O Poder da Arte no Sonho (II) / The Power of the Art in the Dream (II)

17-07-2014 18:32

O Poder da Arte no Sonho (II)

Macedo Teixeira

    Tratar-se-á, como dissemos, de outros limites de coincidência, muito diferentes dos habituais, a que estamos habituados e pelos quais a nossa alma sossega e encontra a sua nobreza e a raiz do seu caráter; tratar-se-á dos limites que sinalizam a capacidade de criar e imaginar a vida para além da existência.

    Talvez por isso poder-se-á destacar como exemplo a Música, que, como forma de arte, terá na Ciência e na Arte em geral uma preferência que vai para além dos gostos e das escutas; porque sendo uma linguagem, do que fala e conta; fá-lo por canto ou por instrumentos, ou ambos, símbolos, que podem entoar a paz, mas também despertarem o sonho, ainda que cantem a Guerra ou exaltem o combate, pois é o sonho que comanda a vida.

    Será por isso que a música surgirá onde a palavra não será suficiente porque não será suficiente para abarcar as figuras musicais, que são manchas longas que se decompõem em muitos elementos e em muitas formas; que são, afinal, energias sonoras, gestuais, que afinam os sentimentos, agitam o coração e interpelam os sonhos.

    Talvez por isso, quem sabe! seja a Música um dos céus onde Deus dorme e pensa e onde encarrega os anjos de O acordar ao som de uma nova canção que os homens fazem e criam enquanto Ele sonha e a Obra do Mundo progride.

    A Música é, sem dúvida, um raio de luz que espalha um clarão pelo lugar e pelos sentimentos de quem a escuta, de que só com algumas exceções não se sentem os seus efeitos e não se desejam reproduzir. Quantas vezes cada um de nós foi o intérprete de uma qualquer canção numa qualquer parte do dia; trauteando com muita satisfação o que o cantor original primava pela aplicação? Quantas vezes somos imitadores na partilha de uma das raras belezas do Universo por efeitos de um contacto sonoro que se espalha pelos outros e se torna na principal companhia do dia­‑a­‑dia de cada um? Quantas vezes somos exemplos de uma alegria passageira que transmite aos outros por encadeamento um bem-estar e uma imagem tão apetecível que com raridade não escapamos ao dito do companheiro ou amigo: “Ah! hoje andas muito satisfeito; andas de boa ‘catadura’!”

    A satisfação da vida traduz-se também por cantos e versos, por alegrias e sorrisos; por trabalho e construção; traduz-se pela união de sentimentos e vontades de realizar com a máxima emoção e a máxima responsabilidade o que se pensa e o que se deseja, como legítimos valores do nosso espírito e do nosso intelecto. Assisti nos anos 70 algumas vezes aos ensaios de uma tuna e ao frenesim que estes implicavam. Uns arranjavam as cordas do violão, outros as do violino; ouviam-se sopros de trompete e saxofone; raspadas de baixo e contrabaixo; aqui e ali, ditos de desafinação, às vezes alguma surpresa nas estranhas belezas da acústica; movimentos de uma inquietação própria de quem esperava o maestro, que dava a ajuda final; e o silêncio da sala só se interrompia pelo arquear da batuta para a ordem do ritmo e a síntese do tempo; a música fazia o resto no trabalho do que é perfeito e na realização de quem tocava. A noite ia já alta e nada mais se ouvia na casa até ao findar do ensaio, e do aparecer dos sorrisos das garotas e dos gracejos dos jovens da minha idade.

 

    Maio de 2014.

 

 

The Power of the Art in the Dream (II)

Macedo Teixeira

The question is, as we said, of other limits of coincidence, very different from the usual, to which we are used to and by which our soul calms down and finds its nobility and the root of its character; the question is of limits that signal the ability to create and imagine life beyond existence.

Perhaps because of that, one might point out Music as an example, that, as a form of art, will have in Science and in Art in general a preference that goes beyond likes and listenings; because being a language of what speaks and tells; it does it by song or by instruments, or both, symbols, which may sing peace, but may also wake the dream, even if they sing War or exalt combat, for it is the dream that commands life.

It will be because of that, that music will arise where words will not suffice because it will not suffice to embrace musical figures, which are long spots that decompose themselves in many elements and in many forms; which are, after all, sonorous, gestural energies that refine the feelings, agitate the heart and interpellate the dreams.

Perhaps because of that, who knows! Music is one of the heavens where God sleeps and thinks, and where He charges the angels with waking Him up to the sound of a new song that men make and create while He dreams and the Work of the World progresses.

Music is, without doubt, a ray of light that spreads a gleam over the place and over the feelings of who listens to it, of what with only some exceptions its effects are not felt and do not wish to reproduce. How many times each one of us was the performer of any song in any part of the day; humming with much satisfaction what the original singer excelled by application? How many times are we imitators in the share of one of the rare beauties of the Universe by effect of a sonorous contact that spreads over the others and becomes the main company of each one’s everyday life? How many times are we examples of a transitory joy that transmits to the others by chaining a well-being and an image so desirable that rarely we do not escape from the saying: “Oh, today you are very satisfied; you look good!”

The satisfaction of life is translated into songs and verses, into joys and smiles; into work and construction; it is translated into the union of feelings and wills to realize with maximum emotion and with maximum responsibility what one thinks and wishes, as legitimate values of our spirit and of our intellect. I assisted some times in the seventies to the rehearsals of a musical group and to the frenzy these implied. Some arranged the French guitar strings, others the ones of the violin; blows of trumpet and saxophone were heard; scratches of bass and double bass; here and there, sayings of dissonance, sometimes some surprise in the strange beauties of acoustics; movements of an inquietude proper of who expected the conductor, who gave the final help; and the silence of the room was only interrupted by the curving of the baton for the order of rhythm and the synthesis of time; music did the rest on the work of what is perfect and on the realization of who played. It was already late night and nothing more was heard in the house until the end of the rehearsal, and of the appearing of the smiles of the girls and of the merriness of the youth of my age.

 

May 2014.