Caminho de Luz e Sombra (5) / Path of Light and Shadow (5)

27-12-2019 18:17

Caminho de Luz e Sombra (Texto 5)

 

    Estava-se nos princípios do mês de abril de 1950, mais propriamente no final da tarde do dia cinco. Depois de finalizarem o trabalho, quando o dinheiro dava e já não era muito cedo, Amaral e o seu filho Licínio costumavam embarcar na lancha de Avintes, que transportava as gentes que iam e vinham da cidade, dos seus trabalhos e do seu comércio.

    Naquela tarde fatídica, Amaral e o seu filho terminaram o trabalho um pouco mais cedo do que o costume, logo, como seria habitual nestas circunstâncias, viriam a pé para pouparem; no entanto, ao contrário do que seria habitual, naquela tarde trágica era vontade do Amaral regressarem a casa na lancha de Avintes.

    Porém, o Licínio tinha bastante fome naquele fim de tarde e pediu ao pai para comerem alguma coisa antes de embarcarem. O pai não queria fazer-lhe a vontade, pois só tinha dinheiro para os bilhetes; vir de transporte era mais rápido e evitava o cansaço da caminhada, que era o triplo do esforço depois de um dia de tanto trabalho. Entretanto, a insistência do rapaz foi tanta que ele não olhou ao problema de ficar sem dinheiro para a viagem e resolveu gastá-lo no aconchego do estômago de ambos. Quando acabaram de comer e beber (já que o Amaral gostava bem de um copo de vinho, pois ele era das terras do bom vinho, especialmente, do vinho do Porto), puseram-se a caminho por entre campos até à terra de Avintes.

    Entretanto, enquanto caminhavam de regresso, e sem nada saberem, acontecia a grande tragédia. A lancha em que viriam, se não fora a fome do Licínio, acabaria por afundar-se, ainda antes de estes terem chegado a casa. Sobre este acontecimento trágico, está escrito no Museu da Pessoa ([    ii    ]) o seguinte:

    “Também havia barcos de passageiros que encostavam nas escadas. Era o caso do Barco das Padeiras, que transportava as pessoas para Rio Mau, Avintes e depois regressava ao Douro. Mais tarde fizeram umas lanchas para transportar passageiros, uma chamava-se a Foz de Sousa que era mais conhecida pelo nome “A Badalhoca”, que embateu nas pedras e foi ao fundo, mesmo em frente à Quinta da Paradela e morreram 28 pessoas. O acidente ocorreu no dia 5 de abril de 1950 e foi o desastre maior que houve no rio Douro até à data. Eu ainda era miúdo, tinha 12 ou 13 anos. A lancha ia para Avintes carregada de passageiros quando bateu numa pedra encostada à margem e começou a meter água. As pessoas começaram a cair todas para o mesmo lado até que o barco virou.”

    Maria estava em casa com os filhos mais novos, esperava sempre sem saber de que lado viriam os seus Amaral e Licínio; não era certo que viessem de camioneta ou de lancha e a maior parte das vezes até vinham a pé, como fora o caso naquela tarde de horror. Consumada a tragédia, os gritos de pedido de socorro depressa atravessaram como raios os corações daquela comunidade que, à toa, se lançara em direção ao leito onde a morte ceifava uma grande parte das vidas. Maria ficara agarrada aos seus meninos e quase louca de dor entre a certeza e a incerteza de aquela poder ser também a sua desgraça. apesar de não ser muito conhecida no lugar, já tinha granjeado o amor das pessoas, todas sabiam bem das rotinas diárias de cada um, logo, foi muito grande e imediata a comoção geral.

    Preparando-se num ápice, pegou nas crianças e saiu para a rua a gritar pelo seu “Zé”, como gostava de chamar-lhe e pelo seu menino “Cininho”, nome que também guardava no fundo da sua alma. Ainda não tinha dado muitos passos e com as lágrimas a cobrir-lhe a face ouviu uma voz que a chamava: – Mãe, mãe, somos nós! Estamos aqui! – exclamavam entre soluços. – Nós não viemos na lancha, nós viemos a pé – gritaram várias vezes, para a acalmar e a trazer à realidade.

    Quando Maria tomou verdadeira consciência da presença deles, abraçou-os e beijou-os com o coração dorido, mas com a alma a pular numa alegria contida. Depois de uma certa contemplação e de dar graças pelo mistério do conforto das almas, foram todos em direção ao rio, ao lugar da tragédia, para partilharem o amor e solidariedade com aqueles que sofriam pelo trágico acontecimento da perda dos seus entes queridos que não veriam mais com vida. Por lá estiveram bastante tempo, olhando aquela tragédia, ao mesmo tempo que se interrogavam sobre as circunstâncias da sua própria vida. Já muito tarde, regressaram a casa para comerem alguma coisa e deitarem-se unidos pelas dores, mas com a certeza de que estavam juntos para começarem o novo dia.

    Algum tempo depois desta onda de dramas e tragédias, o ciclo da vida parecia começar a voltar ao estado normal, alguma esperança começava a renascer nos pensamentos desta pobre família. Amaral e Licínio mudaram de patrão, o pai para um trabalho na mesma profissão, mas um pouco mais remunerado e o filho para uma fábrica onde passara a estar mais contente e a ter um salário melhor. Para reforçar este sentimento positivo, Maria fora convidada pela Dona Olívia ou Olivinha, como era mais conhecida em Avintes, a apresentar-se no seu ateliê, para iniciar a sua carreira na costura. Primeiro, como simples operária e mais tarde como mestra, função que desempenharia até ao dia em que, por sua vontade e por ter uma vida melhor, deixaria de trabalhar. Entretanto, começara também a ser pensado o dia do batizado do seu menino e o modo como deveriam convidar o primo Zé “torneiro” e esposa para serem padrinhos. Aliás, não só seriam o primo Zé e esposa os padrinhos do registo civil como seriam também a sua filha Rosa e o marido os padrinhos da igreja; tudo estava a ser pensado com humildade, mas com muito amor. Com isto, a azáfama da casa e do trabalho começavam a envolver os membros da família, que por algum tempo começaram a viver com a cabeça erguida e com vontade de superar todas as dificuldades, apesar de sacrificarem a ida à escola do filho Fernando, por não terem arranjado ainda alguém que ficasse como ama do seu menino António.



[  ii ] Museu Pessoa – Depoimento de José Fernandes Marques Teixeira – Sou José Fernandes Marques Teixeira. Nasci no Muro dos Bacalhoeiros, n.º 111, a 22 de dezembro de 1946. Atualmente, moro na Rua da Fonte Taurina. Depoimento de José Fernandes Marques Teixeira. Entrevistado por Patrícia Sousa, Lígia Costa e Sónia Moreira. São Paulo, dezembro de 1999. “O maior desastre no rio Douro”, Naufrágio.

 

Macedo Teixeira, Caminho de Luz e Sombra, Chiado Editora, Lisboa, 2013, pp. 21 a 24.

 

 

Path of Light and Shadow (Text 5)

 

We were in the beginnings of the month of April of 1950, more precisely in the end of the afternoon of day 5. After they finished the work, when the money sufficed and was no longer very soon, Amaral and his son Licínio used to embark in the motorboat of Avintes, which transported the peoples that went to and came from the city, from their works and from their commerce.

In that fatidic afternoon, Amaral and his son finished the work a bit earlier than usual, hence, as it would be habitual in these circumstances, they would come on foot to save money; however, contrary to what would usual, in that tragic afternoon it was Amaral’s will to return home in the motorboat of Avintes.

However, Licínio was very hungry in that evening and had asked his father to eat something before they embarked. The father did not want to comply with his son’s wish, since he only had money for the tickets; to come from transport was faster and avoided the tiredness of the walk, which was the triple of the effort after a day of so much work. Meanwhile, the insistence of the boy was such that he did not look to the problem of getting without money for the trip and he decided to spend it on the comfort of the stomach of both. When they had finished to eat and drink (as Amaral liked very much of a glass of wine, since he was from the lands of the good wine, especially, port wine), they set out across fields to the land of Avintes.

Meanwhile, while they walked back home, and without knowing anything, the great tragedy happened. The motorboat in which they would come, if it were not Licínio’s hunger, would end sinking, even before they had arrived home. About this tragic happening, it is written in Museu da Pessoa [Museum of the Person] ([ii  ]) the following:

“There were also passenger boats that leaned against the stairs. It was the case of the Barco das Padeiras [Bakers’ Boat], which transported the people to Rio Mau, Avintes and then it returned to the Douro’s River. Later, they made some motorboats to transport passengers: one was called Foz de Sousa [Sousa’s Mouth], which was more known by the name of “A Badalhoca” [The Dirty One], which collided with the stones and sank to the bottom, right in front of the Quinta da Paradela [Paradela’s Farmhouse] and 28 people died. The accident occurred on the 5th of April of 1950 and it was the greatest disaster that have always happened in Douro’s River until that date. I was still a kid, I had 12 or 13 years old. The motorboat was going to Avintes full of passengers when it hit a rock close to the riverbank and started to spring a leak. All the people began to fall to the same side until the boat had overturned.”

Maria was at home with her youngest sons, she always hoped without knowing from which side would come her Amaral and Licínio; it was not certain that they came by bus or by motorboat, and most of the times they even came on foot, like it was the case in that horror afternoon. When the tragedy was consummated, the screams of help soon pierced through the hearts of that community like lightning bolts, and the community threw itself, haphazardly, to the riverbed where death reaped a great part of the lives. Maria had remained attached to their little boys and almost crazy of pain between the certainty and the uncertainty of that may be also her disgrace, although she was not well known in the place, she had already won the people’s love, every one of them knew well the daily ruts of each other, hence, it was very great and immediate the general commotion.

All of a sudden, she prepared herself, took the children and went out to the street screaming for his “Joe”, like she liked to call him and for his little boy “Cininho”, a name that she also kept deep in her soul. She had not taken much steps yet, and with tears covering her face, she heard a voice that called: – Mom, mom, it’s us! We are here! – they exclaimed among hiccups. – We didn’t come in the motorboat; we came on foot – they shouted several times to calm her down and bring her back to reality.

When Maria had truly realized their presence, she hugged them and kissed them with the heart aching but with the soul jumping in a refrained joy. After a certain contemplation and after giving thanks for the comfort of the souls, they went all towards the river, to the place of the tragedy, to share the love and solidarity with those who were suffering due to the tragic happening of the loss of their loved ones who they would no longer see with life. They had been there for a long time, watching that tragedy, and at the same time they wondered about the circumstances of their own lives. Already very late, they returned home to eat something and go to bed united by the sorrows, but with the certainty that they were together to begin a new day.

Some time after this wave of dramas and tragedies, the cycle of life seemed to begin to return to its normal state, some hope began to be born again in the thoughts of this poor family. Amaral and Licínio changed their bosses: the father to a work in the same profession but a bit more paid, and the son to a factory where he started to be happier and to have a better salary. To reinforce this positive feeling, Maria had been invited by Mrs Olívia or Olivinha, as she was more known in Avintes, to present herself in her atelier, to begin her new career in needlework. First, as a simple workwoman and later as a mistress, a function she would perform until the day when, by her will and for having a better life, she would stop working. Meanwhile, she also began to think of his little boy’s christening and about the way they should invite the cousin Joe “turner” and his spouse to be godparents. Besides, not only Cousin Joe and his parents would be the godparents of the civil registration, but also their daughter Rosa and her husband would be the godparents of the church; everything was being thought of with humbleness, but with much love. With this, the bustle of home and of work started to involve the members of the family, that for a while they started to live with their heads up and with the will to surpass all the difficulties, although they were sacrificing the school attendance of their son Fernando, because they had not yet managed to find someone who stayed as a nanny of her boy António.



[ii] Museu Pessoa – Testimonial of José Fernandes Marques Teixeira – I am José Fernandes Marques Teixeira. I was born in the Wall of the Codfishing Ships, № 111, on the 22nd of December of 1946. Presently I live in the Street of the Taurine Spring. Testimonial of José Fernandes Marques Teixeira. Interviewed by Patrícia Sousa, Lígia Costa and Sónia Moreira. São Paulo, December of 1999. “The greatest disaster in the Douro River”, Shipwreck.

 

Macedo Teixeira, Path of Light and Shadow, Chiado Editora, Lisbon, 2013, pages 21 to 24.