Crescendo Constroem-se os Sonhos (VIII) / By Growing We Build the Dreams (VIII)

14-03-2017 19:15

Crescendo Constroem-se os Sonhos (VIII)

Macedo Teixeira

    A nossa afirmação tem a ver com a nossa espontaneidade e com as nossas convicções; elas são os suportes dinâmicos da nossa conduta. Há uma espécie de figurino que cada pessoa vai modelando e dando cor; ganha-se um certo estilo e forma-se a personalidade. A afirmação pura torna-se numa afirmação positiva, torna-se na força da espontaneidade e no desejo real do nosso querer. Torna-se, afinal, num princípio do comportamento moral, pois o homem deve guiar-se pelo bem e tudo o que é puro é bom. Quando digo nos meus pensamentos anteriores que é na fase da maioridade, sobretudo até cerca dos quarenta anos de idade, que o homem mais sente a falta dos conteúdos ricos e diversificados das suas experiências anteriores é, exactamente, pela razão que acabei de referir. A nossa afirmação só pode manter-se com todo o vigor se a matéria da nossa espontaneidade e a força das nossas convicções não tiverem sido muito enfraquecidas, se os estados emocionais resultarem num equilíbrio de compreensão e não de sublimação forçada. É difícil para qualquer pessoa, nesta altura, ter de regular a sua espontaneidade por medidas de situação social particulares e poucos sentirão vontade de se afiliar a experiências que impeçam o curso da afirmação. Nesta fase da nossa vida, os nossos estados de consciência são bastante mutáveis e o desânimo acontece com frequência. Por outro lado, as cedências para a compreensão fazem-se pelo jogo do poder de dominar, mais do que pelo poder do amor que é puro e toca de um modo muito especial. Agora, torna-se mais necessário descobrir onde sopra o que é universal e num estado emocional dominador é difícil de se captar esse bem que é o amor. Assim, pela estabilização psíquica e o desejo mais cativo da nossa caminhada, a ordem de ambas as partes vai-se equilibrando à medida que a nossa afirmação vai sendo mais segura. Do centro da nossa vontade vão emergindo solicitações que vão estando cada vez mais conformes com a nossa realização e com o sentimento de estarmos a proceder conforme o que é universal e bom. Agora já não são tanto os outros que nos servem de modelo-guia, já não nos lembramos tanto de emoções que tivemos outrora na força de um desejo repetido. Era bom se fôssemos isto ou aquilo, se vivêssemos deste ou daquele modo; se experimentássemos a aventura e nos glorificássemos com algo de muito notável. Chamar a atenção faz parte de um certo tempo e serve só para construir um mundo de que somos mais objectos do que sujeitos.

   Na Segunda Idade, a nossa afirmação torna-se diferente nos fundamentos e a base principal começa pelo erguer dos princípios que toquem o bem e o acordo com a consciência. Desenvolvemos os nossos ideais na conjugação de um serviço que terá em conta os objectivos da realização pessoal e, acima de tudo, do acompanhamento profissional, moral e familiar de todas as partes que formam a nossa comunhão. Há uma tendência natural para avaliarmos os nossos actos mais à luz da nossa consciência e de tudo fazermos para sermos conformes com a elevação moral. Todas as nossas atitudes terão em vista um fim discreto e educado; já não participamos facilmente em aventuras para dar nas vistas ou mostrar capacidades que já não temos. É o juízo que mais nos interessa e a vontade que mais desejamos é a que seja coincidente. E tudo isto sempre num esforço de situarmos melhor o nosso ser, de apurarmos o nosso sentido da vida e de sermos uma parte do valor social.

   A abstracção da vida faz-se com todos os conteúdos que a estruturam, com a riqueza de condições humanas, mas também com os conteúdos das experiências cujas riquezas são de origem natural e se formam na natureza. A conjugação destes elementos e a transformação destas potencialidades dão origem a estados emocionais capazes de superar as situações existenciais mais delicadas, de permitir restaurar a nossa vida e de ganhar forças para outras novas questões. Como sujeito dos nossos actos, somos responsáveis pelas consequências que deles resultam e o seu valor de qualidade positiva ou negativa depende da nossa capacidade de ser intérpretes de todas as situações criadas. Estas são, entretanto, dominadoras e determinantes, logo, se não existirem nos conteúdos psíquicos do homem riquezas de vivências que lhe permitam a melhor solução em cada situação, a força dominadora das experiências subjuga o homem e obriga-o a limites comportamentais de valor mais negativo que positivo. É nesta idade que cada homem deve ajuizar da importância que tem o sentido e a forma que vai dando à sua vida. De uma forma mais alargada ou numa individualização mais extrema, a responsabilidade que lhe vai cabendo já não estará centrada no seu eu individual. A sua responsabilidade atinge domínios sociais de arquitectura da Ordem da vida, que terão consequências em todas as ordens nomeadamente na ordem transcendente. Trata-se, agora, de fazer com que as suas experiências lhe tragam vontade de realização solidária, mas também de afirmação da comunidade a que pertence. Antes era a construção do seu mundo físico que estava em questão, agora será a construção de um mundo psíquico e social que exige uma responsabilidade mais abrangente e complexa. Na Primeira Idade vivemos voltados para o nosso eu e para a realização do que é estrutural na individualidade que idealizamos e que fazemos questão de em todas as respostas mostrarmos que tem que ser assim e que somos capazes disso. A juventude da nossa vida está recheada de perspectivas ideais e de desejos que são naturalmente comuns. Se assim não fosse, do que seríamos capazes? Da nossa animalidade biológica? De um involuntarismo primário para a concretização da vida?

   Certamente, pouco mais do que estes actos e a passividade retardadora seriam a resposta ao imediato incaracterístico.

   Na idade seguinte, começam a fazer-se sínteses, em que o sujeito das respostas que damos e das obras que produzimos já não se ocupa apenas de si mesmo; e o ser social, que há muito se manifesta em nós, torna-se agora numa realidade concreta. Cada um começa a completar-se com os outros, com o mundo onde vive, com as realidades naturais que o ligam a uma elementaridade que excede a dimensão cósmica.

   É a partir desta fase que o homem estabelece uma relação com a sua consciência, que excederá os limites da dimensão física e natural — os limites concretos do ser humano. A partir desta fase abre-se na nossa consciência um outro espaço com outra substância mais apelativa na sua transcendência e pureza. A sua natureza e origem apontam para uma inclinação natural em cuja vontade o homem é completamente livre. A sua inclinação é por acção pura da liberdade da consciência, que se tornará nesta idade bastante profunda e meditativa. Desta relação como sujeito surge um sentimento de responsabilidade perante um novo mundo; um mundo psíquico e social mais profundo e mais apelativo à nossa responsabilidade. Nas várias acções humanas começam a estar presentes com maior insistência o viver e o sonhar. Cada um de nós, que antes articulava esta relação de um modo espontâneo, fá-lo agora, de um modo sentido e pensado e ao mesmo tempo com a consciência limitada a domínios de transcendência. Cada um de nós passa a compreender que nas suas sínteses vivenciais existe algo que está para além de si mesmo e até, quem sabe, para além do que nos é possível pensar!

 

 

By Growing We Build the Dreams (VIII)

Macedo Teixeira

Our affirmation has to do with our spontaneity and with our convictions; they are the dynamic supports of our conduct. There is a kind of model that each person is modelling and giving color; we gain a certain style and personality is formed. The pure affirmation becomes a positive affirmation, it becomes the strength of spontaneity and the real wish of our will. It becomes, after all, a principle of moral behavior, since man ought to guide himself by good and by all that is pure and good. When I say in my anterior thoughts that it is within the phase of majority, especially until about forty years old, that man misses more the rich and diverse contents of his previous experiences, it is precisely by the reason I just mentioned. Our affirmation can only be kept with all its vigor if the substance of our spontaneity and the strength of our convictions had not been very weakened, if the emotional states result in an equilibrium of comprehension and not from forced sublimation. It is difficult for anyone, by this time, to have to regulate their spontaneity by measures of particular social situations, and few will feel the will to affiliate themselves to experiences that hinder the course of affirmation. Within this phase of our life, our states of consciousness are very fickle and despondency happens frequently. On the other hand, concessions to the comprehension are made by the game of the power to dominate, more than the power of love that is pure and touches in a very special way. Now, it becomes more necessary to find out where blows what is universal, and in an emotional dominating state it is difficult to capture that good which is love. This way, by psychic stabilization and by the most captive wish of our path, the order of both parts will balance itself as our affirmation is becoming more secure. From the center of our will are emerging solicitations that will be even more conforming to our realization and to the feeling of being proceeding in accordance with what is universal and good. Now it is no more the others that serve to us as guide-model, we no longer remember so much of emotions we had once in the strength of a repeated wish. It would be good if we lived by this or that way; if we experienced adventure and glorified ourselves with something notable. To draw attention is part of a certain time and only serves to build a world of which we are more objects than subjects.

In the Second Age, our affirmation becomes different on the fundaments and the main base begins by the raising of the principles that touch good and the agreement with conscience. We develop our ideals in the conjugation of a service that will take into account the goals of personal realization and, above all, of professional, moral and familiar support of all parts that form our communion. There is a natural tendency to evaluate our acts more in the light of our conscience and of all we do to be in conformity with our moral elevation. All of our attitudes will have in view a discrete and educated aim; we no longer participate easily in adventures to strike the eye or to show capabilities we no longer have. It is the judgement that interests us more, and the will we wish the most is that it is coincident. And all of this in an effort to better situate our being, to ascertain our meaning of life and to be a part of the social value.

The abstraction of life is made with all contents that structure it, with the richness of human conditions, but also with the contents of the experiences which richnesses are from natural origin and are formed in nature. A conjugation of these elements and the transformation of these potentialities give rise to emotional states capable of surpassing the most delicate existential situations, of allowing to restore our life and of gaining strengths to other new questions. As a subject of our acts, we are responsible by the consequences that result from them, and its value of positive or negative quality depends upon our ability to be interpreters of all created situations. These are, meanwhile, dominating and determinant; therefore, if do not exist within the psychic contents of man richnesses of experiences that permit him the best solution in each situation, the dominating force of the experiences subdues man and forces him to behavioral limits of more negative than positive value. It is within this age that each man should judge the importance that has the meaning and the form he is giving to his life. In a more widened form or in an more extreme individualization, the responsibility that is up to him will no longer be centered on his individual self. His responsibility reaches social domains of the Order of life, which will have consequences in all orders, namely in the transcendent order. The question is, now, to make his experiences bring him will to solidary realization, but also of affirmation of the community which he belongs to. Before it was the construction of his physical world that was in question, now it will be the construction of a psychic and social world that demands a more comprehensive and complex responsibility. In the First Age, we live turned to our self and to the realization of what it is structural in the individuality we idealize and that we insist in all the answers on showing that it has to be that way and that we are capable of that. The youth of our life is filled of ideal perspectives and of wishes that are naturally common. If it was not so, what would we be capable of? Of our biological animality? Of a primary involuntarism for the fulfillment of life?

Certainly, a few more than these acts, and the delaying passivity would be the answer to the uncharacteristic immediate.

In the following age, syntheses begin to be made, in which the subject of the answers we give and of the works we produce no longer occupies only of himself; and the social being, which from very early manifests itself in us, becomes now a concrete reality. Each one begins to complete themselves with the others, with the world where they live, with the natural realities that connects them to an elementarity that exceeds the cosmic dimension.

It is from this phase on that man establishes a relation with his conscience, which will exceed the limits of the physic and natural dimension — the concrete limits of the human being. From this phase on, it opens in our conscience another space with other more appealing substance in its transcendence and purity. Its nature and origin point to a natural inclination in which will man is completely free. His inclination is for pure action of the freedom of conscience, which will become at this age very profound and meditative. From this relation as a subject, it emerges a feeling of responsibility in the face of a new world; a more profound and more appealing psychic and social world to our responsibility. In the several human actions begin to be present with more insistence the living and the dreaming. Each one of us, who structured before this relation in a spontaneous way, does it now, in a felt and thought way and at the same time with the conscience limited to domains of transcendence. Each one of us begins to understand that in their experiential syntheses there is something that it is beyond oneself and even, who knows, beyond what it is possible for us to think!