Acordam (3)

 

    Desta primeira reflexão, sobre as substâncias, pode con­cluir-se que a Terra encerra mistérios incontáveis, mesmo nas riquezas já exploradas; possui formas e relevos que seguimos nos pensamentos e nos agarram nos picos e montanhas para se aproximarem do horizonte e ficarem mais perto de Deus. As formas físicas são os traços geométricos das hipóteses a con­cluir noutras formas ainda mais complexas. Neste deslum­bramento, o nosso pensamento agita-se em frenesim para elevar-se da fisicalidade dos montes e dos desfiladeiros até à dimensão estelar da Natureza, onde o nosso olhar se queda e as várias questões se levantam. Mais perplexa a sua origem, mas também a de todos os demais planetas e todos os ele­mentos do Universo. A Ciência descreve que a Terra formou­-se a partir de uma nuvem de poeiras e gás que vagueava no espaço. Os minerais densos concentraram-se na região central enquanto os menos densos constituíram uma delgada crosta rochosa. Contudo, as primeiras formas de vida conhecidas (bactérias e cianobactérias) apenas apareceram há cerca de 3.500 milhões de anos. Conhecendo-se plantas e animais mais complexos desde há 570 milhões de anos. A partir de então, surgiram milhares de espécies animais e vegetais. Algumas delas subsistem enquanto outras se extinguiram.

    Tal como as espécies que a habitam, a Terra encontra-se em permanente modificação: os continentes atingiram a sua localização actual há cerca de 50 milhões de anos, embora con­tinuem a deslocar-se lentamente na superfície do planeta. Os diversos fenómenos que se referem nesta pequena história podem explicar-se racionalmente, interpretar-se na relação de causa-efeito, mas o embelezamento que nos proporciona cada imagem que destas formas retiramos superará qualquer exame de laboratório para nos levar até uma quietude inexplicável.

    Ao contemplar, expressiva e dinamicamente a Terra, o nosso pensamento místico comunga com a alma e o corpo num resgate incondicional de qualquer prisão, obstáculo ou impedimento, para que assim tudo se liberte nas formas do nosso ser.

    Das hipóteses vamos acordando para as certezas possíveis e os traços geométricos vão identificando as ordens e trans­formações do espaço. Incontáveis são também as riquezas a explorar no desconhecido; qualquer sentido do pensar abre clareiras e desperta registos que a memória nos apelará para a sua decifração. Nestes segredos abre-se-nos uma inquietação que não sossega com as hipóteses nem certezas previamente captadas; se é possível alguma serenidade, esta é o resultado do encontro com as origens noutras partes e noutros lugares, um encontro com a nossa própria origem. São estas formas que se erguem às alturas ou descem às profundidades que em silêncio natural abrem os caminhos do pensar nas coisas, não apenas como objectos que nos servem nos modos mais elementares, mas sobretudo como elementos que participam num movimento que não acaba em cada mudança ou trans­formação. Sobretudo, como elementos que, arrancados à sua origem, nos deixam a impressão de que ficarão sós a gemer de dor até que uma outra função os torne significativos. Quando as estrelas acordam não nos deixam mais sem piedade nem indiferença; não nos deixam mais a existência sem companhia nem sem vontade de sermos relacionais e interactivos com a Humanidade e com a Natureza. São elas que, para um sujeito autor da arte, quando inspirado pela luz da criação, o inclinam a olhar e a registar cada forma e cada ser no seu modo de sentir e manifestar o sofrimento, quando arrancados do seu lugar e alterados na sua estrutura.

    O Universo respira por uma ordem constituída por ele­mentos que escapam a qualquer conta que se pretenda aca­bada; qualquer dos seus elementos faz parte de uma compo­sição que excede qualquer limite ou qualquer quantidade. É de crer que esta seja uma das razões que nos torna expec­tantes e nos motiva a imaginar o Mundo para além do que nos diz o determinismo universal: nada acontece na natureza sem que uma causa lhe dê origem. A imagem que vamos formando do Universo leva-nos para além do que o nosso pensamento causal propõe; não existem causas para tudo o que acontece. E se o Universo é infinito, nenhuma conta real o poderá quanti­ficar e as causas estão relacionadas com os fenómenos que são na maior parte das vezes realidades localizadas, embora estas estejam em conexão com outras realidades de uma sucessão infinita. Esta apetência para desvendar o Universo impele­-nos para a actividade de investigar para além das causas e das quantificações, justificando, deste modo, aquela que é uma das competências do nosso raciocínio: relacionar tudo aquilo sobre o qual se pensa, propondo e resolvendo as dificuldades que o desconhecido nos vai mostrando, admitindo sempre que as causas relacionam os factos, mas estes podem não se esgotar nas quantidades nem servir para todos os fenómenos, mesmo que sejam iguais. Sem este poder de pensar para além de todos os limites, não conheceríamos as leis nem seríamos capazes de atingir outras possibilidades ainda mais complexas. Tudo rela­cionamos e quantificamos; e só quando emergimos na abs­tracção das possibilidades e dos limites é que percebemos se temos de nos conter um pouco, já que algumas realidades se distendem para além do finito e da temporalidade, ele­vando-se até outra ordem pelos domínios da transcendência. Verificamos, deste modo, que algumas realidades se projectam numa idealidade dinâmica inatingível, em que a vida de cada elemento é a forma da sua essência infinita, mas mesmo assim, continuaremos a sonhar com a possibilidade de uma abs­tracção desta essência, ainda que seja infinita.

 

Macedo Teixeira, Quando as Estrelas Acordam, Sítio do Livro, Lisboa, Julho de 2014, pp. 13 a 16.

 

 

When the Stars Awake (3)

 

From this first reflection, about the substances, we may conclude that the Earth contains countless mysteries, even in the already explored richnesses; it possesses forms and reliefs that we follow in our thoughts and take hold of us on the peaks and mountains to come closer to the horizon and stay nearer to God. The physical forms are the geometric strokes of the hypotheses to conclude on other even more complex forms. Within this fascination, our thought frets in a frenzy to elevate itself above the physicality of the hills and gorges up to the stellar dimension of nature, where our glance stays and several questions are raised. More perplexed its origin, but also that of the rest of the planets and all elements of the Universe. Science describes that the Earth was formed from a cloud of dust and gas that wandered in space. The dense minerals concentrated themselves in the central region while the less dense ones constituted a thin rocky crust. However, the first known life forms (bacteria and cyanobacteria) only appeared about 3,500 million years ago. And more complex plants and animals from 570 million years ago are known. From then on, thousands of animal and vegetable species appeared. Some of them subsist, while others became extinct.

Like the species that inhabit it, the Earth is in permanent modification: the continents reached their current location about 50 million years ago, although they continue to move slowly on the surface of the planet. The several phenomena that are referred in this little story may be rationally explained, be interpreted in the cause-effect relation, but the embellishment that each picture we take from these forms gives us will surpass any laboratory test to take us to an unexplainable quietness.

By contemplating, expressively and dynamically, the Earth, our mystical thought communicates with our soul and body in an unconditional rescue from any prison, obstacle or impediment, so that everything is liberated in the forms of our being.

From the hypotheses we are awaking to the possible certainties, and the geometric strokes will identify the orders and transformations of space. Countless are also the richnesses to be explored in the unknown; any meaning of the thinking opens glades and evokes records that the memory will appeal to us to their deciphering. Within these secrets, we are opened an inquietude that does not calm down with the hypotheses nor with the certainties previously grasped; if it is possible some serenity, this is the result of the encounter with the origins in other parts and in other places, an encounter with our own origin. It is these forms that rise to the heights or descend to the deepnesses that in natural silence open the ways of the thinking about things, not only as objects that serve us in the more elementary ways, but above all as elements that participate in a movement that does not end in each change or transformation. Especially as elements that, taken off of their origin, leave us the impression that they will stay alone groaning with pain until another function renders them meaningful. When the stars awake, they do neither leave us anymore without pity nor indifference; they do neither leave to us the existence without company nor without will to be relational and interactive with nature. It is them that, to a subject author of art, when inspired by the light of creation, incline him or her to look and record each form and each being in their way of feeling and manifesting the suffering, when uprooted from their place and altered in their structure.

The universe breathes by an order constituted by elements that escape to any calculation pretended to be finished; any of its elements is part of a composition that exceeds any limit or any quantity. It is reasonable to think that this is one of the reasons that make us expectants and motivate us to imagine the world beyond what tells us the universal determinism: nothing happens in nature without a cause that originates it. The picture we are forming of the universe takes us beyond what our causal thought proposes; there are no causes for everything that happens. And if the universe if infinite, no real calculation can quantify it and the causes are related to the phenomena that are mostly localized realities, although these are in connection with other realities of an infinite succession.  This appetence for unraveling the universe impels us to the activity of investigating beyond the causes and quantification, justifying, thus, that which is one of the competences of our reasoning: to relate everything we think about, proposing and resolving the difficulties that the unknown is showing us, admitting always that the causes relate the facts, but these may not run out in the quantities nor serve to all phenomena, even if they are equal. Without this power of thinking beyond all limits, we would neither know the laws nor would be capable of reaching other even more complex possibilities. We relate and quantify everything; and only when we emerge in the abstraction of the possibilities and of the limits is when we understand if we have to contain ourselves a bit, since some realities spread beyond the finite and temporality, elevating themselves up to other order by the domains of transcendence. We verify, thus, that some realities project themselves in an unreachable dynamic ideality, in which the life of each element is the form of its infinite essence, but even so, we will continue to dream with the possibility of an abstraction of this essence, even if it is infinite.

 

Macedo Teixeira, When the Stars Awake, Sítio do Livro, Lisbon, July 2014, pages 13 to 16.