Quando as Estrelas Acordam (10) / When the Stars Awake (10)

19-04-2018 13:31

Quando as Estrelas Acordam (10)

 

    Esta Idealidade torna-se no pensamento que busca o infi­nito e os desígnios de toda a beleza que nos é possível idea­lizar; torna-se numa aspiração que tende para se viver a vida em toda a plenitude, mesmo que os valores (que constituímos como normas morais, em certos actos) só permitam experi­mentarmos as formas como essência e como claridade, que, neste caso, só poderão possibilitar a vontade de não dese­jarmos nenhuma parte da existência, para podermos divina­mente comungar do espírito que espalha o alimento de todas as transcendências. Nesta dimensão do pensar e agir, já não haverá lugar para o ciúme, a inveja, a infidelidade; já não exis­tirão mais estas sombras de uma luz que está durante muito tempo em nós de forma invertida; uma luz que ilumina para o passado, para a nossa ancestralidade; uma luz que, afinal de contas, todos temos, mas quando fica colocada nessa direcção tempo demais, as sombras começarão a cegar-nos e, por conse­quência, a confundir-nos na razão e nos sentidos. Agora, com­pletamente livres e com a luz da vida a apontar na direcção do infinito, aquilo que antes era tão grande e tão valioso, tornar­-se-á, a partir desta nova compreensão, numa realidade muito pequenina e tão repentinamente vulgar. Tudo o que é humana­mente tangível tornar-se-á em sinais de referência longínqua, tornar-se-á em pequenos caracteres de uma escrita natural que é apenas indicadora e que não tem outra função que não seja a de interpelar-nos para a leitura instantânea e para as muta­ções dos pensamentos, conforme as ondas da nossa cerebrali­zação forem sensibilizadas.

    Agora, completamente livres, dar-nos-emos numa entrega sem resistência e sem nenhuma perda na nossa consciência; mover-nos-emos num espaço com a forma do nosso tempo e com o poder da nossa sensibilidade, mais do que com o poder da vontade e da nossa razão. Sentiremos o que acon­tece e como acontece, mas viveremos através das transforma­ções na mutabilidade da vida. Ligados pela existência a um nicho que nos faz acontecer com os exemplos terrenos e com as experiências das próprias transformações, vamo-nos apeando numa entrega sem competir com as efemeridades que só pro­porcionam reflexos da vida.

    Nesta idade singular, ganhar-se-á a consciência das portas e janelas do nosso espírito, portas que não terão fechos para utilizar na abertura ou fechamento, portas e janelas para ver o exterior e receber um certo ar no interior; portas que sempre abríramos, mas que não tínhamos consciência nem capacidade para compreender que as deveríamos utilizar e manter abertas, pela razão natural de não esquecermos os outros lugares da nossa casa, uma vez que só se poderá viver através de todos eles e pela abertura infinita das ligações da vida.

    As portas e as janelas que se abrem nesta idade, com a consciência das várias possibilidades, são nesta altura outros mirantes e entradas permanentes para ver e alcançar pela idealidade aquilo que o poder das sensações e da razão não chegam para serem capazes. Não é que nesta altura vivamos descentrados da nossa individualidade, mas buscamos plata­formas que tendem para a impessoalidade e, se nestas plata­formas integrarmos a nossa existência e marca, também nelas formaremos redes de opções várias para as aberturas sociais possíveis, que atingirão a nossa dimensão essencial com expe­riências que nos inclinam para a totalidade da verdade. O que pensáramos antes como projectos de vida vivem-se, neste modo, não em linhas fechadas mas em linhas com várias direc­ções, numa energia espiritual que instantaneamente nos faz a adaptação e a forma do sentimento próprio, no qual a razão depois se ajusta. Já não se tratará de uma relação entre o obser­vador e o observado, mas entre estes e o que se completa com o vivente e o interceptado. Se o relativo persistir no nosso pen­samento, é porque a direcção que demos ao nosso acto foi acti­vada pelo que nos interpelou, mas depressa apreenderemos que aquilo que estamos a viver de modo relativo é somente até a nossa razão poder apreender e a nossa adaptação poder gerar uma nova mudança universal. Já não serão suficientes a razão e as sensações; tornar-se-ão evidentes as estrelas que comunicam pela luz, os pensamentos que ganham forma e os corpos que sentem o pulsar da vida; todos os elementos vitais darão sinal, conforme o nosso juízo, no sentido da orientação.

    Nesta idade singular, seremos conforme a vida, o caminho e a verdade, porque a comunhão com a transcendência não se poderá encenar como, de modo inconsciente, o pudéramos antes. Durante muito tempo, fomos muito mais actores do que autores; depois, mais autores do que actores; até que chegamos à fase da Idealidade, que sinto e que proponho que alcancem, com as estrelas que todos temos e com as quais podemos ser intérpretes, com a consciência da nossa liberdade e inteli­gência. A razão que fundamenta esta excelsa e nova oportu­nidade baseia-se no facto de já termos, nesta ocasião da vida, todos os ingredientes necessários para emergirmos de dentro de nós (de dentro da nossa memória individual e social) com as respostas para vivermos e interceptarmos a totalidade ime­diata da solução que precisamos perante as diversas situa­ções. A intuição ganha, nesta altura, a vantagem sobre qual­quer outra via de conhecimento: os actos do espírito tangem a razão, de tal forma que o que pensamos, julgamos ser ainda uma imagem, mas rapidamente constatamos que já é um pro­duto mais elaborado.

 

Macedo Teixeira, Quando as Estrelas Acordam, Sítio do Livro, Lisboa, Julho de 2014, pp. 35 a 38.

 

 

When the Stars Awake (10)

 

This Ideality becomes the thought that seeks the infinite and the designs of all beauty that is possible for us to idealize; it becomes an aspiration that tends for us to live life in all its plenitude, even if the values (which we constitute as moral norms, on certain acts) only allow us to experience the forms as essence and as clarity, which, in this case, only may make possible the will to not wish any part of the existence, for us to divinely share the same spirit that spreads the nutriment of all transcendences. Within this dimension of thinking and acting, there will be no more place to jealousy, to envy, to unfaithfulness; there will be no more these shadows of a light that is for very long time within us in an inverted way; a light that illuminates to the pasts, to our ancestry; a light that, after all, we all have, but when it stays put on that direction too much time, the shadows will begin to blind us and, by consequence, to confound us in reason and in the senses. Now, com­pletely free and with the light of life pointing towards the direction of the infinite, that which before was so great and valuable, will become, from this new comprehension, a very little and so suddenly vulgar reality. Everything that is humanly tangible will become signs of a distant reference, it will become small characters of a natural writing that is only indicative and that has no other function but that of interpellating us to the instant reading and to the mutations of the thoughts, as the waves of our cerebralization are sensitized.

Now, completely free, we will give ourselves in a commitment without resistance and without any loss in our conscience; we will move ourselves in a space with the form of our time and with the power of our sensitivity, more than with the power of will and of our reason. We will feel what happens and how it happens, but we will live through the transformations in the mutability of life. Connected by the existence to a niche that makes us happen with the earthly examples and with the experiences of transformations themselves, we will get off in a commitment without competing with the ephemeralities that provide only the reflections of life.

In this singular age, we will gain consciousness of the doors and windows of our spirit, doors that will not have latches to use in the opening or shutting up, doors and windows to see the exterior and to receive a certain air in the interior; doors that we had always opened, but that we did neither have the conscience nor capability to understand that we should use them and keep them open, by the natural reason to not forget the other places of our home, since we may only live through all of them and by the infinite opening of the life connections.

The doors and windows that are opened in this age, with the consciousness of several possibilities, are at this time other belvederes and permanent entrances to see and achieve by ideality that which the power of sensations and of reason do not suffice to be capable of. It is not that at this time we live decentered from our individuality, but we seek platforms that tend to impersonality and, if on these platforms we integrate our existence and mark, we will also form nets of several options to the possible social openings, which will reach our essential dimension with experiences that incline us to the totality of the truth. What we had thought before as life projects are lived, in this way, not in closed lines but in lines with several directions, in a spiritual energy that instantly makes us the adaptation and the form of the proper feeling, in which the reason adjusts itself later. It will no longer be about a relation between the observer and the observed, but between these and what is completed with the living and the intercepted. If the relative persists in our thought, it is because the direction we gave to our act was activated by what interpellated us, but soon we will apprehend that that which we are living in a relative way is solely until our reason can apprehend and our adaptation can generate a new universal change. It will no longer suffice reason and sensations;  it will become evident the stars that communicate through light, the thoughts that take form and the bodies that feel the pulsation of life; all the vital elements will give a sign, according to our judgement, on the direction of orientation.

In this age, we will be in accordance with life, the way and the truth, because communion with transcendence will not be possible to simulate, in an unconscious way, as it was before. For a long time, we were much more actors than authors; later, more authors than actors; until we reach the phase of Ideality, which I feel and propose you achieve, with the stars we all have and with which we can be interpreters, with the consciousness of our liberty and intelligence. The reason that substantiates this sublime and new opportunity is grounded in the fact that we already have, on this occasion of life, all the necessary ingredients for us to emerge from within ourselves (from within our individual and social memory) with the answers for us to live and intercept the immediate totality of the solution we need in the face of diverse situations. Intuition wins, at this time, the  advantage over any other way of knowledge: the acts of the spirit touch reason, in such a way that what we think, we judge it like an image, but quickly we notice that it is already a more elaborate product.

 

Macedo Teixeira, When the Stars Awake, Sítio do Livro, Lisbon, July 2014, pages 35 to 38.