Crescendo Constroem-se os Sonhos (IX) / By Growing We Build the Dreams (IX)

06-04-2017 13:03

Crescendo Constroem-se os Sonhos (IX)

Macedo Teixeira

    Para quem crê, esta realidade assume-se como possível que assim seja! Para mim, muito do que acontece está para além dos nossos limites de compreensão, é neste sentido que compreendo este novo mundo em que somos colocados na Segunda Idade, um mundo com um plano cujas partes completam infinitamente a parte mais misteriosa da vida humana, a parte onde toca o absolutamente divino.

   Será então necessário que cada um de nós preste agora atenção a todas as situações, a todos os elementos que as compõem e a todas as necessidades que as caracterizam. Entender bem na proporção da temporalidade necessária à execução de qualquer trabalho, ter convicção e acreditar regeneração da vida. Compreender que é necessário fazer, não apenas porque é nosso dever, mas porque o sentido do dever torna-se num sentido voluntário e bom. Esta abertura que acabei de referir dá acesso à profundidade do nosso ser e à sua grande elevação. É o Mundo como Idealidade que começa a interessar mais do que o mundo como ideal que nos limita à materialidade e temporalidade; e um sonho muito mais arrebatador do que todos os sonhos que vivemos na Primeira Idade começa a construir-se e a tornar-se real com as realizações sociais, êxito e sucesso que estas nos trazem. Estas realizações são fundamentais e tornam-se nos elementos-base da Segunda Idade, pois o Homem necessita de êxitos e aprovação social, por isso a vontade inclinadora para a ordem da Idealidade conduz-nos a sentimentos mais apaixonantes e mais tranquilos para o gosto de viver. Assim, saibamos alcançar estas realizações, percepcionar a idealidade e o reconhecimento dos limites da sabedoria humana não serão aspectos limitadores, serão graus de consciência responsável de que somos parte e não somos tudo.

   Neste Mundo de Idealidade, os objectivos que percorremos tenderão para a realização transcendental, uma realização mais elevada que a realização ideal, já que será uma realização onde somos singularidades disponíveis e voluntárias que não servem só a tradição porque querem realizar a História.

   A existência concreta facilita os casos da realização concreta e dos sucessos reais, mas haverá sentimento melhor do que aquele que emana de um voluntarismo natural encontrado na transcendência da vida? A idealidade do ser está para além do que é ideal, pois este não nos limita, causa-nos fascínio e faz-nos sonhar com o infinito de Deus. A idealidade é o objectivo que surgirá como desejo mais secreto e pensamento mais puro para pensar e viver melhor. O transcendente e a transcendência surgem numa comunhão de semelhanças que o Homem precisa de alcançar. A Segunda Idade abre as portas a um caminho cuja forma tem as marcas do atemporal e do sonho, e não já de modo insistente, como na Primeira Idade, do tempo referencial e do preferível mais conforme a nossa vontade e desejo do que conforme a necessidade e o necessário. E se nesta idade a indefinição não acaba nem se completa, pois surgirá ainda como razão temporal sucessiva de momentos carregados de circunstância e finitude, ela prepara de modo muito preciso e delimitado o intemporal que a Terceira Idade anuncia como idealidade. É no viver da Segunda Idade que somos chamados a uma responsabilidade social que implicará disponibilidade e afirmação. Implicará partilha de vontades e desejos limitados à comunidade e ao grupo. Será forçoso que cada um entenda que lhe compete abrir o seu próprio destino e inclinar-se para as experiências activas com vista ao seu encontro e descoberta, pois não se conhece com precisão os seus limites, mas os sinais indicadores tornam-se cada vez mais evidentes à medida que a ele nos tornamos mais tangentes.

   Ao dizer “próprio destino”, estou a referir-me a uma certa singularidade de relação que existirá na ordem do ser que somos e da infinitude de que participamos. E os sinais anunciam a tocabilidade da Ordem que completa a relação humana de cada um como o ser-limite que somos no ilimitado de que fazemos parte como possibilidade.

   É por esta razão que a idealidade é o estado do ser humano mais elevado, ainda que a sua abertura projecte a vida humana para um involuntarismo muito complexo e difícil. Para um involuntarismo que será um ocorrer de situações com um sujeito infinitivo e que causará no homem um sentimento muito grande de impessoalidade. Mas é esta idealidade que dá ao Homem uma grande vontade de se tornar naquilo que ele é e de se reconhecer nas fronteiras do ser em qualquer momento em que tenha que tocar os limites do pensamento e da vida possíveis. O ideal é um passo da Primeira e da Segunda Idade e a idealidade é o caminho que começaremos a percorrer na nossa mais elevada afirmação. Na afirmação que já não se prenderá ao que é real de modo finito nem ao ideal de modo singular e único. Será uma afirmação que se vai acrescentando a si mesma por força da construção do caminho que agora já não será feito só com o que é humano e visível.

 

FIM

 

 

By Growing We Build the Dreams (IX)

Macedo Teixeira

For those who believe, this reality is assumed as possible that is so! For me, much of what happens is beyond our limits of comprehension, it is within this sense that I comprehend this new world in which we are placed in the Second Age, a world with a plan whose parts complete infinitely the most mysterious part of human life, the part where it touches the absolutely divine.

It will then be necessary that each one of us pays attention to every situation, to all the elements that compose them and to all the needs that characterize them. To understand well in the proportion of the necessary temporality to the execution of any job, to have conviction and believe in the regeneration of life. To understand what is necessary to do, not only because it is our duty, but because the sense of duty becomes a voluntary and a good sense. This openness I just referred to gives access to the deepness of our being and to its great elevation. It is the world as Ideality that begins to interest more than the world as an ideal that limits us to materiality and temporality; and a dream much more breathtaking than all the dreams we live in the First Age begins to be built and to become real with the social realizations, and with the success that these bring to us. These realizations are fundamental and become basic elements of the Second Age, since Man needs successes and social approval, therefore the inclining will to the order of Ideality lead us to more thrilling and more peaceful feelings to the zest for life. So, let us know how to achieve these realizations, to perceive ideality and the acknowledgement of the limits of human wisdom will not be limiting aspects, they will be degrees of responsible consciousness that we are and not all.

In this World of Ideality, the objectives we pursue will tend to the transcendental realization, a more elevated realization than the ideal realization, since it will be a realization where we are available and voluntary singularities that do not serve only tradition because they want to realize History.

The concrete existence facilitates the cases of concrete realization and of real successes, but is there a better feeling than that which emanates from a natural voluntarism found in the transcendence of life? The ideality of the being is beyond what is ideal, for this does not limit us, it causes us fascination and makes dream with the infinite of God. Ideality is the objective that will emerge as a more secret wish and a purer thought to think and live better. The transcendent and transcendence emerge in a communion of similarities that Man needs to achieve. The Second Age opens the doors to a new path whose form has the marks of the atemporal and of the dream, and no longer in an insistent way, as in the First Age, of the referential time and of the preferable more in accordance with our will and wish than in accordance with necessity and the necessary. And if in this age the imprecision does not end nor complete itself, since it will emerge still as a temporal reason successive of moments loaded with circumstance and finitude, it prepares in a very precise and delimited way the timelessness that the Third Age ushers in as ideality. It is in the living of the Second Age that we are called to a social responsibility that will imply availability and affirmation. It will imply a sharing of wills and wishes limited to the community and to the group. It will be imperative that each one understands that it is incumbent on oneself to open their own destiny and to incline oneself to the active experiences with a view to its conjunction and discovery, since one does not know with precision its limits, but the indicating signs become even more evident as we become more tangent to it.

By saying “own destiny”, I am referring to a certain singularity of relation that will exist within the order of the being we are and of the infinitude in which we participate. And the signs herald the touchability of the Order that fulfils the human relation of each one as the limit-being we are in the unlimited of which we are part as a possibility.

It is for this reason that ideality is the state of the most elevated human being, although its openness projects human life to a very complex and difficult involuntarism. To an involuntarism that will be an occurrence of situations with an infinitive subject and that will cause in man a very great feeling of impersonality. But it is this ideality that gives Man a great will to become that which he is and to recognize himself on the frontiers of the being at each moment when he has to touch the limits of the possible thought and life. The ideal is a step of the First and of the Second Age, and ideality is the path we will begin to cover in our most elevated affirmation. In the affirmation that will no longer become attached to what is real in a finite way nor to the ideal in a singular and unique way. It will be an affirmation that will add to itself by reason of the construction of the path that now will no longer be made only with what is human and visible.

 

THE END