Quando as Estrelas Acordam (1) / When the Stars Awake (1)

04-08-2017 19:14

Quando as Estrelas Acordam (1)

 

Nótula do Autor

 

    Quando as Estrelas Acordam surge como uma proposta de reflexão filosófico-cultural plasmada de raciocínios de con­teúdo diversificado nas áreas do conhecimento. É estruturada com algumas explicações científicas que lhe dão um sentido objectivo e porventura mais prático.

    O Fogo, a Água, a Terra, o Ar são elementos naturais que sempre despertaram no Homem a vontade de os conhecer melhor. Porém, o sentido da Idealidade como aspiração, que se pretende propor como forma possível para equação de algumas das dificuldades na vivência contemporânea, faz também emergir a necessidade do pensamento subjectivo que integra a realidade, conferindo-lhe uma dimensão estética, uma dimensão religiosa e alguma ficção.

    Por isso, esta proposta inclui na nossa existência a possi­bilidade das Estrelas, que guiam e iluminam a totalidade do Ser. Já não serão apenas a Alma e o Corpo as partes da coexis­tência da nossa vida, mas também as Estrelas terão um papel tão importante como aquelas na coesão, formação e desenvol­vimento da nossa humanidade.

    Assim, dadas as limitações dos ideais de Justiça, da Família, do Bem, da Verdade, do Amor, é-nos proposta uma interacção contextualizada em ambiente de integração geral de todos os elementos naturais e sociais. Esta interacção deve impelir-nos para o movimento da Idealidade, que permite o Absoluto, no qual será possível ser abstraída a mudança na Alma (ao nível da Razão/pensamento inteligível), no Corpo (ao nível dos Sentidos/sensibilidade das sensações), no Espírito (ao nível da Intuição/ no caminho da verdade e da vida).

    Este desenvolvimento e evolução ocorrem no despertar das Estrelas que guiam e iluminam a totalidade do Ser.

 

~~O~~

    Numa idade singular, um movimento tangencial toca em cada coisa como o ciciar do vento em escaninho percorre o espaço para se dissipar no som que deixa na lembrança ima­gens da eternidade. Toca em cada elemento de qualquer ordem e de qualquer origem com a leveza surda de exclamações sen­síveis e particularidades definidas. Toca em cada coisa, desper­tando um olhar contemplativo e livre, formando o momento em que a alma liberta uma temporalidade de disposições, também singulares e só instantaneamente lembradas no olhar de quem as retém.

    Quando as estrelas acordam, nesta idade singular, guiamo­-nos por dentro como sujeitos temporalmente físicos, sem racionalidade limitadora por um qualquer ideal nem esforço de intolerância pelo conhecimento do que nos falta para a compreensão plena de cada realidade ou acontecimento. Apenas deslumbramento, lembrança, memória, angústia, fim e desejo de estar ou de sair, de se ser outro e o mesmo, nesta impossibilidade de se ser nada nem de se ser tudo. Guiamo-nos por dentro, e cada passo e cada pensamento são espaços per­corridos pela memória e “lembrança” de que já ali estivé­ramos, porque a reminiscência e a semelhança não nos deixam ver qualquer limite de divisibilidade em cada lugar em que se guardam os registos da memória e as singularidades não têm referência, apelam-nos, mas não nos identificam. Quando as estrelas acordam, numa idade singular, seremos já compreen­sivelmente nós, num eu plural, ou ainda a dominar somente o nosso eu, se a comunhão da vida, do tempo e do crescimento, ainda não se estenderam plenamente até às comunidades do ser e do existir plenamente. Nesta idade singular, guiamo­-nos por dentro com uma plenitude ideal e uma força que é acção para a idealidade infinita. Uma idealidade que estará para além da medida das águas e das trapeiras que tranqui­lizam os olhares secos e expectantes da vida, que espera que os novos caudais percorram os sentidos estalados, para os encher e avivar, forçando de novo a erguerem-se os elementos natu­rais, pondo-os de pé, como se fossem braços que se erguem aos céus desta natureza distante. Desta natureza e num mundo onde já não será a chuva com os seus fios de água que per­turba ou acalma as mentes, que incita à espera pela aber­tura do tempo ou convida a ficarmos entre os recantos, numa entrega silenciosa a movimentos interiores para a composição de uma outra ordem qualquer. Mesmo quando esta enche demais os rios, encharca os campos, aumenta os lagos das bar­ragens e marca com mais severidade a distância e o receio pela imprevisibilidade da sua força. Ou quando, pelo poder do Sol, fica diminuída nos seus caudais, deixando secar os campos e as suas sementeiras, tornando-nos menos serena a sorte para ansiosamente a procurarmos em mergulhos e braçadas de liberdade até enchermos o nosso corpo com a sua própria vida. Agora, na experiência da Idealidade, a chuva tornar-se-á na água que se toca e se contempla, que, sendo mais que qualquer medida das suas gotas, subirá aos céus e descerá à Terra para regar os montes, as planícies e os desertos e para deixar-se levar pelas mãos do homem, até aos campos onde a verdura se mistura com o brilho da luz e se formam tonalidades estéticas num espectro ainda muito mais infinito. É nesta Idealidade que, agora, a água e outros elementos naturais, como o fogo, o ar, a terra, desejam, na vitalidade do ser regular, a vida em todos os mistérios, sem amargura e desalento, mas com a ter­nura de quem acorda sem limites de solidão e com o entu­siasmo para alcançar o que é mais profundo e mais oculto.

    Este pensamento de raiz analógica tem como finali­dade a reflexão filosófica sobre o Bem da Vida e o bem da água, que é fonte desta e, na oportunidade de evocarmos um conhecimento mais objectivo, torna-se interessante desen­volver um pouco mais a analogia pela necessidade de avaliar também este valor físico, pela sensibilidade e para além da sua materialidade.

    Para Tales de Mileto, que viveu entre os finais do século VII a.C. e começos do século VI a.C., a água era princípio mate­rial de tudo quanto existe [1]. A água cai do céu, emana da terra e enche os mares. O filósofo grego afirmava que o ar, o fogo e a terra tinham-se formado na substância água. De certo modo, Tales tinha razão: a água resulta da união de duas substâncias básicas – oxigénio e hidrogénio – sendo o ele­mento mais frequente no Universo.

 

Macedo Teixeira, Quando as Estrelas Acordam, Sítio do Livro, Lisboa, Julho de 2014, pp. 5 a 11.

 


[1] Logos Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia, Volume N.º 5, página 15.

 




When the Stars Awake (1)



Author’s Short Note

 

When the Stars Awake appears as a philosophic-cultural proposal of reflection shaped by reasonings of diverse content within the areas of knowledge. It is structured with some scientific explanations that give it an objective and perhaps a more practical meaning.

Fire, Water, Earth, Air are natural elements that have always awoken in Man the will to know them better. However, the sense of Ideality as aspiration, which is intended to be proposed as a possible form to an equation of some of the difficulties in contemporary life, makes also emerge the necessity of the subjective thought that integrates reality, conferring it an aesthetical dimension, a religious dimension and some fiction.

Therefore, this proposal includes in our existence the possibility of the Stars, which guide and illuminate the totality of the Being. It will no longer be the Soul and the Body the parts of coexistence of our life, but also the Stars will have such an important role as those in cohesion, formation and development of our humanity.

Thus, given the limitations of the ideals of Justice, Family, Good, Truth, Love, it is proposed to us a contextualized interaction in an environment of general integration of all natural and social elements. This interaction should impel us to the movement of Ideality, which allows the Absolute, in which it will be possible to be abstracted the change in the Soul (at the level of Reason/intelligible thought), in the Body (at the level of the senses/sensitivity of sensations), in the Spirit (at the level of Intuition/on the way of truth and life).

This development and evolution occur in the awakening of the Stars that guide and illuminate the totality of the Being.

 

~~O~~

In a singular age, a tangential movement touches each thing like the whisper of wind in a hiding place covers the space to dissipate itself in the sound that leaves in the remembrance pictures of eternity. It touches each element of any order and of any origin with the deaf lightness of sensitive exclamations and defined particularities. Touches each thing, awakening a contemplative and free look, forming the moment at which the soul liberates a temporality of dispositions, also singular and only instantly remembered in the look of who keeps them in mind.

When the stars awake, in this singular age, we guide ourselves from within as temporally physical beings, without a limiting rationality by any ideal nor effort of intolerance by the knowledge of what lacks to us to the full comprehension of each reality or happening. Only fascination, remembrance, memory, anguish, end and desire of staying or leaving, of being another and the same, in this impossibility of neither being nothing nor being everything. We guide ourselves from within, and each step and each thought are spaces covered by the memory and the “remembrance” that we had once been there, because the reminiscence and the similarity do not let us see any limit of divisibility in each place in which the memory records are kept and the singularities do not have reference, appeal to us, but do not identify us. When the stars awake, in a singular age, we will already be understandably us, in a plural I, or still dominating solely our I, if the communion of life, of time and of growth are not yet fully extended to the communities of fully being and existing. In this singular age, we guide ourselves from within with an ideal plenitude and a strength that is action to the infinite ideality. An ideality that will be beyond the measure of the water and of the skylights that tranquilize the dry and expectant looks of life, which expects that new streams cover the cracked senses, to fill and sharpen them, forcing again the natural elements to raise themselves, making them stand up, as if they were arms that are raised to the skies of this distant nature. Of this nature and in a world where it will no longer be the rain with its water trickles that disturbs or calms the minds down, that incite to the wait for the opening of the weather or invites to stay between the corners, in a silent delivery to inner movements to the composition of any other order. Even when it fills the rivers too much, swamps the fields, enlarges the dams’ lakes and marks with more severity the distance and the fear because of the unpredictability of its strength. Or when, by the power of the Sun, it gets diminished in their flows, letting the fields and their cultivations dry up, rendering us less serene the luck to anxiously look for it in dives and swimming strokes of freedom until we fill our body with its own life. Now, in the experience of Ideality, the rain will become the water that touches and contemplates itself, which, being more than any measure of its drops, will go up to the skies and will come down to Earth to water the hills, the plains and the deserts and to let itself go by the hands of man, to the fields where greenness mixes itself with the brightness of light and aesthetical hues are formed in a specter even more infinite. It is within this Ideality that, now, water and other natural elements, like fire, air, earth, desire, in the vitality of the regular being, life in all its mysteries, without acrimony and discouragement, but with the tenderness of who awakes without limits of loneliness and with the enthusiasm to achieve what is more profound and more mysterious.

This thought of analogical root has the purpose of philosophical reflection about the Good of Life and the good of water, which is source of it and, in the opportunity of we evoking a more objective knowledge, it becomes interesting to develop a bit further the analogy by the necessity of evaluating also this physical value, by the sensitivity and beyond its materiality.

For Thales of Miletus, who lived between the endings of the 7th century BC and the beginnings of 6th century BC, water was the material principle of everything that exists [1]. Water falls from the sky, emanates from earth and fills the seas. The Greek philosopher stated that air, fire and earth had been formed in the substance water. In a certain way, Thales was right: water results from the union of two basic substances – oxygen and hydrogen – being the more frequent element in the Universe.


Macedo Teixeira, When the Stars Awake, Sítio do Livro, Lisbon, July 2014, pages 5 to 11.



[1] Logos Luso-Brazilian Encyclopedia of Philosophy, Volume N.º 5, page 15.