Quando as Estrelas Acordam (4) / When the Stars Awake (4)

09-10-2017 20:14

Quando as Estrelas Acordam (4)

 

    É necessário pensar deste modo e torna-se necessário viver de modo semelhante, isto é, viver segundo um ideal formal e material, mas também numa idealidade que exceda a vida locomotora e biológica e se torne também mental e emo­cional. Uma idealidade que se viva na espécie e que permita uma possibilidade mais criadora para dar fundamento a todas as ordens e traçar no planeta planos fixos para tornar possível a sua convergência.

   A unificação do ser resulta de uma dinâmica expressiva que se complementa com aquilo que vai para além do seu suporte como base para a sobrevivência. Ressalvando os exa­geros, poderemos dizer que tudo quanto o Universo cria ou o Homem inventa é necessário para a unificação do ser e para manter a sua indivisibilidade, sendo que a sua totalidade exce­derá estes limites. Há, por isso, uma necessidade de crescermos em relação com o ambiente e de sermos completados com expe­riências de realidades que nos integrem e nos façam descobrir as diferenças entre os seres. Já não se tratará, naturalmente, de utilizar os bens naturais, mas de ser também uma expressão dessa utilização. Partindo de uma idealidade a priori, na qual vivenciaremos um sentimento de contentamento resultante do valor que cresce em nós com a possibilidade da apropriação de qualquer bem, ainda que reconhecendo que é algo que muda e se transforma, que não permanece sempre igual.

   Quando as estrelas acordam abrem-nos o pensamento para a Idealidade, para um estado de pensamento puro que se entrega na doação do espírito até aos limites da transcen­dência. Já não será tanto a causa que nos interpela, mas mais o poder que a torna possível. Os ideais são necessários, mas sem uma abertura ao ser do próprio ideal na sua eterna pureza e ilimitada mudança, não experimentaremos o sentimento inex­plicável da doação plena aos mistérios do Universo.

   Um ideal é aquilo a que aspiramos, mas se verificarmos como se vão revelando as expressões do Mundo nas diversas composições, se repararmos na sua permanente alteração, somos inclinados voluntariamente a admitir que o ideal é limi­tativo e, em certos casos, tornamo-lo fantasioso, pois tendemos para sentimentos e preferências demasiado pessoais e excessi­vamente contrárias à ordem natural da vida. Cortar árvores, secar as fontes, drenar os lagos pode ser uma atitude tecno­lógica que tem em conta certos ideais de progresso e moder­nidade. Mas se pensarmos no que estas acções resolvem em relação à vida do grupo e no que afectam em relação à vida humana, ficamos a pensar se não seria preferível que uma estrada tivesse mais pontes, fosse menos rectilínea ou fosse mais longo o caminho; o dinheiro, quando se gasta em excesso, faz diferença na economia dos povos; mas a vida, quando doente, aprecia pouco as vantagens e o dinheiro tem menos significado. Se pensarmos na quantidade de ar puro que pre­cisamos para viver e se pensarmos na dificuldade que a natu­reza tem para manter os valores ambientais necessários, não se poderá defender nenhum ideal de progresso que cons­tranja estas forças vitais e enfraqueça a sua existência. Assim, será mais sensato que aspiremos a um ideal de relação que mantenha o ser e a ordem cósmica integrados, sem lhes criar dependências nem fracturas; aspirar a um ideal de movimento e vida que possa regenerar-se; um ideal que não seja tão limi­tativo e que tenha mais de idealidade do que de limitação. O valor da existência está na sua dinâmica e mudança e não no que força a vida a determinar-se e a limitar-se por constran­gimento. Pensar e fazer devem acontecer sempre como movi­mentos da vontade de mudar, mas serem conforme a necessi­dade de viver.

 

Macedo Teixeira, Quando as Estrelas Acordam, Sítio do Livro, Lisboa, Julho de 2014, pp. 16 a 18.

 

 

When the Stars Awake (4)

 

It is necessary to think this way and it becomes necessary to live in a similar way, that is, to live according to a formal and material ideal, but also in an ideality that exceeds the locomotor and biologic life and that becomes also mental and emotional. An ideality that is lived in the species and that permits a more creative possibility to give foundation to all orders and to draw on the planet fixed plans to make possible its convergence.

The unification of the being results from an expressive dynamics that is complemented with that which goes beyond its support as a basis to survival. Excepting the exaggerations, we may say that all that the Universe creates or man invents is necessary to the unification of the being and to maintain its indivisibility, and its totality will exceed these limits. There is, therefore, a possibility of us growing in relationship with the environment and of being completed with experiences of realities that integrate us and make us find out the differences between the beings. It will not be, naturally, about utilizing the natural goods, but about also being an expression of that utilization. Starting from an a priori ideality, in which we will experience a feeling of contentment resultant from the value that grows in us with the possibility of appropriation of any good, even though recognizing that it is something that changes and transforms itself, that does not stay always the same.

When the stars awake, they open us the thought to Ideality, to a state of pure thought that gives itself in the donation of the spirit to the limits of transcendence. It will not be so the cause that interpellates us, but more the power that turns it possible. The ideals are necessary, but without an openness to the being of the very ideal in its eternal purity and unlimited change, we will not experience the unexplainable feeling of the full donation to the mysteries of the Universe.

An ideal is that which we aspire to, but if we verify how the expressions of the world reveal themselves in the various compositions, if we notice its permanent alteration, we are voluntarily inclined to admit that the ideal is limitative and, in certain cases, we render it fanciful, since we tend to feelings and preferences too personal and excessively contrary to the natural order of life. To fell trees, to dry fountains, to drain lakes may be a technological attitude that bears in mind certain ideals of progress and modernity. But if we think about what these actions solve in relation to the life of the group and about what they affect in relation to human life, we get to think if it would not be preferable that a road had more bridges, were less rectilinear or the path were longer; money, when is spent excessively, makes a difference in the economy of the peoples; but life, when ill, appreciates little the advantages, and money has less meaning. If we think about the quantity of pure air that we need to live, and if we think about the difficulty that nature has to keep the necessary environmental values, we cannot defend any ideal of progress that constrains these vital forces and weakens its existence. Thus, it will be wiser that we aspire to an ideal of relation that keeps the being and the cosmic order integrated, without creating them dependences nor fractures; to aspire to an ideal of movement and life that can regenerate itself; an ideal that is not so limitative and has more of ideality than of limitation. The value of existence is in its dynamics and change, but not in what forces life to determine itself and to limit itself by constraint. To think and to do must always happen as movements of the will to change, but be in accordance with the necessity of living.

 

Macedo Teixeira, When the Stars Awake, Sítio do Livro, Lisbon, July 2014, pages 16 to 18.