Quando as Estrelas Acordam (11) / When the Stars Awake (11)

23-05-2018 14:01

Quando as Estrelas Acordam (11)

 

Um produto com forma dinâmica, que nos interpela e nos situa no caminho que tem a direcção para o Guia que nos convida, para o Guia com quem volun­tariamente comungaremos e com quem passaremos a viver espiritualmente.

    Porém, apesar de o nosso ser passar a participar desta nova ordem e, em simultâneo, possibilitar o acontecer das coisas numa espontaneidade natural, isso não significa que tais acon­tecimentos não tenham que ter uma atenção e vigilância regu­lares da nossa parte, pois só estas acções controladoras podem detectar o estado das situações da vida. Se nos limitarmos a interceptar o curso dos acontecimentos, se não reflectirmos nem nos interrogarmos sobre as situações que preparamos ou que nos ocorrem, por que havemos de nos preocupar com as nossas origens e com o lugar que ocupamos no Universo? A nossa existência tem que ter sentido e fazer sentido, por isso é que precisamos sempre de saber qual a base em que nos apoiamos para seguir e qual a orientação que seguimos, e esta acção não é possível sem orientação controlada. Se assim não fizermos, a idealidade não é o que aspiramos e o ideal é um objecto formal de que nos servimos, com o qual responde­remos a todas as formas de pressão, argumentando que a rea­lidade já não é como era dantes e, por isso, todas as dinâmicas são expressão do caos que não poderemos evitar. Tudo decor­rerá num processo normal como na idade anterior em que somos mais reflexos, só que, nesta ocasião da vida, todas as bases se estruturam nas diversas combinações com o indivi­dual, o social e o cultural e as percepções relacionam-nos com as ideias e também com a dinâmica mutável dos pensamentos e dos desejos. E como não podemos apreender com consciência numa velocidade superior ao pensamento nem conseguimos estabilizar os pensamentos de uma forma automática, é fun­damental, para a vivência na idealidade, o estado da normali­dade das referências, a motivação para o que é regular e a inte­gração destas realidades na dinâmica que terá as bases dos ideais, mas induzirá cada um de nós para uma amplitude do pensamento ajustável e não rigidamente fixo. Não se cami­nhará com a cabeça no ar e os pés acima da terra, mas inter­pelaremos melhor o que é infinito e atemporal, que não é tão aceitável, se nos fixarmos em pensamentos rígidos com rela­ções de globalidade física.

    É a causalidade que é a razão das causas, a imponderabi­lidade a razão da ausência de gravidade e a leveza a condição para o que sobe. São condições prévias necessárias ao pensa­mento para o reconhecimento da possibilidade das causas.

    Na Vida, há também uma relação condicional para a sua existência. No caso da forma da vida humana, ela está como as outras formas em certas condições; de um modo especial, nas condições de duração e mudança, ascensão e transformação, podendo, no entanto, distinguir-se, visto que as outras formas de vida dependem de uma adaptação natural, enquanto que a vida humana, através da inteligência e do conhecimento, força o movimento e a mudança com vista à descoberta. Neste caso, a adaptação ocorrerá como consequência necessária e pela possibilidade supranatural. É o reconhecimento prévio da existência destas condições puras possíveis, que torna maior a nossa satisfação pela consequente elevação da nossa consciência sobre a motivação e imaginação do que nos será possível neste reino dos fins. É grande a satisfação por termos estas possibilidades, por podermos evoluir dos ideais para a idealidade. Por podermos, nesta idade singular, nesta idade em que as estrelas acordam, ter a idade em que se abrem todos os limites para vivermos melhor a nossa vida e a experimen­tarmos até à transcendência.

    Deve dizer-se que a adaptação de que falamos, como res­posta necessária, confirma a certeza da possibilidade de sermos o agente principal para o processo necessário da adaptação, mas também para o estado voluntário em que vai radicar este processo, uma vez que aspiramos a viver através do que podemos controlar, acreditando que viveremos ainda melhor através do poder da fé e através da confiança que temos na protecção Daquele que nos guia e sabe, melhor do que nós, até onde cada coisa é humanamente controlável: agimos pela nossa vontade, mas também acreditamos e temos confiança que a nossa acção, em liberdade e moderadamente voluntária, não deixará de ser acompanhada e protegida divinamente.

    Na análise deste raciocínio e das partes que o compõem, podemos ser, com alguma tolerância, levemente induzidos para a ideia de que somos um ser de acções mais involuntá­rias do que o contrário. Pois se agimos pela nossa vontade, com a consciência de que podemos controlar as acções, logo, caímos na incerteza desta possibilidade, por as mesmas pro­duzirem consequências que podem atingir dimensões que excedam o controlo humano e se estendam até ao mistério divino. Então, o que experimentamos só será aparentemente controlável e nós, como agentes de cada acção, nunca pode­remos ser totalmente voluntários nem nunca poderemos agir de modo absolutamente livre.

    Esta será a ideia-base em que poderemos instruir o nosso raciocínio, sobre sermos um agente de acções mais involun­tárias do que o contrário, uma vez que somos condicionados pelo desconhecimento dos limites do nosso controlo. Neste sentido, só poderemos considerar que seremos agentes nas acções cujos limites conhecemos e estas serão coincidentes com a nossa liberdade moderada. E se, ainda, considerarmos que podemos proceder, em certas situações, pela nossa vontade e liberdade, embora, no caso, sejamos agentes, autores e actores (como quando compomos uma música, executamos um trecho musical ou analisamos o resultado produzido). Ou então, dando maior ênfase ao facto de que procedemos em certas situações de modo involuntário, sendo apenas actores, como por exemplo: pestanejar, respirar ou movimentar a rótula; teremos no conjunto destas razões os requisitos fundamen­tais para um tal raciocínio, para um raciocínio sobre o acto de ser voluntário, ser um acto limitado e não absolutamente livre, logo, aparentemente podermos ser induzidos a pensar que não poderemos ser tão voluntários nas acções como pensamos nem sermos tão livres como desejamos.

    No entanto, quando procedemos tendo como base a consciência dos nossos actos, a vontade de os praticarmos e o conhecimento das nossas limitações, se acreditarmos que o poder para realizar tudo isto não nos vem apenas de nós pró­prios, mas Daquele que está connosco, não deixaremos de ser autores e actores legítimos e o nosso estado de ser voluntário tornar-se-á autêntico, porque à nossa legitimidade poderemos acrescentar, também, a máxima divina: “Senhor, faça-se a Tua vontade porque Tu estás presente na minha.”

    Aliás, será nesta doação da vida e nesta nova atitude que também melhor se poderá experimentar o sentimento e a emoção da Idealidade, porque tudo estará sempre em juízo, mas realizar-se-á para além do próprio ser e a idealidade tornar-se-á no movimento para a procura do sentido da nossa vida e da transcendência na acção humana.

 

Macedo Teixeira, Quando as Estrelas Acordam, Sítio do Livro, Lisboa, Julho de 2014, pp. 38 a 42.

 

 

When the Stars Awake (11)

 

A product with a dynamic form, which interpellates us and places on the way that has the direction to the Guide who invites us, to the Guide with whom we will voluntarily take communion and with whom we will start living spiritually.

However, even though our being starts sharing this new order and, simultaneously, making possible the happening of things in a natural spontaneity, that does not mean that such events should not have regular attention and vigilance on our part, since only these controlling actions can detect the state of the situations of life. If we limit ourselves to intercept the course of the events, if we do not reflect nor interrogate ourselves about the situations we prepare or that occur to us, why do we have to concern ourselves with our origins and with the place we occupy in the Universe? Our existence must have meaning and make sense; that is why we always need to know what is the base by which we are supported to go on, and this action is not possible without controlled orientation. If we do not do so, ideality is not what we aspire to, and the ideal is a formal object we make use of, with which we will respond to all forms of pressure, arguing that reality is no longer as before and, therefore, all dynamics are expression of the chaos we cannot avoid. Everything will run in a normal process as in the previous age in which we are more instinctive, but, on this occasion of life, all bases are structured in the various combinations with the individual, the social and the cultural, and the perceptions relate us to the ideas and also with the mutable dynamics of the thoughts and wishes. And since we cannot apprehend with conscience with a speed greater than the thought nor can we stabilize the thoughts in an automatic way, it is fundamental, to the living in ideality, the state of the normalcy of references, the motivation for what is regular and the integration of these realities in the dynamics that will have the bases of the ideals, but it will induce each one of us to an amplitude of the adjustable thought and not rigidly fixed. We will not walk with the head in the air and the feet above the earth, but we will interpellate better what is infinite and atemporal, which is not so acceptable, if we fix ourselves on rigid thoughts with relations of physical globality.

It is causality that is the reason of causes, it is imponderabi­lity the reason of the absence of gravity and it is lightness the condition for what goes up. They are previous necessary conditions to the thought for the acknowledgement of the possibility of the causes.

In life, there is also a conditional relation for its existence. In the case of the form of human life, it is like the other forms in certain conditions; in a special way, within the conditions of duration and change, ascension and transformation, but they may be distinguished, since the other forms of life depend upon a natural adaptation, while human life, through intelligence and knowledge, forces the movement and the change with a view to discovery. In this case, the adaptation will occur as a necessary consequence and by the supernatural possibility. It is the previous acknowledgement of the existence of these possible pure conditions that makes greater our satisfaction for the consequent elevation of our conscience above the motivation and imagination of what will be possible to us within this realm of the ends. It is great the satisfaction for us having these possibilities, for us being able to evolve from the ideals to ideality. For us being able, in this singular age, in this age in which the stars awake, to have the age in which all limits are opened for us to live better our life and to experience it up to transcendence.

It should be said that the adaptation we speak of, as a necessary response, confirms the certainty of the possibility of us being the main agent to the necessary process of adaptation, but also to the voluntary state on which this process will base, seeing that we aspire to live through what we can control, believing that we will live even better through the power of faith and through the confidence we have in the protection of That Who guides us and knows, better than ourselves, up to where each thing is humanly controllable: we act by our will, but we also believe and have confidence that our action, in freedom and moderately voluntary, will not stop being divinely accompanied and protected.

In the analysis of this reasoning and of the parts that compose it, we may be, with some tolerance, lightly induced to the idea that we are a being of more involuntary actions than otherwise. Since if we act by our will, with the conscience that we can control our actions, then we fall upon the uncertainty of this possibility, for the same ones produce consequences that may reach dimensions that exceed human control and extend themselves to the divine mystery. So, what we experience will only be apparently controllable and we, as agents of each action, could never be totally voluntary nor could we act in an absolutely free way.

This will be the basic idea on which we may instruct our reasoning, about us being an agent of more involuntary actions than otherwise, seeing that we are conditioned by the ignorance of the limits of our control. In this sense, we may only consider that we will be agents on the actions whose limits we know, and these will be coincident with our moderate freedom. And if, still, consider that we may proceed, in certain situations, by our will and freedom, although, in the case, we are agents, authors and actors (like when we compose a music, perform a piece of music or analyze the produced outcome). Or else, giving greater emphasis to the fact that we proceed in certain situations in an involuntary way, being only actors, like for example: winking, breathing or moving the kneecap; we will have within the group of these reasons the fundamental requirements for such a reasoning, for a reasoning about the act of being voluntary, of being a limited act and not absolutely free, therefore we may apparently be induced to think that we could neither be so voluntary in the actions as we think nor be so free as we wish.

Nevertheless, when we proceed having conscience as the base of our acts, the will to practice them and the knowledge of our limitations, if we believe that the power to fulfill all this will not come to us only from ourselves, but from That Who is with us, we will not stop being legitimate authors and actors, and our state of being voluntary will become authentic, because to our legitimacy we may add, too, the divine maxim: “Lord, Thy will be done because Thou are present in mine.”

Furthermore, it will in this donation of life and with this new attitude that one may better experience the feeling and the emotion of Ideality, because everything will always be in judgement, but it will realize itself beyond the being itself and Ideality will become the movement to the search for the meaning of our life and of the transcendence in human action.

 

Macedo Teixeira, When the Stars Awake, Sítio do Livro, Lisbon, July 2014, pages 38 to 42.